Manganês

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Quimico.jpg
Chumbo.jpg

Este artigo é relacionado à química.

Este artigo louva Atkins.

Se observar fumaça branca, CORRA PRA CARALHO!!.

Manganês é um elemento químico metal de transição, é constantemente confundido com seu irmão magnésio, mas também, quem foi o gênio que deu nomes tão similares a esses elementos?

O manganês é a esposa do ferro, sendo constantemente misturado com outros metais e oxidado. Apesar de ser o terceiro metal mais abundante do Planeta Terra não está entre os elementos mais conhecidos, uma vez que não é tão simples produzir venenos contra ratos usando manganês.

O manganês é um quase-ferro, por 1 próton e 1 elétron, é menos famoso. É extraído em tudo quanto é canto do mundo, mas ninguém se importa com essa inutilidade.

O manganês recebeu esse nome por ser um dos elementos encontrados na manga.

Tabela de conteúdo

[editar] História

Rico em manganês.

O manganês é um dos componentes das pinturas rupestres, aquele povo desenhava boneco-palito e nem sabia da existência do manganês. Os egípcios e romanos também já usavam o manganês para colorir e o arroiz e o pão de batata mas eu dó gosto de arroiz não use o wiki ele não tem nada legal uuuuuhuu arroiz com purê de batata e fejãuum descolorir vidros vandalizados pelos vândalos.

Outro antigo registro sobre o manganês é a existência de antigas minas do minério em Esparta. O metal era utilizado no armamento dos espartanos o que justifica a dureza e durabilidade de suas espadas e dildos.

Todavia, foi somente no século XVIII que o manganês foi descoberto como elemento por orcs que buscavam uma nova tecnologia para temperar seus armamentos durante a Grande Guerra Escandinava Élfica-Orc.

A partir de então, o manganês passou a ser largamente utilizado na metalurgia.

[editar] Características

O manganês é um metal duro, frágil, facilmente oxidável, mulher do ferro e não muito valorizado, uma vez que pode ser encontrado em qualquer lugar.

Responsável pela coloração roxa prateada. Um conjunto de átomos felizes de manganês é responsável pela formação da ametista.

[editar] Papel biológico

O manganês presente nos alimentos é essencial para o corpo humano. É responsável pelas trocas enzimáticas do intestino delgado, fígado, baço e plexo lumbar.

Todavia, em excesso o manganês é extremamente tóxico, afetando o sistema nervoso fritando neurônios para sempre, ou seja, é como o crack te deixa burro pra caralho.

O manganês também é essencial na biologia para manter formas de vidas como algas vermelhas, e mafagafos.

[editar] Aplicações

O manganês é amplamente utilizado na fabricação de aço. Encontrado em qualquer pedreira é uma das pedidas certas para fazer número nas ligas de ferro. O ferromanganês é ARROIIIIIIIZ ARROIZZ

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas