Manticora

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Chewbacca.PNG ANIMAAAAAAAL!!!

Este artigo trata de algum animal, ou alguém que pareça um animal, ou alguém com nome de animal, ou alguma bosta que te faz se sentir um animal, ou ainda um ANIMAL. Denuncie o tráfico de animais selvagens.

Uma manticora, reparem que ela bate com a descrição ao lado.

A manticora é uma criatura lendária semelhante a uma esfinge. Tem o corpo de leão, cabeça de homem ou mulher com dentes afiados igual a um tubarão. Outros aspectos da criatura variam de história para história. Pode ter chifres, com asas, ou os dois um corno alado. O rabo é de que seja um dragão ou uma gostosa escorpião, e pode disparar espinhos venenosos podendo paralisar ou matar suas vítimas. Ele devora a sua presa inteira e não deixa as roupas, ossos, ou possessões da presa para trás.

Origem[editar]

O mito manticora era de origem persa, onde seu nome era "devoradora de homens" do início Oriente persa مارتیا martya "homem" e خوار xwar-"comer").

O termo Inglês "Manticore" foi emprestado de mantichora Latina, Man (homem) ti (de) core (comedor), resumindo:Comedor de homens.

Ele passou para o folclore europeu pela primeira vez através de uma observação por Tretas Fumios, um filosofo grego da corte do rei persa Xerxes I da Pérsia, nas suas notas sobre a Índia, que circulou entre os escritores gregos sobre história natural, mas não sobreviveu. Em sua Descrição da Grécia , lembrou estranhos animais que ele tinha visto em Roma, e comentou:

Cquote1.png O animal descrito por Ctesias em sua história indiana, que ele diz é chamado martichora pelos índios e "devoradora de homens", estou inclinado a pensar que é o tigre, mas que ele tem três fileiras de dentes ao longo de cada mandíbula e spikes na ponta de sua cauda com a qual se defende de perto, enquanto ele atira-los como flechas de um arqueiro em inimigos mais distantes, tudo isso é, penso eu, uma falsa história que os índios criam quando fumam uma de suas ervas "sagradas". Cquote2.png

Personalidade de uma manticora[editar]

Alguém que conseguiu entreter um manticora e sair vivo

Antes de comer suas vitimas (literalmente, seu mente poluída), ele canta algumas tretas assustadoras, para simplesmente gerar um terror psicológico em suas vitimas. Quando não está com fome, inventa charadas e se a vítima consegue lhe entreter, talvez tenha a vida poupada. A maioria das manticoras tende a ser narcisista e muitas vezes muito ego acompanhado.

Tipos de Manticoras[editar]

Ver também[editar]