Logicismo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Dercy gonçalves.JPG Um artigo sem imagens deixava Dercy muito puta!
Essa merda de artigo possui poucas ou nenhuma imagem, cacete!. Adicione novas imagens no artigo aí, porra!
Cquote1.png Eu aderia a essa filosofia! Cquote2.png
Dexter sobre Logicismo

Logicismo é a tese que a matemática -- ou uma parte dela -- reduz-se à lógica -- ou a uma parte da lógica, resolvendo as coisas tudo através de uma mísera calculadora cientifica.

Sobre o logicismo[editar]

Gottlob Frege foi um dos primeiros nerds lógicos a defendê-la. Independentemente, Richard Dedekind, em Was sind und was sollen die Zahlen? (parido em 1887), desenvolvia seu projeto, centrado na tese que 'aritmética é parte da lógica', e o 'conceito de número inteiramente independente das noções ou intuições do espaço e tempo.') Frege examinou , p.ex., nos Fundamentos da Aritmética (parido essa coisa em 1884), como a lógica poderia estar na base de algumas verdades matemáticas -- precisamente aquelas da aritmética -- sem torná-las totalmente triviais. Bertrand Russell, com a colaboração de A.N.Whitehead, p.ex., em Principia Mathematica (vários anos de encheção de linguiça para desenvolve-lo), estendeu essas indagações, e suscitou mais algumas, para todas as verdades matemáticas. Por fim, tudo não passa de números algébricos avançados a se resolver certas coisas.

Intenção, ou objetivo, do logicismo[editar]

A intenção declarada do logicismo é reduzir toda a filosofia à lógica simbólica (Russell) e, ou para reduzir toda a matemática à lógica simbólica (Frege, Dedekind, Peano, Russell e mais um bando de nerds desocupados). Em contraste com a lógica algébrica (lógica booleana à partesiana) que emprega conceitos aritméticos, a lógica simbólica começa com um muito reduzido conjunto de marcas (aritméticas não-símbolos). A (muito) poucos "lógicas" axiomas que encarnam os três "leis do pensamento, "e um par de regras de construção que ditam como as marcas devem ser montadas e manipuladas substituição e modus ponens (inferência da verdade da verdade). Logicismo também adota a partir de bases de Frege a redução de declarações em linguagem natural de "assunto | predicado" em qualquer proposicionais "átomos" ou o "argumento | função" de "generalização", as noções de "todos", "alguns", "classe" ( coleta, agregação) e "relação".

Cquote1.png Eu não entendi. Cquote2.png
Você sobre os conceitos do logicismo

Tudo se resume a ciencia da matemática para se resolver coisas simples tipo o comprimento da sua casa, ou da sua barriga, a quantia certa para se criar um delicioso sorvete de chocolate... É realmente é coisa que só maluco nerd para se entender esse logismo todo.