Liv Ullmann

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Oslo espelho.jpg Ek est årtikkel Norsk!

Este artigo desfruta do melhor IDH do mundo! O autor bebe hidromel, ouve black metal, nada em petróleo, é descendente de vikings e mora perto de um fjord.

Lembre-se que foi Leif Eriksson quem descobriu a América.
Cquote1.png Eu prefiro as européias. Cquote2.png
Um noob sobre Liv Ullmann

Liv Ullmann (16 de Dezembro de 1938) é mais uma dessas atrizes pornográfica no Universo dos cinemas.

Quem é a Liv Ullmann?[editar]

Liv Ullmann ao avistar um OVNI no quintal de sua casa.

Ela é uma atriz e diretora de cinema e escritora Noruegesa, filha de Viggo Ullmann, um engenheiro aeronáutico norueguês e de Janna (nascida Lund), também norueguesa, embora ela tenha nascido no Japão, a Terra do Sol nascente e dos animes mais fodas já vistos.

Sua história e carreira[editar]

Nascida no Japão, onde seus pais estavam a trabalhar escravizados, recebeu desde o ínicio, duas nacionalidades, japonesa e norueguesa. Como assim norueguesa?

Simples, ela começou a fazer teatro na escola, estudou no Teatro Nacional de Oslo, e seu primeiro trabalho profissional foi a representação de Anne Frank, aos dezoito anos de idade. Viveu com Ingmar Bergman entre 1966 e 1971, com quem fez dez filmes e com quem tem uma filha, a escritora Linn Ullmann. Iniciou sua carreira como atriz de teatro, interpretando os personagens Ofélia, Julieta, Margarida (de “Fausto”), Joana D’Arc e de Bertold Brecht.

Seu primeiro filme no cinema foi Persona de Ingmar Bergman em 1966. Continuou a trabalhar com este realizador em Scener ur ett äktenskap (1973) e Höstsonaten (1978). Com o realizador Jan Troell participou em Utvandrarna (Os Emigrantes) e Nybyggarna (1971-1972) e mais um monte de filmes fracassados por uns longos anos.

Mas ela não atuava apenas, também adorava criar contos hentais como Förändringen (1976) e Tidevan (1984). Enfim depois dela escrever sobre livros autobiográficos: "Mutações" (1976) e "Opções" (1985), ela fez mais alguns filmes, como "Saraband (idem)" e "A Papisa Joana (Die Päpstin)" antes dela se aposentar, ou não.

Yoda Um esboço, este artigo é.
Se aumentá-lo, ajudar a Desciclopédia você vai.