Lente de contato

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
60px-Bouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Lente de contato.
Leite Lentes de contato gelatinosa

Lentes de contato são lentes minúsculas que podem ser enfiadas nos olhos de um cegueta fazendo com que ele, magicamente, enchergue o mundo ao seu redor sem ter que usar um óculos fundo-de-garrafas. É muito útil no disfarce de nerds que dispensam os óculos para parecerem menos... nerds. Infelizmente outros indícios não podem ser ocultos, como a calculadora HP 50G no bolso da camisa, e a própria camisa, de flanela xadrez engomada, por exemplo.

Tabela de conteúdo

[editar] Invenção

Leonardo DaVinci já supunha ser possível usar micro-lentes nos olhos afim de corrigir a visão. Infelizmente ele sempre imaginou gotas d'água, que costumavam escorrer dos seus olhos.

René Descartes também teve algumas ideias, que hoje são aplicadas na produção de lentes descartáveis.

Foi apenas em 1800 e absinto sem rolha que Adolf Eugen Fick, um alcoólatra alemão Adolf Eugen Fick improvisou as primeiras lentes de contato com cacos de garrafa de chope. Fick caiu, quebrando simultaneamente seus óculos e a garrrafa. Inseperadamente um caco da garrafa caiu-lhe sobre a iris, e ele só notou não estar usando óculos no dia seguinte, após curar o porre.

As primeiras lentes eram de vidro, o que era um convite à uma cirurgia indesejada de remoção de catarata.

Depois dessas, vieram as de acrílico, que equivaliam ao incômodo de um rinoceronte dentro dos olhos. Outra desvantagem dessas lentes era (e ainda é, pois ainda se usa esse tipo de lente) o fato de que elas caiam mais que atacante argentino na área adversária.

As lentes atuais são gelatinosas, o que significa que não duram nada, além de rasgarem fácil e serem excelentes para a cultura de bactérias e fungos.

[editar] "Caiu minha lente de contato"

Essas quedas frequentes das lentes acrílicas rígidas criaram uma bela desculpa para despistar-se de uma pessoa ou assunto. A velha desculpa de que "cairam minhas lentes de contato".

Bastava a pessoa estar em apuros ou desejar se esconder de alguém ou despistar algo para se ouvir logo: "caiu minha lente de contato". Não importa o que as pessoas estivessem fazendo, desde observar a paisagem até reanimação com massagem cardíaca, para procurar a droga da lente.

O mais incrível é que sempre era o próprio dono da lente de contato que a achava, e a recolocava nos olhos sem nem sequer dar uma lavadinha.

A cara-de-pau era tamanha que até mesmo pessoas usando óculos usavam essa técnica.

Usavam não, usam. Essa técnica de despistamento ainda é largamente utilizada, enganando apenas os otários que não sabem que as lentes atuais são gelatinas e que praticamente grudam no seu olho, e ainda que caiam, caso isso ocorra já não vão prestar pra nada mesmo.

[editar] Lentes coloridas

Além do uso para correção da visão, existem lentes coloridas, ou lentes "cosméticas". O objetivo dessas lentes é enganar a própria pessoa que a usa, pois só ela acha que os outros não vão notar que os olhos delas não são verdes/azuis com castanho no meio (ja que a "cor" precisa ter um "furo" por onde a pessoa vá enchergar).

Por algum motivo desconhecido, as fábricas de lentes de contato ainda produzem lentes em cores como castanho e café. Logicamente ninguém compra esse tipo de lentes.

[editar] Lentes desenhadas

Lente de contato usada por otakus e satanistas.

Muito apreciada por cosplayers, esse tipo de lente tem desenhos bizarros e/ou imperceptíveis, alé e algumas cores sinistras. Existem lentes com pentagramas, desenho de olho de gato, coraçãozinho, lentes inteiramente brancas, ou pretas, ou vermelhas, ou qualquer coisa que faça o usuário parecer o cão chupando manga.

[editar] Fatos interessantes

  • Pessoas sem noção e porcas colocam uma lente de cotato e não tiram nunca mais. Isso é 110% das causas de cegueiras entre gurias retardadas, pois bactérias, fungos, insetos, mamíferos e plantas acabam se desenvolvendo por geração expontânea nas lentes.
  • Lentes de teste em óticas são usadas por mais de 500 pessoas antes de serem jogadas fora. A grande maioria vileiros. Não arrisque.
  • Usar soro fisiológico no lugar de um produto adequado para limpeza é uma ótima forma de salgar seus olhos, já que soro fisiológico é basicamente sal com água destilada.
  • Se você pedir para outra pessoa colocar as lentes de contato em você, ela certamente vai lhe enfiar o dedo no olho sem dó, especialmente se for uma vendedora que quer que você compre e vá embora logo (99% dos casos)
  • Não! Nem sempre o grau dos seus óculos será o mesmo da sua lente de contato, especialmente no seu caso, que usa esse fundão de garrafa.
  • Seu médico não pode te vender lentes de contato (na verdade médicos não podem comercializar nada em seus consultórios), mas vende. Ele não pode deixar de entregar a embalagem dela, mas não entrega para você não descobrir que é a mesma que a ótica vende por um terço do preço.

[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas