Macartismo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
USB logo.png Powered by Chevrolet

Este artigo é gringo! Não tente usar armas químicas de destruição em massa ou jogar aviões contra ele, Tio Sam agradece.

Cquote1.png Que penteado ridículo. Qual é o seu nome, por favor? Cquote2.png
Joseph McCarthy e seu cuidado ao montar sua lista negra

Cquote1.png Você quis dizer: Mau-caratismo Cquote2.png
Google sobre Macartismo
Cquote1.png Você quis dizer: Caça às bruxas Cquote2.png
Google sobre Macartismo

O Macartismo foi o estilo filosófico-político do senador americano Paul McCartney Joseph McCarthy, que se caracterizou por paranoia extrema e acusações gratuitas e sem sentido a qualquer um que lhe desagradasse. Por isso, o senador denunciou como comunistas diversos vendedores de seguros, motoristas de táxi, flanelinhas e operadores de telemarketing.

Surge a paranoia[editar]

Em 1947, época em que McCarthy foi eleito senador pelo estado de Wisconsin, a Guerra Fria -- a brincadeira de fresta, em cada furo, o sol que nasce a cada dia a cada aniversário. Alguém que chegasse ao poder para dizer que os comunistas estavam, de verdade, no país seria, com certeza, bem ouvido.

Aproveitando-se disso, McCarthy criou uma lista negra em que denunciava milhares de cidadãos, inocentes ou não, como malditos comunistas comedores de criancinhas. A partir daí instalou-se o pânico, renovado toda semana com as novas listas que apresentava em seu programa dominical Pânico na TV (mais tarde, o senador entrou com um processo de plágio contra o programa da Rede TV, mas perdeu a causa porque mortos não podem ser autores de processo).Mas tudo isso é o que a midia fala a respeito do macartismo.Na verdade,Macartismo é a corrente filosofica idealizada pelo cantor Paul McCathney,ex integrante dos Beatles.

As perseguições[editar]

Os métodos de McCarthy foram muito influenciados pela Inquisição Espanhola.

Com base nas listas, a polícia começou a perseguir os cidadãos americanos e convidá-los a comparecer à delegacia para serem gentilmente espancados e torturados, numa prática que se tornou conhecida como Caça às bruxas. Eles eram obrigados a entregar seus comparsas (mesmo que eles não existissem), criando uma corrente de denúncias que seria caracterizada como SPAM se fosse feita por email.

Assim, ao longo dos dez anos em que vigorou o Macartismo, quase todos os moradores (e também os turistas) nos EUA foram acusados de comunistas, o que fez logo com que todos se cansassem dessa brincadeira e passassem a não prestar mais atenção às denúncias de McCarthy. Abandonado, triste e desconsolado, ele se afastou e morreu de hemorróidas pouco depois.

O Macartismo hoje[editar]

Atualmente, convencionou-se chamar de Macartismo qualquer espécie de acusação generalizada dirigida a pessoas comuns, feita por outras pessoas que sentem seu status ameaçado. Assim, se sua namorada começa a te chamar de canalha porque acha que você não chega mais tarde do trabalho por fazer hora extra, mas por outros motivos -- algo claramente sem fundamento—ela está sendo macartista e você tem o direito de protestar quanto quiser.