Massa atômica

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Assistente.jpg
Eita negoço pirigoso, sô!.jpg

Este artigo é relacionado à química.

\mathsf{2\,AgNO_3\,_{(aq)}+SrCl_2\,_{(aq)}~\longrightarrow~Sr^{2+}\,_{(aq)}+2\,NO_3^-\,_{(aq)}+2\,AgCl\!\downarrow}

Não cheire propanal, é ruim pra caralho.

Caiu de pára quedas aqui, ele não tem nada a ver com o átomo

Cquote1.pngExperimente também: Bomba atômica Cquote2.png
Sugestão do Google para Massa atômica

Cquote1.png Um dia você aprende Cquote2.png
Shakespeare sobre Massa atômica

Cquote1.png É um novo macarrão? Cquote2.png
Carla Perez sobre Massa atômica

Cquote1.png Nossa senhora não to entendendo nada! Cquote2.png
Qualquer um sobre este artigo

Cquote1.png Volta pra quinta série Cquote2.png
Autor do artigo sobre frase acima

[editar] Introdução

Dalton com cara de cu por ser um fracassado

Massa atômica é exatamente o que o nome diz, é a massa de um átomo, não vi dificuldade nenhuma pra entender isso, se você viu, é porque você é burro.

Para a maioria das pessoas, maior questão e o maior problema em entender o conceito dessa massa é que o átomo é uma das menores (não é a menor) partes da composção da matéria, ele é invisível e subjetivamente não tem peso. Exato, não tem peso, mas ele tem massa, se você não sabe a diferença entre massa e peso se vira (procura no Google, faz o que quiser), acha e depois volta pra ler este artigo.

Continuando, devemos nos lembrar de que o átomo é composto por duas partes (que não são duas metades iguais), o núcleo e a eletrosfera. No núcleo se encontram os prótons e nêutrons (devem ser habitantes de algum planeta estranho) e na eletrosfera onde os elétrons giram como se fossem baratas tontas. Como ninguém é igual, os átomos são donos do mundo de massas diferentes e essas massas vão variar de acordo com o elemento que o átomo pertence (ou não)...

Muito mais esquisito e abstrato que a forma ou as partes do átomo, seria o conceito de como medir qualquer coisa em relação a ele, como tamanho, massa e tudo mais. Pra começar, quando deram a notícia de que tinha como medir um átomo todos pensaram que o mundo estava doido, afinal, quem raios pode querer medir o que nunca nem viu? Mas de qualquer forma, ficou realmente provado que poderia sim medir o átomo, agora bastava apenas saber COMO!

Para chegar à conclusão de que o átomo poderia ser medido, foi necessário muita perda de tempo dedicação e estudo de alguns (ditos) cientistas, ou seja, foi uma reunião da comissão dos Desempregados Conhecidos (e não conhecidos também). Mas, a medição em si deu muito mais no que falar...

Confira a história abaixo (acredite se quiser)

[editar] História

Era uma vez...

O interior de um átomo (suuuper interessante).

Como você já sabe, na época da descoberta do átomo, o que não faltavam eram idiotas tentando solucionar problemas com soluções que causavam mais problemas ainda. Não bastando a descoberta de algo totalmente inútil abstrato como o átomo, também precisavam inventar moda e aplicar grandezas a essa esquisitice.

Enfim, a noção de massa atômica foi referida pela primeira vez por Dalton (mais um desempregado), em sequência da teoria atômica que desenvolveu. Como Dalton não tinha forma de calcular a massa de um átomo (ele achou que nós teríamos hoje) então jogou esse pepino para o próximo da fila, um que fosse louco o suficiente pra continuar com essas perdas de tempo pesquisas. Mas ele foi muito infeliz, pois não encontrou ninguém (in)competente o suficiente para poder continuar o trabalho em seu lugar (no dele), assim, ele teve que fazer tudo sozinho mesmo.

Depois de todos esses enrolamentos acontecimentos Dalton resolveu pegar um elemento referencial para trabalhar, ele escolheu o hidrogênio (porque ele quis, antes que você pergunte),ele fez cálculos e cálculos e não conseguiu nada muita coisa (é a química). Cansado de fracassar não encontrar nada, ele resolveu parar de confiar em seus instintos (selvagens) e confiou plenamente na química (débil mental), até que finalmente achou que a água era composta por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio (conclusão, morra de estudar química, passe noites em claro e depois tenha o prazer, ou não, de saber que você desmembrou a água, e ainda chegou à resposta errada).A resposta de Dalton estava errada (lógico), vendo que a água tem dois átomos de hidrogênio e não um (que burro), enfim, agora, você não precisa mais beber a água, cheire cocaína hidrogênio e heroína oxigênio que você estará drogado hidratado, simples não?...

Como já puderam ver, Dalton não prestou pra nada, aí veio o químico Berzellius fazer o que ele não fez, que foi pegar todas as minas da cidade todos os elementos e descobrir suas massas (ou não). Ele conseguiu, pegou o oxigênio pra comparar e igualou ele a 100, assim, fez uma tabela com todos os elementos, depois disso ele morreu louco(é o fim de quem estuda química). Pra fazê lo levantar do caixão, veio um FDP e plagiou sua tabela, pra disfarçar o plágio, ele igualou o oxigênio a 16, só pra ele deixar de ser viado e largar de plagiar as coisas dos outros, veio um outro idiota químico e falou que a comparação correta era com o carbono, que até agora não tinha entrado na história, mas você deve se lembrar bem dele, pois o carbono 14 do RPM 12 da química será seu companheiro eterno (pelo menos enquanto você estudar.)


[editar] Massa Atômica e Molecular

Olha que bonitinho, é um átomo, ele não morde, mas te deixa de DP em Química

Todo artigo (decente) de química explica a diferença entre massa atômica e molecular (ou não), portanto, se você quer aprender vá ler um artigo decente está no lugar certo!

Todos nós sabemos que as duas massas são igualmente (in)úteis, mas elas tem uma diferençazinha, uma vai te ferrar no segundo bimestre e a outra no terceiro, sendo assim, você não escolhe se vai estudar ou não, a escolha é, qual será estudada primeiro...

Vamos começar pela Massa Atômica (porque eu quero), "A massa atômica de um elemento químico é a média ponderada das massas atômicas de seus isótopos, cuja ponderação é a ocorrência de cada um na natureza." Esta é a típica explicação de um wikipedista nerd, imbecil e que se acha (pleonasmo triplo). Não está errado, mas só pra contrariar ela ainda é donzela vou dar a minha (explicação) que é muito melhor que a deles. Mas antes de eu dar para vocês (continuo me referindo à explicação) será necessário falar mais algumas coisas antes, senão, pessoas lerdas (como você) não vão entender nada.

Um pouco acima, nós nos familiarizamos à família do carbono, o 12, que é o centro das discussões atenções e o 14, plagiado pelo RPM (viu? nem tudo que está tachado é falta de cultura), também temos o carbono 13, que deve ser a ovelha negra, enfim, cada carbono tem um número atômico,afinal, nem os átomos querem ser iguais aos irmãos mais novos, assim, se o número atômico do carbono 12 é 20, o do 13 vai ser 25 e o do 14 vai ser 30. Agora um pouco de sabedoria inútil, na natureza tem 50% de carbono 12, 30% de carbono 13 e 20% de carbono 14, podemos então concluir que cada carbonozinho que nascer será composto destas 3 partes já citadas e assim podemos através de uma continha de primeira série fazer uma média e pular essa matéria descobrir um número fixo para todos os carbonos. O resultado será a massa atômica. Mãos na caneta...


(50% x 20) + (30% x 25) + (20% x 20), pegue sua Hp Cássio e resolva isso, depois divida o resultado por 100 e terás o precisoso número.

Para facilitar, e também porque eu sei que você é incapaz de resolver essa conta eu darei o resultado.

1000 + 750 + 400 = 2150, dividindo isso por 100 temos que o número atômico do carbono é 21,5


Cquote1.png Aeeeeeee!!! Descobri o número do carbono, eu sou um idiota Cquote2.png
Você sobre Suas habilidades matemáticas

Cquote1.png Tá cláudia, senta lá Cquote2.png
Xuxa sobre citação acima


Enfim, após descobrir a massa molar, vamos à Massa Molecular, que é quase a mesma coisa da última, mas trabalhará não apenas com os átomos, mas com a molécula inteira (ah, você não sabe o que é uma molécula?...Foda se). Voltando, medir a massa molecular é muito simples, soma se todos os átomos da molécula e o número que der é o gay da história o resultado da massa molecular.

Por exemplo uma molécula de metano é composta por um átomo de carbono e quatro de hidrogênio (como eu sei? google estudando, claro).Nós vamos fazer quase o mesmo que fizemos com os átomos. O número do carbono eu já disse que é 12 e não voltarei a repetir, o do hidrogênio é 1, assim sendo

(12x1) + (1X4) = 16

Clique e venha fazer parte de nosso projeto!!
Projeto Desconhecimento

Este artigo de Ciências ganhou nota B, sendo considerado de Boa qualidade

Visite a discussão do artigo ou o projeto e Conheça-nos

No quesito Massa Atômica é isso que eu tenho a dizer, se você não gostou das minhas explicações, vai lamber o censurado! de um wikipedista!

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas