Linzer Athletik-Sport-Klub

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Linzer Athletik-Sport-Klub
Escudo do LASK.png
Brasão
Hino Lelek Lek
Nome Oficial Laskadim Athletik-Sport-Klub
Origem Bandeira da Áustria Áustria - Linz
Apelidos Die Schwarz-Weißen (Morre Diabo)
THE LAST
Torcedores Laskados
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Estádio Wando, Rei das Calcinhas
Capacidade 6,009
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Austríaco
Divisão Bundesliga
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Linzer Athletik-Sport-Klub, ou simplesmente LAST, algumas vezes chamado de LASK Linz para reforçar o nome da cidade de Linz, é um time de futebol secundário e sem importância da Áustria, que está ali basicamente para fazer número na liga nacional, evitando que o campeonato austríaco se torne só um triangular entre Austria Wien, Rapid Wien e Red Bull Salzburg, então o LASK é o time que está ali para sempre perder para esses três, por isso o correto apelido de LAST.

História[editar]

Fundação[editar]

Fundado em 1908, provando que não é por insistência que se ganha alguma coisa, mas é competência que define isso, algo que o LASK nunca teve, porque mesmo sendo um dos times mais antigos do mundo ainda em atividade, permanece sem ganhar porra nenhuma, nem a nível austríaco (que é o mesmo nível do campeonato pernambucano), sendo o LASK portanto tipo o Guarani da Áustria, que ganhou uma coisinha lá nas antigas e que atualmente apenas persiste em não falir.

O inédito título nacional[editar]

O LASK tem como sua única glória a conquista do campeonato austríaco de 1964–65, mas faz tanto tempo que ninguém nem sabe como foi, e o último torcedor ainda vivo que assistiu os jogos daquela edição está com Mal de Alzheimer e a única coisa que ele sabe dizer é "Eu gosto do LASK, é um bom time", claramente um velho senil que merece permanecer internado. O pouco que se sabe é que, se há historiadores que duvidam da existência de Jesus Cristo por falta de evidência, pela mesma lógica há de se duvidar desse título longínquo, pois o único registro em toda internet acerca dessa conquista é que o LASK ficou 1 ponto a frente do Rapid Wien.

A suposta participação na UEFA Champions League de 1965/66 parece de fato corroborar que talvez o LASK tenha mesmo ganhado aquele 1 título. Sabe-se que perdeu dois jogos para o Górnik Zabrze, mas olha o nome desse adversário, talvez nem exista. Mas perder pra um time inexistente é algo que o LASK é bem capaz.

Participações nas competições europeias menores[editar]

Ao longo dos anos 1980 e 1990 o LASK tornou-se frequentador assíduo da Liga Europa da UEFA, já que ir pra Champions de novo era fora de cogitação, mas na Liga Europa tem pencas de vagas. O bom de jogar esse torneio é que o LASK pode explorar sua ruindade em todo continente europeu, libertando-se das amarras de pagar vexames só na Áustria, assim ao longo do tempo já foi eliminado pelos times mais desconhecidos imagináveis, como Újpest FC, Radnicki Nis e Widzew Lodz. Ficou uns anos sem participar, por timidez, mas uma nova diretoria trouxe o clube de volta pra competição, assim mais recentemente foi eliminado pro Beşiktaş.

Títulos[editar]