Mauricio de Sousa

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Mauriciodesousa.jpg Ai, minha mão, porra!

Este artigo é sobre algum desenhista, rabisqueiro ou uma pessoa que não conseguiu emprego de pintor. Ele passa a madrugada desenhando, tem calos no lugar das digitais e é viciado em filmes de violência. Se vandalizar, Seth MacFarlane passará a borracha em você!

Cquote1.png Ele vivia me copiando. Cquote2.png
Osamu Tezuka sobre Maurício de Sousa

Cquote1.png Prefiro ler mangá. Cquote2.png
Otaku sobre obra do Maurício de Sousa

Cquote1.png Agora sim eu leio. Cquote2.png
Esse mesmo otaku sobre Turma da Mônica Jovem

Cquote1.png PORRA, MAURICIO!!! Cquote2.png
Porra, Mauricio sobre Mauricio de Sousa

Maurício de Sousa é um desenhista brasileiro conhecido por todos os tiozinhos do país, aqueles que liam Turma da Mônica na infância há trocentos anos. Aproveitando a falta de proteção no país dos sindicatos de quadrinhos (o que lhe granjeou a admiração de Will Eisner, que inveja sua "liberdade") empurrou suas galerias infindáveis de personagens engraçadinhos pra todos os espaços, a ponto de expulsar das bancas os clássicos do quadrinho tradicional, com exceção é claro de outro brasileiro radicado nos Estados Unidos, Valter Disnei. Esse excesso de lixo que ele produz é hoje um orgulho brasileiro, e a gente fica com inveja é dos tiozinhos que o conheceram nos anos autênticos.

Biografia[editar]

Mauriciodesousa.jpg

Maurício é um paulista nascido por volta de 1900 e guaraná com rolha, que sempre gostou de desenhar, mas por falta de folhas de papel e de incentivo aos desenhistas, ele era obrigado a rabiscar as folhas de caderno no tempo da escola. Para não passar fome desenhando, Maurício teve de arranjar um emprego num jornal de São Paulo, trabalhando como repórter na Tribuna, escrevendo aquelas notícias espantosas do tipo "Matou a mulher, picou e fez estrogonofe" ou "Foi comprar pipoca e levou pipoco". Só que ele não deixou de desenhar, pois sempre que não tinha ninguém vigiando, ele parava de anunciar mortes no jornal e começava a fazer rascunhos em cima das folhas de trabalho.

Um dia, surgiu a oportunidade do Maurício levar a sua obra à publicação nesse mesmo jornal, provavelmente depois de passar anos puxando o saco do dono do jornal. Era uma série de tirinhas com o Bidu e o Franjinha; a Mônica nem mesmo existia ainda. Por incrível que pareça, as historinhas faziam o maior sucesso, do nada o seu trabalho foi reconhecido, e então Maurício começou a trabalhar apenas com o desenho, criando um personagem atrás do outro, até surgir a Turma da Mônica, e o detalhe é que a própria Mônica surgiu anos mais tarde, bem depois das primeiras publicações, mas assim mesmo ela se tornou protagonista, apenas por ser o nome da filha do Maurício. Aliás cerca de 84% do seu elenco é inspirado em filhos dele, o que mostra que o cara devia ter um pelotão de filho pra criar todos aqueles personagens.

Turma da Mônica[editar]

Obra-prima provavelmente por ser a única de Maurício de Sousa, aquela que tirou do limbo os quadrinhos nacionais. Como que ninguém pensara em criar uma turma com um bando de moleques que vivem levando cacetada de uma guria retardada? Enfim, o negócio fez sucesso e até hoje Maurício é o único desenhista brasileiro a ser conhecido até por brasileiros não-otakus. Qualquer outro desenhista tupiniquim não passa de filhote de mangaká e só os otakus conhecem.

Entretanto não se pode dizer que a obra de Maurício de Sousa não tem ligação alguma com os quadrinhos japoneses, afinal todos sabem que ele conhecia muito bem o mestre Osamu Tezuka e vivia plagiando o seu estilo, ou você acha que os personagens do Maurício têm olhos grandes por acaso? Não. tem olhos grandes por que ele quer

Turma da Mônica Jovem[editar]

Mais recentemente, ao perceber o fenômeno da otakização da juventude brasileira, Maurício aproveitou para lucrar ainda mais com uma nova obra. Se os originais já tinham traços do mangá, essa versão jovem despirocou de vez, pois agora a Turma da Mônica virou mangá de vez, e pior, o mangá é hentai. Mas vale tudo para continuar vendendo suas revistinhas. Cascão vai namorar com a Magali, e o Cebolinha vai pegar a Monica.

Mirror2.jpg Conheça também a versão oposta de Mauricio de Sousa no Mundo do Contra:

Espelhonomdc.jpg