Mandioca

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Bambu.jpg Este artigo faz parte do incrível mundo Vegetal Folhoso

Este vegetal foi certificado pelo Greenpeace sendo livre de agrotóxicos e outras pragas nocivas.


Mandiocona
Lenha para a fogueira.
Lenha para a fogueira.
Classificação científica
Reino: Plantinhas
Superdivisão: Plantas com esperma
Divisão: Anjo esperma
Classe: Eudissecotia
Subclasse: Rosinhas
Ordem: Mephistos
Família: Eufobiacacea
Gênero: Pirocopterus
Espécie: Mandioca
Pirocopterus suculentus

Cquote1.png Você quis dizer: Aipim Cquote2.png
Google sobre Mandioca
Cquote1.png Você quis dizer: Macaxeira Cquote2.png
Google sobre Mandioca
Cquote1.png Experimente também: Vibrador Cquote2.png
Sugestão do Google para Mandioca
Cquote1.png Eu to saudando a mandioca! Cquote2.png
Dilma sobre Mandioca

Cquote1.png É u alimentu qui dá mais sustancia daqui du nordeste. Cquote2.png
Nordestino faminto Sobre Mandioca

Cquote1.png A mandioca é minha! Cquote2.png
Amaury Jr. Sobre Mandioca

Cquote1.png A mandioca certamente é o alimento que melhor representa a cultura nordestina no cenário mundial. Cquote2.png
Pseudo-intelectual nordestino Sobre Mandioca

Cquote1.png A mandioca é muito boa, boa é a mandioca, enche a barriga do cabra e ainda mata sua sogra!. Cquote2.png
Repentista...nordestino sobre Mandioca

Cquote1.png é o que você adora enfiar Noku quando faltam ou somem dentro de você outras leguminosas de duplo sentido. Cquote2.png
Seu Melhor Amigo Sobre a Mandioca em Você

Mandioca, macaxeira ou aipim. Alimento-base da população do Nordeste do nosso país. Essa raíz fenomenal tem a importante missão de encher a barriga dos nossos caros amigos nordestinos. É também um objeto de culto de nossa ex-PresidAnta Dilma Rousseff.

Etimologia[editar]

Mandioca vem do tupi mani’oka, e nenhum outro vocábulo de origem tupi foi tão apreciado pela língua brasileira, o que atesta a extraordinária importância da mandioca não só aos índios do Brasil como também ao resto das brasileiras e dos brasileiros mais chegados. A mandioca é uma planta da família das euforbiáceas, nativa da América do Sul, de raiz tuberculosa com aplicações inimagináveis, e, inclusive por ser comestível, fornece amido, tapioca e farinha, o que também dá para preparar inúmeras iguarias.

Descoberta[editar]

A mandioca foi descoberta por um nordestino faminto no nordeste do nordeste. A princípio, não sabendo que era venenosa, ele comeu e morreu. Então outros nordestinos famintos encontraram seu corpo junto ao "pé" de mandioca, então, resolveram levar pra casa e encontrar um jeito de fazer-lá que não fosse mortal, assim surgiu a farinha.

Depois de um certo tempo, os nordestinos famintos também estavam sedentos, não aguentavam mais comer farinha seca, então, eles descobriram um modo de fazer bebida da mandioca, surgiu assim a cachaça.

Os nordestinos começaram a exportar a mandioca e o povo dos outras regiões descobriram então outras milhões de utilidades para a mandica e assim ela se consagrou no Brasil.

Mandioca.jpg

Lenda[editar]

Há uma lenda que diz que a mandioca surgiu no Amazonas, e não no norteste como a história nos faz acreditar.

A lenda diz que uma índia barcoxoanim ficou grávida de uma árvore que se transformava em homem nas noites de lua cheia pra pegar as índias virgens. Mas, essa índia barcoxoanim não era mais virgem, só que ela ficou tão encantada por ele que revolveu mentir pra se dar bem, então depois que ele se deu conta de que ela não era virgem, lançou uma maldição e disse que ela engravidaria e que de seu ventre brotaria a raíz da morte. Então, na hora do parto, ela foi pro meio mata, pra ninguém ver o que sairia de seu ventre, mas, quando ela deu a luz, viu uma criança perfeita, mas com medo da maldição ela enterrou a criança viva, e imediatamente brotou da criança o pé de mandioca, e do corpo da crinaça fez-se a raíz.

Usos da mandioca[editar]

A mandioca tem milhões de usos para o ser humano, ou aberrações como você. Ela pode ser usada como:

  • Alimento:O principal uso da mandioca para o ser humano é o de alimento. Para isso basta arrancar a raiz e ingerir. Os únicos efeitos colaterais são febre amarela, dengue e outras enfermidades.
  • Cerimônias religiosas:Em cerimônias de cultos religiosos, ou de adoradores de outras entidades, além de sacrifícios de humanos, também há o acompanhamento de farofa de mandioca. Como se percebe as pessoas estão ficando mais frescas.
  • Churrasco de domingo:Não importando o motivo do churrasco, sempre vai ter mandioca no meio. Não importando se seja na forma de farofa ou para ficar entre as pernas.
  • Arma:A mandioca também serve para espancar aquele ser que anda te importunando. Mas nada garante que não seja você que leve uma surra ao chegar com uma mandioca de 1 metro de comprimento.

e fizeram coco

Rivalidade com o bambu[editar]

A mandioca era tido como o alimento perfeito em várias regiões. Até que se criou uma mandioca modificada com a qual usaram DNA de palmeirenses, por isso ganhou coloração verde. Ficou chamado de bambu. Desde então, o bambu atraiu a atenção de todos, pois ao contrário da mandioca, ele era reutilizável.

v d e h
Grandes (ou pequenos) artigos fálicos da humanidade