Memória

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Cquote1.png Eu ia escrever algo neste artigo mas eu... eu... eu... sei lá, esqueci! Cquote2.png
Você sobre Memória

[editar] Definição

A memória é o que te faz lembrar dos piores momentos da sua vida, mas que nunca te faz lembrar de merda nenhuma que você realmente queira. Mesmo assim você precisa dela. Se você acha que não precisa, fique à uma distância de aproximadamente 10 metros de um poste, muro ou algo suficiente duro para você poder correr, bater a cabeça nele e ficar no mínimo inconsciente. Assim você se desfaz de sua memória e pode até virar um X-man, tendo poderes, assim como professor Xavier e seus poderes da mente.

Até Homer tem uma memória melhor que a sua.

[editar] Memória

A memória é a capacidade de reter, recuperar, armazenar e evocar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória humana), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).

A memória humana focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias.

Os psicólogos e neurologistas distinguem memória declarativa de memória não-declarativa (ou memória procedural). Grosso modo, a memória declarativa armazena o saber que algo se deu, e a memória não-declarativa o como isto se deu.

De maneira geral, tendem a ocupar-se da memória declarativa, enquanto neurobiólogos tendem a se ocupar da memória procedural.

Psicólogos distinguem dois tipos de memória declarativa, a memória episódica e a memória semântica. São instâncias da memória episódica as lembranças de acontecimentos específicos. São instântias da memória semântica as lembranças de aspectos gerais.

Memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.

[editar] Técnicas

Para fortalecer sua memória é muito simples, tudo em nosso cérebro esta associado, então a ideia e criar vínculos. Ex: Você vê aquela gostosinha da sala, ai já lembra do motel que você foi, lembra que broxou e assim vai...

Vamos então para aplicações práticas dessa ideia: To andando na rua e quero me lembrar que tenho que comprar camisinha -> Muito Simples, pega o primeiro otário na rua e chuta o saco dele. Se o cara te socar, é perfeito, perde-se os dentes mas fortalece a memória. A dor tem um papel muito importante na memorização, já percebeu que você nunca mais se esqueceu daquela surra gostosa que levou na infância. Então, sua mãe na ignorância dela estava te ensinando técnicas de memorização.

Preciso lembrar em levar meu carro na mecânica -> Muito simples, pega um tijolo e joga no vidro do primeiro carro que passar na sua frente, quanto mais caro o carro do mané é melhor para sua memória. Se a polícia aparecer faça ela fortalecer ainda mais a sua associação, xingue a mãe do guarda.

Perfeito, agora você já é um mestre da memorização.

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas