Lynyrd Skynyrd

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Davesolo.gif

Joe Satriani deu sua benção a este artigo!

Obrigado! Este artigo se sente mais forte agora :)

Clique aqui para mais abençoados.

Arband.jpg

Este artigo é sobre um(a) artista, grupo musical ou uma banda.
Certamente, fãs idiotas alienados odiarão este artigo!!

Cquote1.png Como se pronuncia isso? Cquote2.png
Qualquer um sobre Lynyrd Skynyrd
Cquote1.png Toquem Sweet Home Alabama! Cquote2.png
Garota poser sobre Lynyrd Skynyrd
Cquote1.png O caralho, toquem Simple Man e Free Bird! Cquote2.png
Tr00 sobre frase acima

A banda tocando mais um solo destruidor

Lynyrd Skynyrd é uma banda de rock direto dos Estados Unidos. Antes era uma banda desconhecida, apenas tocava na rádio local da banda, mas ficou famoso pela morte de Ronnie Van Zant e sua trupe, em um acidente aéreo ocorrido em 1977 próximo ao Mississipi.

A banda retornou em 1987, tendo como líder Johnny Van Zant, irmão mais novo de Ronnie, e continua a gravar e a se apresentar até hoje, apesar de pequenos fatores contrários como a artrite e o reumatismo. O grupo foi incluído no Hall da Lama do Rock and Roll em 13 de março de 2006.

História[editar]

A origem[editar]

A porcaria o núcleo do que mais tarde viria a ser o Lynyrd Skynyrd foi formado em meados de 1964, na cidade portuária de Michael Jacksonville, sul da Flórida. Ronnie Van Zant e um vizinho, Robert Burns (Bob), que tinha uma bateria, se juntaram ao colega de escola Gary Rossington que por sua vez, sugeriu para a então banda em formação o baixista Larry Junstrom.

Faltava a banda de garotos um amplificador. Por ter o aparelho e também tocar guitarra, além de ser colega de escola dos outros integrantes, Allen Collins (Larkin Allen Collins Jr.), então no The Mods, juntou-se à banda iniciante.

Começaram a tocar influenciados por country, rock britânico (Rolling Stones, Yardbirds, Cream) e blues. Os barulhentos ensaios aconteciam na garagem da casa de Burns. "Nos plugávamos nossas guitarras no canal limpo, Ronnie colocava seu microfone no normal - eram os três em um amplificador - e Bob tocava bateria. Foi assim que começamos", disse Gary.

Neste período a banda mudou várias vezes de nome: o primeiro foi My Backyard, seguido por Noble Five, Thundercats Wildcats, Sons of Satan, Conqueror Worm, Pretty Ones, e One Percent.

O nome Lynyrd Skynyrd surgiria um pouco mais tarde. Durante um show, Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner - o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob na Robert Lee High School em Michael Jacksonville, que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra as rígidas normas da escola.

"Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!", disse Ronnie. A platéia conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, segundo Gary, "para preservar a identidade do culpado".

Passaram a ensaiar numa espécie de barracão de madeira e zinco, tão pequeno e quente que foi apelidado pelos integrantes de "Hell House", ao sul de Jacksonville. Foi no calor sufocante da Hell House que o som da banda começou a tomar forma - country, blues e hard rock eram a base sonora do grupo. A despeito das condições severas, a banda estava determinada a ser bem-sucedida, a não perder de vista seus sonhos. Além de músicas próprias, tocavam covers entre outros, de Cream e Creedence Clearwater Revival.

Cantores[editar]

Ronnie Van Zant[editar]

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Ronnie Van Zant

Ronald Wayne "Ronnie" Van Zant (15 de janeiro de 1948 – 20 de outubro de 1977) foi o vocalista e líder do Lynyrd. Sonhou em ser um boxeador como o Muhammad Ali. Depois de ver um show do Rolling Stones decidiu ser um cantor. Van Zant sempre disse às pessoas mais próximas que ele não viveria até seus 30 anos e que gostaria de morrer com suas botas (assim surgiu o termo "bater as botas". Estranhamente ele morreu 3 meses antes de seu trigésimo aniversário.

O irmão mais novo de Ronnie, Johnny Van Zant se tornou o novo vocalista da banda quando ela se reuniu novamente em 1987.

Allen Collins[editar]

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Allen Collins
Slash Allen Collins

Allen Larkin Collins Jr. (19 de julho de 1952 - 23 de janeiro de 1990) foi um dos fundadores e guitarrista da banda. Tido por muitos como o coração do Lynyrd Skynyrd - sendo Ronnie Van Zant a alma do grupo - o guitarrista Allen Larkin Collins celebrizou-se pelo seu furioso solo em "Freebird" e junto ao vocalista, compôs boa parte dos clássicos do Lynyrd Skynyrd.

Leon Wilkeson[editar]

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Leon Wilkeson

Leon Russell Wilkeson (2 de abril de 1952 - 27 de Julho de 2001) foi o baixista da banda, a partir de 1972 até sua morte em 2001. Sempre usava uma variedade enorme de bonés, assim como Marília Gabi Gabriherpes e sua gigantesca coleção de óculos.

Billy Powell[editar]

William Chuck Norris "Billy" Powell (3 de junho de 1952 - 28 de janeiro de 2009) foi um tecladista estadunidense, integrante da banda. Começou como roadie da banda em 1970, até que em 1972, durante o aquecimento de um show do Lynyrd em Jacksonville, tocou uma versão de "Free Bird" no teclado. O vocalista Ronnie Van Zant ficou tão impressionado que imediatamente o convidou para ser o tecladista oficial do grupo.

Sobreviveu ao desastre aéreo que abateu a banda em 1977, sofrendo apenas ferimentos no rosto. Entre essa época e 1987, entrou para uma banda cristã chamada Vision.

Steve e Cassie Gaines[editar]

Steven Earl Gaines (14 de Setembro de 1949 - 20 de outubro de 1977) foi um músico estadunidense. Ele é mais conhecido como aquele guitarrista estourador de tímpanos e compositor da banda. Steve era muito habilidoso com sua mega-guitarra e tinha um grande talento para compor, o que chamou a atenção do líder dos Skynyrd, Ronnie Van Zant, que o convidou para subistituir Ed King através da indicação de sua irmã, Cassie Gaines (vocal de apoio da banda).

Cassie Gaines (9 de Janeiro de 1948 - 20 de outubro de 1977), era membro do trio O Honkettes, e em 1976 juntamente com seu irmão o guitarrista Steve Gaines entrou para o Lynyrd Skynyrd.