Língua polonesa

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: O Ministério da Saúde adverte. Falar muito em polonês pode causar danos irreversíveis aos músculos da língua


Cquote1.png Ich weiß nicht verstehen. Tötet sie Cquote2.png
Hitler sobre língua polonesa

Cquote1.png Я не понимаю. Убейте их! Cquote2.png
Stalin sobre língua polonesa

Língua polonesa (Pòlščŷz͆na) é uma língua eslava (família de línguas que seus nativos conseguem ler mas não conseguem escrever) amplamente falada na Polônia com o objetivo de se tornarem incompreensíveis para o restante do mundo, inclusive para qualquer russo louco de vodka.

Tabela de conteúdo

[editar] História

A gramática polonesa para iniciantes. Volume 1 de 5

A bela Polônia, depois de passar tantos séculos sendo invadida e conquistada por tantos povos diferentes, da mistura bizarra de russo, alemão, húngaro, italiano, estoniano, romeno, croata, texano, surgiu o idioma polonês em algum dia por volta do século X, detalhe que pouco interessa a alguém.

A língua polonesa é tão irritante que todo mundo continua invadindo a Polônia na desesperada tentativa de varrer essa língua do mapa.

[editar] Dialetos

Existem basicamente dois tipos de polonês. O polonês tradicional e o polonês moderno. Abaixo por exemplo temos a tradução da usual frase "Caralho, vai tomar no cu seu fela da puta" para os dois tipos de polonês:

  • Polonês tradicional: I zawżdy powiadam, iżby wrogowie nasi poszli byliby na mury, tożto my przeto by byli na basztach stanęli, w imię Świętej Panienki Zawsze Dziewicy i nasze serca poświęcili dla obrony naszej wspaniałej Ojczyzny, boć to ugiąć się nie możemy pod kacapskim ścierwem najeźdźcy ze Wschodu!
  • Polonês moderno: Jak nas zaatakują, to im wpierdolimy.

[editar] Gramática

O polonês é considerada a terceira língua mais difícil do mundo (atrás apenas do húngaro e do klingon). Mas para aprender o básico você precisa conhecer apenas quatro regras básicas:

A primeira regra básica para se falar bem o polonês é fingir que está mastigando um queijo mussarela bem borrachudo (se estiver digitando, tem que fingir que está limpando o teclado).

A segunda grande regra do polonês é conseguir usar bem o seu alfabeto cirílico polonês, é evitar ao máximo vogais, quanto mais consoantes numa mesma palavra melhor, todo bom polonês já nasce até de língua presa para não ter muita necessidade de pronunciar vogais, é a evolução através de seleção natural.

A terceira regra da língua polonesa é entender bem as 37 pronúncias diferentes que existem do "Z". O Ẑ por exemplo se pronuncia "zzzzi-zz-z...z", enquanto o Z͒ se pronuncia "zllzzxz", e o ź é completamente impronunciável num teclado.

A quarta regra do polonês é saber o significado da incontável quantidade de acentuações que existem, para se ter uma ideia eles tem cedilha até no "e" (ę)...

[editar] Alfabeto

O alfabeto polonês possui mais ou menos entre 35 a 79 letras (preguiça de contar). O alfabeto oficial segue abaixo:

A Ą À Á Â Ã Ä Å Ø B ß C Ć Ç Č D E Ę È É Ē F G H Ĥ I Ì Í Î J K L Ł M N Ń O Ó Ò Ō P R Ř S Ś Š T U V W X Y Ŷ Z Ż Ź Ƶ Ž Ȥ Z̄ Z͆ Z̪ Z͌ Z͛ Z̊ Z͒ Z͚ Z̾ Z͙ Ẑ Z̀ Z̼ Z̰ Z̧ Z͖ RZ Ƶ

[editar] Ł

O L riscado (ł) é um grande mistério da língua polaca, porém renomados mestres do Death Metal from hell decifraram a sua fonética e chagaram à conclusão que o "ł" tem som de "jululululululu".


[editar] O vocabulário polonês que nos interessa

Português Polonês Como se pronuncia
puta kurwa curva
caralho chuj rui
pinto fiut fíut
gay pedal pedal
boceta cipa chipa
bunda dupa dupa
vá se foder spierdalaj ispierdálai
merda gówno guvino
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas