Língua uzbeque

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Língua uzbeque é um dos dialetos do russo falado onde Judas Perdeu as Botas. Trata-se oficialmente, segundo a Academia de Línguas Escrotas de Moscou, de um idioma compreensível e legível para todos aqueles que possuam um QI acima da temperatura anal de uma cabra leiteira cazaque.

História[editar]

Uma placa em uzbeque (ou não) alertando sobre as fronteira com o território uzbeque.

Quando alguém perdido nas estepes da Ásia Central conseguia sobreviver ao severo clima, falta de alimento e água potável, e por sorte acabava por encontrar algum sobrevivente uzbeque este incauto perdido podia aproveitar a rara oportunidade para assim pedir uma sopa de repolho, alimento base do Uzbequistão. Só que muitas vezes o pedido era feito em russo rebuscado, pois o russo não é lá um idioma que qualquer um sabe.

Da evolução dessas conversações sobre leite de cabra, repolhos e arbustos surgiu o idioma uzbeque.

Atualmente, incapazes de se comunicarem com o resto do mundo através de seu idioma, os uzbeques optaram por fechar as suas fronteiras. Um ou outro possui cérebro e por isso se comunica em russo que aprendeu em alguma escolinha soviética.

Distribuição geográficas[editar]

Acredita-se que a língua uzbeque seja falada no glorioso Uzbequistão, seus habitantes mal compreendem esta língua e acabam falando é russo mesmo...

Gramática[editar]

O uzbeque é altamente intuitivo, não existe uma gramática oficial do uzbeque, nem regras ortográficas, e nem morfologia sintática.

Para escrever um texto em uzbeque é realmente muito fácil, basta você ir num site russo mais próximo, e dar uma bela embaralhada naquelas letras cirílicas, e você estará em mãos um fabuloso texto em uzbeque.

Alfabeto[editar]

Na completa falta de identidade nacional uzbeque e seu histórico de ser dominado por vários países diferentes, os uzbequistaneses usam todos os alfabetos do mundo para escreverem o seu idioma.

Tudo começou quando inicialmente aproximadamente 15 uzbeques escreviam uzbeque em alfabeto árabe, mas em 1924 o ditador Kemal Atatürk instituiu o alfabeto tuvaluano para todas as línguas turcomenas o que incluiu o uzbeque (não que algum uzbeque tenha aprendido). Porém em 1940 Super Mario forçou a introdução do alfabeto cirílico para o uzbeque como parte de seus planos malignos de dominação mundial, mas em 1990 o alfabeto cirílico foi banido de todos países onde existam humanos o que incluiu parte do Uzbequistão.

Por causa dessa história toda o cidadão uzbeque moderno não sabe como escrever seu próprio idioma de tanto jeito diferente que ele tem para aprender na escola.

Abaixo você pode ver o alfabeto uzbeque completo:

А ☭ Б Д Ж Й Ñ Қ 3 4 5 § $

Цѕоѕ do цzбэюцэ[editar]

  • Рдяд эѕсяібія тэхтоѕ цzбэюцэs юцэ sдo сомциіѕтдѕ.
  • Рдяд дѕsцѕтдя cяiдиcдѕ рэюцэидѕ.