Metal Heroes

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Sculpture samurai.jpg

Made in Japan
Este é um artigo com tecnologia do sol nascente né.
E pode pedir para você fazer 6 horas de zangyô.

Metalman.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Todos os Metal Heroes juntinhos, no filme "Os Três Mosqueteiros de Metal".

Metal Hero ou "メタルヒーローシリーズ, Metaru Hīrō Shirīzu" (o que isso quer dizer eu não sei, nem vou jogar no Bing pra descobrir) foi uma franquia de séries de carinhas vestidos com armaduras de metal ou similares que com elas saiam matando um monte de monstros por aí afora, feita pela Toei Company produzidas entre 1982 como Gyaban, até 1998 com Robotack, e de lá pra cá a Toei sabe-se lá porque desistiu de fazer esses seriados, que passaram no Brasil boa parte pela Manchete e raramente por outras emissoras, até chegar em Solbrain, depois ninguém mais quis comprar as séries dos japas, chateado =/

Gêneros[editar]

Tudo começa na série "Showa", que é basicamente carinhas que ou eram aliens ou humanos com poderes de aliens que deviam matar outros aliens que tentavam invadir o planeta terra, as vezes com a ajuda de outros aliens ou não. Enfim, essa primeira fase começou com a trilogia "Uchuu Keiji", ou "Policiais do Espaço", que eram três caras que vieram do espaço pra proteger a Terra de aliens do mal. Depois do fim da trilogia o gênero Showa continuou por mais quatro temporadas, nenhuma delas tinha nada a ver uma com a outra, embora todo mundo que é um pouquinho velho viu todas na Manchete (ou na Band, no caso do Metalder). Durou de 1982 até 1988.

Depois veio a saga "Heisei", que normalmente eram policiais terráqueos mesmo, alguns deles robôs de verdade mentira, eram só atores vestindo roupas de plástico e colante e durou de 1989 até 1998. No Brasil só a Manchete se habilitou a passar esses negócios, e ela só teve grana pra comprar as primeiras 3 séries, ficando o resto perdida no Japão até hoje. Não estranharei se maior parte deles depois de Solbrain ninguém fizer a menor ideia de quem sejam.

As séries[editar]

Na verdade, não tem mais Metal Heroes porque todos morreram, vejam suas cabeças ai.
  • Policial do Espaço Gyaban (宇宙刑事ギャバン, Uchū Keiji Gyaban?, 1982): A primeira série, contava a história de Takeshi Ichijouji, filho de um alien com uma terráquea que viveu anos com o pai pra se formar um policial do espaço e voltou pra Terra pra enfrentar um tal de Maku (não se preocupe, é só o primeiro dos vilões com nomes de duplo sentido). Foi apresentado no Brasil com o nome "Space Cop" (nada a ver, mas tinha que ser a Globo pra foder com o personagem).
  • Sharivan, o Guardião do Espaço (宇宙刑事シャリバン, Uchū Keiji Shariban?, 1983): Continuação da série anterior (apesar que a Band inventou de apresentar logo esse seriado ao invés de Gyaban e ai todo mundo ficou mais perdido que barata bêbada na floresta), falava de Den Iga, um guarda florestal que foi salvo pelo Gavan na série anterior e de lá virou outro policial espacial, com uma armadura mais bonitinha, embora as cores dela tenham virado uma moda maldita que diversos outros Metal Heroes iriam usar ao longo dos anos. Fez um grande sucesso, tal como a série anterior, apesar de ser quase uma cópia da mesma.
  • Policial Espacial Shaider (宇宙刑事シャイダー, Uchū Keiji Shaidā?, 1984): Terceira e última parte dessa trilogia, Dai Sawamura agora era o novo policial do espaço, mas a história era tão copiada que nem no episódio em que aparecem os três juntos salva a série, enfim, vendo que não dava pra enganar os japas sempre repetindo a mesma merda, a Toei decidiu na próxima mudar um bocado de bosta, nascendo assim,
  • O Fantástico Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン, Kyojū Tokusô Jasupion?, 1985): Uma versão modificada dos policiais do espaço, Jaspion era um japonês adepto da moda Black Power que foi criado para matar o Darth Vader Satan Goss, que pelo nome já dá pra imaginar o motivo de tanta gente ficar com medinho dele. Não fez muito sucesso no Japão, mas no Brasil virou uma febre pior que o funk e os Cavaleiros do Zodíaco, provando que brasileiro tem sempre um hábito de só gostar de merda. Mais conhecida pela geração "Angry Birds" pelo vídeo bizarro do Dai-lhe ô.
  • Jaspion 2: Spielvan ((時空戦士スピルバン, Jikū Senshi Supiruban?, 1986): Continuação da série anterior Spielvan contava a história de Kenji Sony e Diana, um casal de órfãos que sei lá porque saem do seu planeta pra outro e lá ficam pra combater o império Water (acho que o planeta deles só tinha porcos que não curtiam banho). A Manchete exibiu o seriado chamando de Jaspion 2, claro que sem nenhuma intenção de escalar-se no sucesso da série anterior...
  • Metalder, o Homem-Máquina (超人機メタルダー, Chōjinki Metarudā?, 1987): Deixando de lado a temática espacial (que já tava dando no saco), Metalder era um plágio da série dos anos 70 Kikaider. Ironicamente a Saban anos depois também ia plagiar o "Super-Homem Máquina"... enfim, Metalder era um androide que passou décadas incubado pra só renascer na hora exata que o Neroz e seu império do mal tentasse atacar o mundo. Devido ao excesso de sangue e gore da série, nenhum pai deixava os filhos assistirem e foi a pior de todas no quesito audiência, por isso mesmo em poucos dias a série simplesmente foi encurtada.
  • Jiraiya, o Incrível Ninja (世界忍者戦ジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya?, 1988): Série que era uma mistura de Homem-Aranha com Naruto (até pelo nome do personagem... hum...), contava a história de um VASP que por algum motivo, mesmo sendo um vagabundo desempregado, conseguia virar o 34º Jiraiya para defender o mundo da ameaça de Dokusai (outro vilão de nome bem sugestivo) e sua Família de Feiticeiros. Fez um sucesso absurdo no Brasil, vai saber porque.
  • Policial de Aço Jiban (機動刑事ジバン, Kidō Keiji Jiban?, 1989): Outro plágio, dessa vez de Robocop, a história é praticamente a mesma, só o androide que é diferente, ou seja, nem comentarei esse.
  • Esquadrão Especial Winspector] (特警ウインスペクター, Tokkei Uinsupekutā?, 1990): O primeiro da trilogia Rescue Heroes, que foi uma resposta da Toei contra o sucesso de uma série rival da Toha, mostra a história de uma equipe de policiais sob a liderança do Chefe Shunsuke Masaki, que organiza tudo com um policial chamado Niuma Ryuma Ogawa que recebe a armadura-sauna chamada Fire, e mais dois robôs irritantes chamados Biker e Highter.
  • Superequipe de Resgate Solbrain (特救指令ソルブレイン, Tokkyū Shirei Soruburein?, 1991): Continuação da série anterior, o chefe Masaki cria uma nova equipe, com dois policiais que viram robôs (depois o Ryuma volta e também entra na equipe como o Knight Fire) e um transformer (é, eles tavam apelando mesmo!). Acabou sendo a última que alguém viu dublado no Brasil.
  • Exceedraft (não vou mais por a porra em japonês a partir daqui, fodam-se!): Terceira equipe do Chefe Massaki, eram tão feios que talvez por isso ninguém comprou a série pra passar no Brasil, desde então nenhuma mais foi.
  • Janperson: Janperson eram um robô doente que matava todo mundo, mas foi reprogramado e iludido a proteger as pessoas, tendo enfrentado até um outro robô criado pelos seus criadores, o robô Gun Gibson, que acaba depois se aliando a ele (mas heim, esses programadores são burros demais!). Foi o início de uma quadrilogia, as outras 3 séries todas são "sequências".
  • Blue Swat: O nome da série já diz de onde tiraram a ideia e qual a lógica da série.
  • B-Fighter: Um reaproveitamento meio zoado da história dos Kamen Riders, no lugar dos gafanhotos colocaram besouros na jogada. Os heróis enfrentam insetos gigantes enlouquecidos pelo Professor Großenfibber.
  • B-Fighter Kabuto: Pelo nome da série já se percebe que a criatividade deles andava falida.
  • Kabutack: Uma quase continuação do acima citado, também não vou comentar porque a história é quase a mesma.
  • Robotack: O último, o nome é quase uma mal feita zoeira com a série anterior, mas a história ao menos é diferente, o que não quer dizer que é boa, já que é só uma briga de robôs mais feiosa que Medabots.
  • Jipector: Uma suposta volta do gênero, até hoje nada comprovado (tem cara de filler), portanto só citei aqui pra zoar mesmo.

Não são Metal Heroes, mesmo que todos digam que são:[editar]

  • Cybercops: Sim, eles são de metal, sim, eles enfrentam delírios interestrelares, mas eles são da TOHA e não da Toei, e por isso, são rivais dos Metal Heroes.
  • Ryukendo: Outra produção de rivais da Toei, dessa vez da Takara. E também ficou uma merda, nem devia ter citado isso aqui.
  • VR Troopers: Isso foi apenas uma tremenda escrotice da Saban fodendo com os Metal Heroes, misturando cenas de diversos personagens, como Metalder, Shaider, Spielvan e Lady Spielvan de maneira fodida e imbecil. Nem no Brasil essa porra fez sucesso. E o pior que ele fez o mesmo com B-Fighter e B-Fighter Kabuto, utilizados em Big Bad Beetleborgs e Beetleborgs Metallix.
  • Kamen Riders: Esses ae são de outro gênero dos Tokusatsus, são Henshin (mutantes), como o Lion Man, e não Metal Heroes. Já cortando também retardas que possam citar os clones dos Power Rangers ou os que falem de Ultraman ou outros heróis gigantões que eles também não são.
  • Patrine: Tirando a Lady Spielvan (que é uma coadjuvante apenas), os japas do Metal Hero eram machistas e não colocavam meninas como protagonistas desse gênero, portanto, não, Patrine não!
Juspion20820(L).jpg

Metal Hero

Lista de séries Metal Hero. Não confundam com esses VR Troopers ou com os Cybercops ou o Dokusai irá te pegar!

Anos 80
Gyaban | Sharivan | Shaider | Jaspion | Jaspion 2 Spielvan | Metalder | Jiraiya | Jiban
Anos 90
Winspector | Solbrain | Exceedraft | Janperson | Blue Swat | B-Fighter | B-Fighter Kabuto | Superhuman Samurai | Kabutack | Robotack

v d e h
Grande Série Trash dos Tokusatsus
Ultramanbarney.jpg

Kaiju: GameraGodzilla

Metal Heroes: B-FighterJanpersonJaspionGyabanJibanMetalderJiraiyaShaiderSharivanSpielvanSolbrainSuperhuman SamuraiWinspectorExceedraft

Super Sentai: ChangemanFlashmanGoggle VMaskman

Giant Heroes: Giant RoboSpectremanUltramanUltraman TigaUltraman DynaUltraman GaiaUltra SevenUltra QGridmanUltraman Max

Henshin:Black Kamen RiderLion Man (Branco)Lion Man (Dourado)Lion Man GhettoKamen RiderKamen Rider Black RXRyukendo

Other Heroes: SupaidamanNational KidPatrineBicrossersVingadores do EspaçoMachinemanCybercops