Maracatu

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Se procura pela pizza sabor maracatu, prove ela nesse artigo.

Cquote1.png Você quis dizer: Sabor de pizza Cquote2.png
Google sobre Maracatu

Cquote1.png Eu toco maracatu! Cquote2.png
Músico sobre maracatu
Cquote1.png Então não toca punheta? Cquote2.png
Punheteiro sobre afirmação acima
Cquote1.png Caraí! Tu é cabra-omi pra tocá punheta ao invés de triângulo? Cquote2.png
Músico de maracatu sobre punheteiro ser punheteiro
Cquote1.png O que é triângulo? Cquote2.png
Punehteiro desprovido de inteligência
Cquote1.png ... Cquote2.png
Músico surpreso

Maracatu é isso, mas aposto que você pensava que ele era samba

Maracatu é um sabor de pizza em que são adicionados salame, linguiça, queijo e massas. Mas pode ser também uma música que fora criada no sertão nordestino, o lugar mais selvagem do Brasil e com mais desgraças e pobreza. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas que o Maracatu nasceu logo no lugar certo, visto que ao seu redor tem uma grande fonte de inspiração para músicas de qualidade ou clássicas.

Pena que o maracatu não é nem clássico e muito menos tem músicas de qualidade, mas pelo menos abriu outros gêneros como o pagode e o Axé music. Visto dessa maneira, ele abriu outros ritmos de músicas piores do que ele e que semeam a discórdia mais que ele. Vamos começar o artigo logo, então.

Surgimento[editar]

O surgimento veio durante a época da colonização dos portugueses. Os portugueses traziam escravos da África para trabalhar no Brasil... Como escravos. Então durante seus poucos intervalos, eles tiravam um tempo para dançar um pouco e assim surgia o esqueleto do maracatu: Sim, só o esqueleto, mas como um ser humano, ele precisa de mais coisas para poder falar e fazer sexo.

Mais tarde, um homem chamado Visconti havia se perdido no sertão nordestino por volta de 1810. Ele não tinha nada para fazer, e burro como era, acabou sentando em uma pedra para esperar alguém passar por lá para levar ele. Foi justamente no Piauí, embaixo de uma árvore seca que surgiu o maracatu em sua totalidade, agora ele tinha até mesmo bunda e sistema reprodutor para si.

Visconti um dia estava tocando maracatu e então passou lampião, o bandido do capeta gay que mesmo assassinando pessoas do povo acabava sendo considerado um herói. Nisso, ele ouviu a música que Visconti tocava e o matou na hora, pois odiou aquilo. O maracatu só foi salvo por causa que lampião se arrependeu e pediu para um de seus comparsas aprimorasse aquilo e deixasse nos padrões de música adequada e normal.

Instrumentos[editar]

Por se tratar de um ritmo musical estranho e com semelhanças com o carnaval, o maracatu foi acusado de não ser original e que copia os outros ritmos. Mas sabe como é no mundo da música, se o ritmo original for menos popular que o ritmo que foi criado por ele, automaticamente o rimo criado será considerado criador do ritmo primário... Como é o caso do samba e maracatu.

Um gonguê é um gongo aposentado

Gonguê[editar]

Um instrumento que parece mais um sino quebrado com boca invertida, ele é caracterizado por não ter nenhum tipo de solo e seu som não variar quando a história muda de rumo ou então um dos personagens tropeça na dança.

O gonguê é 100% improvisado, tanto na sua fabricação quanto na hora de o músico tocar ele, tudo que precisa fazer é ficar alternando entre os dois "ferrinhos" e ficar batendo como se o maracatu fosse um outro estilo de forró. Mas mesmo assim, o instrumento tem lá o seu valor em salas de aula. Sim, só nas alas de aula, pois as crianças ficam interessadas com o gonguê ou Abobo como era chamado.

Um gonguê pode ser improvisado com dois copos de metal e um arame farpado em formato de "C". Agora você pode pegar um lápis como baqueta e começar a tocar um maracatu com seus amigos.

Par de congas[editar]

Par de congas que custam um olho da cara e podem ser tocada sem pouco tempo de prática

O par de congas é um instrumento necessário para produzir a múscia no maracatu, sendo que ele é o equivalente a uma flauta em uma banda de rock (WTF?).

Geralmente tem solos curtos ou não tem solos e também é o instrumento que mais toca lento de toda a banda de maracatu. Também o músico que toca ele é tratado com desleixo, já que o cara só precisa saber mexer os dedos e dar uns tapinhas (hmmmmmm) no instrumento de dois tambores.

Enfim, ele serve ara isso, e o cara tem que ser grandão para de vez em quando carregar as congas enquanto os outros dançam ou então decidem que é hora de mudar de espaço. Isso mesmo, eu quase ia me esquecendo, se alguém ou algum personagem do maracatu não gostar do lugar, seja porque lá não tem sombra, seja porque lá tem muita chuva, então a banda tem que se virar para sair de lá e acompanhar os outros.

Zabumba[editar]

Uma zabumba que parece um surdo... Mas SÓ PARECE

Zabumbas são esses tambores parecidos com surdos, mas que na verdade eles não são. Entendeu? Eles cuidam bastante da percussão durante o maracatu e geralmente quando um dos personagens da dança cai ele faz aquela batidinha de comediantes quando terminam a piada, do tipo "du-du-tsss".

É também o instrumento mais caro, em torno de 500 reais e dois uaus de surpresa para indicar. Ele pode ser parcelado umas 69 vezes no cartão e com juros adicionais para caos você seja algum devedor do banco e não tenha licença de artista e músico.

Tarol[editar]

Um tarol sendo tocado

O instrumento mais fino de todo o maracatu é o Tarol que faz um barulhinho engraçado e ao mesmo tempo irritante. O tarol é mais ou menos um Zabumba menor e com som mais pra lá do que pra cá fino da banda. Ele serve mais para momentos de descontração durante a dança maracatu, ou seja, depois que o espetáculo ter acabado de acabar (entendeu?).

É quase um instrumento inútil no maracatu que apenas está na música na falta de outros instrumentos musicais como contrabaixo que mentiu sobre ser um instrumento de ritmos universais e a guitarra que era conhecida como o instrumento mais foda que existe até surgir os mixadores de sons.

Personagens do maracatu[editar]

Pergunte para qualquer pessoa o que é maracatu: Não importa quem seja, sempre irá responder que é um sabor de pizza ou então automaticamente deduzirá que é algo que foi trazido pelos escravos da áfrica.

Bem, na verdade maracatu e música (pelo mais incrível que pareça!) e além disso dança também. Então tem personagens, assim como o rei momo do carnaval. Vejamos eles, a seguir.

Lampeões[editar]

Oxênti! Lampeão, tú não dança!
Maracatu rio 2011! O evento do ano! Peraí! Maracatu no rio? É mais difícil de engolir do que a história de o homem ter pisado na lua!

Os lampeões basicamente é aquele carinha que fica com um lampião e lidera e define aonde vão os outros dançarinos ou seja lá como se diz no maracatu... Se não me engano o nome é personagem.

O lampeão é o personagem menos contente e feliz de todo o maracatu e fica apenas segurando uma lâmpada e com uma cara de bocó, ele não dança, não canta e não fala... Só fica conduzindo o dito cortejo do maracatu. Para você, caso não tenha entendido, o cortejo são todos os personagens do maracatu.

Cordão umbilical de negros africanos[editar]

O personagem que representa os povos africanos que formaram o maracatu, não em sua totalidade mas sim deram apenas a forma. Podemos usar outra metáfora do tipo: Deu a vara pra você aprender a pescar.

O cordão de negros africanos dá poucos passos na dança e fica sempre de coadjuvante, pois além de representar os escravos era vendido pelo povo português. Maracatu também é história gente! Se você queria ouvir como é a música vai na wikipédia e pesquisa Alegro. Lá tem muitas músicas de maracatu!

Cordão de índios[editar]

Outro personagem que serve para representar: Este representa os índios que (adivinha?) foram também escravizados pelos europeus e portugueses burros.

Eles tiveram seu espaço no maracatu por causa que acolheram os negros e os ajudaram a enfretar os europeus que tinham dentes amarelos... Espere, esses eram os ingleses!

Cordão das negras[editar]

Pessoas dançando maracatu e mostrando que estão animadíssimas

Personagem que tem a mesma função dos anteriores. A personagem carrega utensílios domésticos durante a dança, e também é o personagem do maracatu que tem que ter mais cuidado, pois segura vasos que custam 50,00R$ hoje. Claro, antigamente o material que era usado para pintar o vaso - o pau-brasil - está mais escasso, e antigamente era mais barato. Por isso a personagem tem que ter muito cuidado para não derrubar e ter que pagar o vaso.

Balaiero[editar]

Cquote1.png Você quis dizer: Brasileiro Cquote2.png
Google sobre Maracatu

O balaiero é um negro com aquelas cestinhas de frutas na cabeça. Ele durante a dança tem que ficar com essas cestas de frutas na cabeça, sem derrubar nenhuma fruta, pois se ele derruba ele é rebaixado para lampeão, o pior posto no maracatu.

O Balaiero também é um dos personagens principais da corteja e além disso representa os escravos que levavam frutas estragadas frutas em excesso para vender na cidade.

Pretos velhos[editar]

Cquote1.png Você quis dizer: Kid Bengala Cquote2.png
Google sobre Maracatu

Os kid bengalas Pretos velhos são personagens que usam bengalas durante apassagem do cortejo, e eles ficam reclamando e geralmente eles que avisam se tem algum defeito ou erro em algum personagem. Além disso, o preto velho também cobra da Cordão das negras se ela quebra o vaso pintado com pau brasil. São personagens muito importantes para ajustar o cortejo de maneira boa e também inserir pessoas aculturadas e em estágio terminal velhas no maracatu.

Corte[editar]

Os personagens que representam príncipes, princesas, reis e rainhas. Em geral, a família real e toda a nobreza. São personagens que gostam de chamar a atenção devido a suas roupas extremamente esquisitas e berrantes. Estão em penúltimo lugar do cortejo, ou seja ficam por trás (ui!). Os que interpretam a nobreza podem perder 5 quilos em um dia de maracatu inteiro devido a roupa quente e pesada.

Macumbeiro[editar]

Os macumbeiros sempre ficam por último. Por quê? Para jogar praga nas pessoas que estão assistindo o cortejo. Isso vale também para todos os outros personagens aqui citados e inclusive você, pois se você já viu uma galinha preta em uma encruzilhada, vai ser zicado também.

Os macumbeiros são muito famosos, porque são eles que avisam que estão vindo os Bateristas do cortejo. Se não fosse por isso, o macumbeiro não seria tão famoso (e não é!).

Baterista(Viado que toca buterenheta)[editar]

Cquote1.png Da minha boca, só saem palavras tão doces quanto uma flor! Cquote2.png
Garotinha
Cquote1.png É mesmo? Já comeu uma flor pra saber se é doce? Cquote2.png
Garoto trollando a garotinha

São as pessoas mais odiadas do cortejo, por esse motivo ficam por último. É o restante da banda, eles ficam tocando Surdo e o Zabumba e Tarol... Basicamente os instrumentos mais básicos do maracatu. Eles são chamados de bateristas porque cuidam da percussão.

Cquote1.png Dã! Eu já sabia disso! Cquote2.png
Você sobre baterista cuidar da percussão
Cquote1.png Mas aposto que você não sabia que é o pior emprego da música! Cquote2.png
Eu trollando você

Conclusões[editar]

Bem, maracatu é um gênero de música criado pelos escravos, esculpido por um nordestino que conhecia o tipo baiano de ser e depois foi divulgado por lampião. É um gênero muito interessante justamente por isso e além de divulgar muito as marcas de refrigerante Guaraná Jesus na época em que fazem o festival do maracatu.

Ver também[editar]

Estilos Musicais
Arband.jpg
CHIMBINHATHEMASTER.gif

Arrocha | Axé Music | Axé Sueco | Blues | Bossa Nova | Brega | Celtic Punk | Country | Cumbia | Dance Music | Dark Psytrance | Deathcore | Disco | Dubstep | Emocore | Emogore | Flashback | Forró | Forró Russo | Frevo | Funk Americano | Funk Carioca | Gospel | Grindcore | Hardcore | Hip-Hop | House | Indie | Jazz | J-Rock | J-Pop | Kuduro | Lambada | Mambo | Mangue Beat | Maracatu | Metal | Música Celta | Música Industrial | Música Erudita | Música Pop | Música psicadélica | MPB | New Age | Pagode | Pagode Norueguês | Punk | Punk Acreano | Pop Punk | Psy | Rap | R&B | Reggae | Reggae Finlandês | Reggae Nazista | Rock | Samba | Salsa | Satanejo | Sertanejo | Sertanejo Romântico | Sertanejo Universitário | Swingueira | Tango | Techno | Tecnobrega | Trance | Trap