Marte (planeta)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Hummmm?? Marte?? Tava lá agorinha mesmo! Cquote2.png
Tapa na Pantera
Cquote1.png Esse lugar tem cheiro de ovo frito. Também é um deserto gigante e vermelho. Cquote2.png
Alienígena sobre Marte
Cquote1.png Alô, alô, marciano/A crise tá virando zona Cquote2.png
Elis Regina
Cquote1.png Relaxa e Goza! Cquote2.png
Marta
Cquote1.png Marte é o CARALHO! Meu nome é Ares! Cquote2.png
Marte sobre confusões de mitologias
Cquote1.png Marte é tudo. É nada. É feio e é lindo... Cquote2.png
Caetano Veloso
Cquote1.png Não há vida em Marte. Pelo menos não na noite de quinta-feira Cquote2.png
Guia do Mochileiro das Galáxias
Cquote1.png Vou me mudaaaaaaar, para uma life on maaars Cquote2.png
Seu Jorge, em canção, sobre Marte

Marte com suas principais cidades, claramente visíveis do espaço.

Marte é um imenso chocolate criado por aliens para servir de entreposto no dia que estes quiserem invadir a Terra.

Marte esteve sempre no centro das fantasias e fetiches de muitos astrônomos e fanáticos por UFOs, devido à possibilidade remotíssima de se encontrar por lá vida inteligente e um parque de estacionamento gratuito em frente à estação central.

Descoberta e observações[editar]

A Opportunity encontra os primeiros indícios de vida em Marte que foi destruída pelo esquerdismo vermelho.

Marte foi descoberto em 1600 a.C. por um astrônomo amador egípcio que preferiu permanecer anônimo. Todavia, Marte só foi descoberto oficialmente pelo astrólogo/tarólogo/stripper alemão Alexander Weiss Fudhr em 1460. Ele estava em uma tremenda suruba com o time de Rugby da Guiné Bissau, quando o capitão, Motumbo Big Rolla, fez o conhecido cientista ver estrelinhas. Atochado até as bolas, Alexander conseguiu enxergar com detalhes o planeta pela primeira vez na história, a olho nu. Segundo ele escreve em suas memórias, "foi uma visão de romper as pregas".

Foi Galileu Galilei, em 1609 o primeiro homem a apontar um telescópio em Marte. O astrônomo toscano era, na verdade, o primeiro homem a apontar uma arma para Marte pois o velho tinha delírios que haviam lá uma raça de homenzinhos verdes que viviam num vasto sistema de tubulações globais.

No entanto, foi somente em 1877 que um astrônomo profissional, Giovanni Schiaparelli, alinhou 5 telescópios como os de Galileu para produzir uma observação cinco vezes melhor e conseguiu fazer algumas observações com esta ferramenta engenhosa tecnologicamente avançada para produzir uma imagem clara da superfície marciana nua. Tentou vender suas fotos para a Revista Veja, no entanto, a editora preferiu as fotos que alguns paparazzi tiraram dos pelos do sovaco da Britney Spears.

Giovanni Schiaparelli fez uma bombástica descoberta quando lançou em seu livro Guerra dos Mundos a descoberta de vida inteligente em Marte. Esta possibilidade fez um monte de gente caiu em pânico. Felizmente, Schiaparelli notou que a suposta mosca alienígena marciana gigante de tentáculos era apenas uma mosca normal que havia caído na lente de seu telescópio.

A moda foi lançada por Schiaparelli, a especulação fantástica de vida marciana estava destinada a ter um grande número de seguidores nos anos subsequentes. Embora o astrônomo italiano decidiu abandonar o estudo da astronomia para perseguir sua verdadeira paixão, criar presépios com melecas, outros continuaram seus estudos.

Em 1894, Percival Lowell, um astrônomo amador de um país a sua escolha entre a Estados Unidos, Prússia e Cazaquistão, abriu um observatório gratuito voltado para observação de Marte, parecia fantástico, mas ninguém apareceu no dia da inauguração. Lowell, então, contratou uma dúzia de strippers, criou uma área de cassinos e lançou boatos sobre vida em Marte, e assim muitos clientes começaram a chegar, e o negócio de Lowell prosperou, até o dia que ele decidiu seguir seu sonho e se tornou um ginecologista.

Em 1998 um cara chamado Jared Leto provou que só demora 30 segundos para Marte

Exploração[editar]

A sonda Spirit encontra cocaína ocultada no solo de Marte.

Qualquer um que já jogou Doom esteve lá.

A exploração de Marte começa junto com a Guerra Fria. Os primeiros a mandarem alguma coisa para Marte foram os soviéticos com o seu Programa Espacial Camarada, quando colocaram alguns Mencheviques em duas sondas programadas para se espatifarem contra o solo marciano. As Mars 2 e Mars 3, nomeadas em honra ao snack favorito de Nikita Khrushchev, infelizmente, após se espatifarem completamente perderam contato com a Grande Mãe Rússia após longos 15 segundos. Isto não é surpreendente, uma vez que elas foram construídas com palitos de picolé.

Como resposta, a NASA lançou duas sondas Viking 1 e 2. O programa Viking não possuía o menor valor científico, mas este foi aprovado por Richard Nixon porque o nome soava majestoso.

Inúmeros resquícios de vida inteligente foram encontrados. O Fusca não é refrigerado à água, ideal para rodar em Marte onde não há água.

Historicamente, muitas pessoas acreditavam que existia vida em Marte. Concluiu-se isso com base em canais visíveis em sua superfície. Especialistas teorizavam que esse gigante sistema de dutos servia para irrigar o deserto do planeta. Infelizmente, as expectativas de H. G. Wells e de muitos outros amadores foram logo desiludidos, em 1965, quando a nave espacial Mariner 4 chegou ao planeta e revelou que não havia sinais de civilizações extraterrestres. Não só isso, os canais que eram observados por Schiaparelli não passavam de antigos estacionamentos desativados e abandonados. A majestosa civilização imaginada pelos astrônomos deu lugar a um deseto sem vestígios. Lowell comentou sobre a notícia: "Tudo bem, não há água em Marte. Mas pode haver muita Coca-Cola sob a superfície, não acham? Para o planeta ter essa cor assim.".

Com a missão Mars Exploration Rovers, os dois famosos robôs da Disney, Spirit e Opportunity foram mandados para Marte, cuja missão principal é tirar um vasto conjunto de fotos borradas de rochas que parecem objetos meramente artificiais, de modo a aumentar os delírios dos fãs de homenzinhos verdes.

Nomenclatura[editar]

Fotos que a sonda Spirit tirou de um Wall Mart que passou para comprar novas pilhas e poder continuar sua missão.

Herr Von Fudhr foi o primeiro a observar Marte por telescópio, inspirado por extraordinária visão batizou o planeta de Motumbo, e o apelidou carinhosamente de Planeta Vermelho, porque ele é realmente vermelho e não precisa ser grandes porras pra fazer essa espantosa constatação. O que não faria sentido seria chamá-lo de "Planeta Púrpura-Grená". Em outras teorias, o apelido "Planeta Vermelho" em nada tem a ver com sua cor, mas sim devido ao número de comunistas que ali vivem.

O planeta é nomeado em homenagem ao deus romano da guerra, Veronica Mars. Marte era o deus romano da guerra e do mau, o seu equivalente nos Cavaleiros do Zodíaco era Ares. A cor vermelha de Marte, associado com o sangue, favoreceu também a preferência pelo deus da guerra.

Embora, na realidade, o verdadeiro nome de Marte na Comunidade da Federação Intergaláctica seja Skaro, lar da raça dos Daleks.

Caracteristicas[editar]

Marciano típico.

Marte, a muito tempo atrás já foi como a Terra, mas seus habitantes sucumbiram ao aquecimento global e o planeta se tornou um grande Deserto do Saara.

Alguns cientistas prevêem que Marte vai colidir contra a Terra no mais tardar em 24 de setembro de 2018, para outros, a notícia é apenas o resultado de cálculos incorretos. O fato é que o governo tem preparado um plano secreto para se defender do acidente, que prevê que toda a população mundial se esconda debaixo de uma mesa resistente perto de uma parede de sustentação.

O Rosto de Marte[editar]

Em 25 de julho de 1976 a sonda Viking 1 fotografou pela primeira vez uma área da superfície de Marte conhecida como Cydonia. A partir de um exame cuidadoso das imagens detectou-se um detalhe impressionante: uma enorme pedra idêntica em todos os aspectos com um rosto humano... É claro, o rosto estava sem nariz, mas o que você esperava? Nem todo humano tem nariz, veja o Michael Jackson por exemplo.

Esta cara pode ser uma evidência irrefutável de uma civilização avançada em Marte. Em apoio desta tese veio imagens da área perto do rosto. Pareciam pirâmides, ruínas de uma cidade com um monte de quadrados e, se você reparar bem, poderá notar os restos de um restaurante chinês. O preço do arroz, pauzinhos, entre outras coisas, e o preço de R$60,00 o prato, por isso não é de se surpreender que a civilização marciana morreu.

Satélites[editar]

Fobos orbita Marte.
Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Satélites de Marte

Marte tem dois satélites naturais. O maior Fobos e o menor Deimos. Assemelham-se a forma de batata. Um deles tem um diâmetro de 25 metros e outro de 13 metros, e são responsáveis pelas chuvas sazonais de batata frita em Marte.

v d e h
Sistema solar
Estrela: Sol
Planetas: Mercúrio | Vênus | Terra | Marte | Júpiter | Saturno | Urano | Netuno
Planetas anões: Ceres | Plutão | Haumea | Makemake | Éris
Asteroides: Vesta | Palas | Hígia
Satélites naturais: Terrestre | Marcianos | Jovianos | Saturninos | Uranianos | Netunianos | Plutonianos | Haumeanos | Eridiano
Anéis planetários: Jovianos | Saturninos | Uranianos | Netunianos
Cinturões: Near-Earth object | Cinturão de asteroides | Cinturão de Kuiper | Disco disperso | Nuvem de Oort
Transnetunianos: 90482 Orco | 38628 Huya | 28978 Íxion | 20000 Varuna | 50000 Quaoar | 2002 AW197 | 2002 TC302 | Sedna
Objetos do sistema solar por ordem de tamanho
Objetos espaciais que podem porrar com a Terra