Clube Esportivo Lajeadense

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Lajeadense)
Ir para: navegação, pesquisa
Clube Esportivo Lajeadense
Escudo do Lajeadense.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Clube Esportivo La Viadense
Origem link={{{3}}} Rio Grande do Sul- Lajeado
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Gaúcho
Divisão Série A
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Clube Esportivo Lajeadense é um daqueles times sem importância do Rio Grande do Sul que comemoram como título qualquer vitória milagrosa que consigam contra Grêmio ou Internacional. Não serve pra nada e nunca ganhou nada, ao ponto de ter que inventar títulos gaúchos para lotar sua pequena sala de troféus com campeonatos imaginários.

História[editar]

Fundação[editar]

O Lajeadense embora tenha sido oficialmente fundado apenas em 2013, o clube tem um vasto passado no futebol amador que começou em 1911, quando habitantes da cidade de Lajeado se auto-induziram a acreditar quer jogavam bem futebol. Ninguém recebia salário, óbvio, afinal dinheiro não dá em árvore e não havia a menor condição de monetizar o pobre futebol de Lajeado numa época distante dessas, e o esporte era praticado porque não havia nada melhor a fazer no fim de semana na cidade de Lajeado, então jogava-se uma pelada sem qualquer compromisso. É este um dos motivos do Lajeadense nunca ter ganhado qualquer coisa em mais de 100 anos de história.

Vale mencionar que no ano de 1926 ocorreu a primeira participação deste time num campeonato gaúcho, que nesta época tinha um regulamento por divisão regional, e o Lajeadense foi campeão regional porque ele era o único time de sua região. Posteriormente por ninguém saber onde ficava a cidade de Lajeado, o clube foi esquecido e não participou do restante do campeonato, ficando assim com o título de campeão da Região de Lajeado.

Trajetória na primeira metade do século[editar]

Por 70 anos de história este time nada realizou, por mais que o site oficial do clube e a Wikipédia tentem encher abobrinha, de 1911 a 1981 não há o que contar além de uma sem graça trajetória nos torneios mais fodidos e pé-rapados do interior gaúcho e que nem mesmo a massa de 20 torcedores do Lajeadense se importa em conhecer.

Década de 80[editar]

No ano de 1981 o Lajeadense realizou um feito memorável e jamais antes sonhado, venceu um time da capital, o Internacional de Falcão! Seria até algo legal mesmo se não fosse o fato de que essa vitória do Lajeadense nada tenha servido diretamente ao clube e só serviu para fazer o Grêmio campeão. O Internacional, como em qualquer campeonato gaúcho, estava com o time reserva do reserva dos juniores porque priorizava a Libertadores, como sempre faz.

Década de 90[editar]

O Lajeadense ficou 20 anos afundado na Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho sem dar notícias do que andava fazendo por lá, mas a julgar pelo time seu nome, provavelmente perdendo muito, e comemorando como títulos as fugas do rebaixamento para a Terceira Divisão Gaúcha. O clube adorava quando Caxias, Brasil de Pelotes e Juventude rebaixavam, eram os únicos anos em que poderiam enfrentar algum clube de pelo menos médio-pra-baixo porte.

Falência e retorno[editar]

Por estar localizado no meio do NADA, o Estádio da Cancha Alviazul se vê lotado para mais um jogão do Lajeadense.

No início dos anos 2000 o Lajeadense abriu falência e fechou as portas, afinal não há finanças que resista 80 anos consecutivos na Segunda Divisão do Gauchão. Com a modernização do futebol não existia no mundo mais nenhuma alma caridosa que jogasse por um time desses sem receber salário, e em 2003 o time some.

No ano de 2009 um grupo de empresários decide reabrir o Lajeadense como uma representante da empresa de refrigerantes Guaraná Dollynho, mas com a filial Fruki que atua no Rio Grande do Sul. Os empresários foram com as expectativas tão longe que chegaram a contratar o David Beckham, e o astro inglês foi o grande responsável pela campanha vitoriosa do time Lajeadense na Série B estadual em 2009, mas após uma indigestão de cirrose hepática de Fruki, o craque teve o encerramento de sua carreira adiantado, mas agora o Lajeadense finalmente estava na primeira divisão gaúcha.

Temporada 2014[editar]

O ano de 2014 foi especial para o Lajeadense, pois o clube conquistou uma Tríplice Coroa (HWAHWAHWAHAHAHAHA... Desculpe, mas é verdade, apesar dessa coroa ser feita de latão com pedaços de papelão) tornando-se o primeiro clube gaúcho a ganhar uma tríplice coroa.

O time foi primeiro campeão da.... Copa Fernandão? Mas que viadagem é essa? Enfim, trata-se de um torneio de várzea que reúne os piores times do Rio Grande do Sul da temporada anterior, então fica decidido qual destes clubes é o melhor dos piores.

Depois foi campeão da Copa Região Sul-Fronteira. O feito foi celebrado porque o título foi conquistado em cima do tradicional Grêmio, embora o mesmo estivesse usando os reservas dos juniores porque todo o resto estava priorizando com certeza outro campeonato mil vezes mais importante.

E por último campeão da Super Copa Gaúcha, que são uma série de pequenos amistosos contra times nada haver, tanto que a final foi contra o Esporte Clube Novo Hamburgo, e qualquer um sabe que se num campeonato onde a final é Novo Hamburgo x Lajeadense, é porque boa coisa não foi.

Títulos[editar]

Que prestam:

  • Nenhum

Que não prestam: