Mambaí

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Mambaí (do tupi Muamba Aí) e uma cidadezinha lá no leste de Goiás, que tem muita sorte por não fazer parte da Bahia. Sendo uma das cidades mais isoladas do estado, é o último lugar que um turista de Brasília queira visitar. Embora nesses últimos anos tempos muitos doidos estejam mudando esse quadro

História[editar]

Acesso à Mambaí.

Antes de existir qualquer coisa foi criada uma casa de putaria pra divertir os viajantes. Mambaí surgiu em 1850, fundada por elementos (meliantes) vindos da Bahia, como eles estavam perdidos e não sabiam onde era a Bahia e onde era Goiás, resolveram acampar bem na fronteira. Foi então que começaram a tirar leite de pau extrair borracha da mangabeira (não me pergunte como) e aí começou a agricultura e a pecuária. Pronto. Surgia então o Período Neolítico o distrito de Riachão, acredite, esse foi o melhor nome que eles encontraram, por conta de uma riozinho, que se fosse hoje levaria o nome de riachinho falido

Infelizmente foi construída uma capela em louvor a Vixe Maria e foram passando uns tropeiros que confundiram o distrito com uma filial do McDonald's. Foram se intensificando o comércio e a pecuária e o governo de Posse viu que já era hora de se livrar daquele pedaço de terra. Foi então que surgiu o município que recebeu o nome de Mambaí, de quem vem Do MAM (Mangaba) e BAI (Bahia), muita criatividade para um povo só, não?

Lá pela década de 1950 surgem os protestantes, que bota fogo no arraial, tendo por primeiro crente Sebastião Moreira da Silveira. Hoje sua maioria é evangélica, tendo uma das maiores festas do dia do Evangélico da região.

Geografia[editar]

Mambaí é considerada uma das cidades mais isoladas de Goiás e qualquer lugar. Pena que não podemos obter mais dados, pois o município não pode ser visto no Google Earth, mas pelo que dizem está localizada no Vão do Paranã tendo ao norte à cidade de Posse, sul a cidade de Damianópolis, oeste Buritinópolis e a leste o estado da Bahia, tem se tornado nos últimos anos uma das mais promissoras cidades (é pra rir). Tendo uma área de 1.052 km 2.

Economia[editar]

Hoje existe um banco quase desconhecido, o SICREDI

População[editar]

População medíocre de 6.885 habitantes, sem contar as 7900 cabeças de gado e as 480 vaquinhas de leite, .

Turismo[editar]

Mambaí é uma cidade muito conhecida[carece de fontes] pelos seus pontos turísticos. Vejamos alguns:

  • Cachoeira do Xavier - Localizada na propriedade do seu Jão Xavier, fica quase inacessível por ser uma propriedade privada e vigiada por ele 25h por dia.
  • Gruta de Zé da Erva - Propriedade de Zé da Erva, onde ele esconde toda a erva vinda da Bahia.
  • Rio Vermelho - Um poção onde se pode pescar o almoço de amanhã e pegar doenças tomando banho.
  • Rancho do Zé - Espelunca onde se pode ser picado por algum mosquito contagiado por qualquer enfermidade.