Metrô

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Um moderno metrô do Brasil.
Estação do Metrô de São Paulo em um dia quase vazio

Cquote1.png Metrô é buraco de tatu. Aerotrem...! Cquote2.png
Levy Fidelix
Cquote1.pngVocê quis dizer: O auto da barca do infernoCquote2.png
Google sobre Metrô
Cquote1.png Ar condicionado de metrô é porta aberta Cquote2.png
Alguém sobre Metrô
Cquote1.png Metrô é esporte de contato Cquote2.png
Eu sobre Metrô
Cquote1.png O trem bão sô esse trem de Metrô sô Cquote2.png
Mineiro sobre Metrô
Cquote1.png Em um metro cabem 29 centímetros, e ainda sobra espaço. Cquote2.png
Pópis sobre Metrô
Cquote1.png Perto de casa passa um metro do tamanho de um trem! Cquote2.png
Paty sobre Metrô
Cquote1.png Olha o trem! Faz o sinal pra ele parar! Cquote2.png
Amigo seu te zuando sobre o Metrô
Cquote1.png Comboio du INFEEERNO! Cquote2.png
Capiroto sobre Metrô
O Metrô é um dos maiores movimentadores das massas populares no mundo o que, trocando em miúdos, significa uma minhoca de aço lotada de gente amontoada.

Tabela de conteúdo

[editar] História

Pizza fresquinha sabor sovaco

O Metrô surgiu na segunda metade do século XIX com o intúito de levar a população proletariada para os grandes centros, ou seja, para o local de trabalho. Rapidamente se tornou um meio popular de locomoção, pois o êxodo rural estava no ápice, e vagas de trabalho escravo estavam transbordando na Revolução Industrial!. O metrô foi ideia de alguma mente brilhante da Inglaterra, que resolveu usar o sistema de esgotos de Londres pra carregar outra coisa além de dejetos. Obviamente, o objetivo original nunca foi atingido

[editar] Infra estrutura

Mapa do metrô de Londres
O monotrilho é uma das alternativas frente ao metrô.

O metrô - vulgo minhoca de aço - normalmente possui rodas, vagões e em casos de luxo extremo possuem assentos para os passageiros. Há dois possíveis sistemas de ventilação, o primeiro são buracos decorrentes de projéteis de bala, e o segundo é o futurístico sistema de portas-abertas em decorrência da quantidade de pessoas que o utilizam e de um detalhe simples, a necessidade dos seres humanos de ar para se respirar. Os diversos túneis são escavados através de uma grande broca chamada "tatuzão" que penetra terra adentro aumentando o comprimento do túnel.

[editar] Os usuários

Normalmente, pessoas que estão sempre dormindo, escutando música, pedindo esmolas ou apenas utilizando o metrô como uma forma fácil de encontrar uma mulher para se esfregar. É praticamente inevitável ser encoxado ou encoxar no metrô, por se tratar de uma tarefa mais do que fácil, chegando a ser necessária, uma vez que as pessoas estão praticamente fundindo-se umas com as outras devido a quase inexistência de separação entre seus corpos. É importante ressaltar que você sempre será mais encoxado do que encoxará. Esta é uma lei básica que os usuários freqüentes do Metrô sabem. Uma pesquisa realizada recentemente mostra que cada usuário do metrô produz uma quantidade de suor equivalente a 1 litro por semana, utilizando o metrô diáriamente. Somando-se a quantidade diária de ultilitário com a produção semanal de suor, teremos uma piscina olímpica de suor em cada estação do metrô. Ainda bem que a física dá uma ajudinha.

[editar] Refutando a lei da física

Imagem das obras da construção do metro.

O Metrô é um sistema de transporte tão importante que este conseguiu mostrar experimentalmente que o princípio físico da impenetrabilidade está errado. Segundo o princípio da impenetrabilidade, "Dois corpos não podem estar, ao mesmo tempo, no mesmo lugar". Mas através de experimentações feita in loco foi possível verificar que pessoas saiam literalmente coladas, em uma espécie de fusão, após 1 hora de viagem em um Metrô terrestre, o que mostra a existência de partes dos corpos em um local comun. Vale ressaltar que, quando dois corpos se fundem, o processo de separação é demorado e doloroso, devido as massas ocuparem uma pequena porção de espaço. Porém, muitas grandes amizades nascem graças a esse processo.

Contudo, esse meio de transporte corrobora a teoria da difusão facilitada recusiva, uma vez que são os próprios membros que sofrem a difusão que a facilitam.

Outra lei que nao existe no metro e a famosa lei da inercia, aquela que te deixa puto da vida no onibus (quando o motorista freia tu vai parar 200m a frente misteriosamente).Ou seja , mesmo que voce nao esteja se segurando no metro, a sua lotaçao faz com que voce permaneça parado caso haja uma curva , uma freada ou um quebra mole. O que pode ocorrer de ruim e voce cair em cima de alguem que nao tomou seu "remedinho" e começe uma discussao "leve", que termina com consequencias tranquilas.

[editar] No Brasil

O Metrô no Brasil vai muito bem, obrigado. Mas falando sério, muitas vezes é melhor ir a pé pois, desta forma você está menos suscetível a diversos infortúnios, como ser encoxado, por exemplo. Não há muita diferença no sistema metroviária na capitais brasileiras:

[editar] Bahia

O Metrô em Salvador, quase uma realidade

Depois de décadas de poucos contras e de muitos prós (projeto, problemas e propinas) o Metrô em Salvador está saindo do papel higiênico e já dizem que a passagem será de R$ 6,00, ou seja, é melhor ir de avião fretado para o trabalho, ou melhor comprar um jatinho particular pois, em médio prazo você estará tendo lucro.

O Projeto deste sistema metroviário foi tão bem elaborado que, quando foram testar os vagões nos túneis que haviam sido feitos, o vagão ficou emperrado dentro do túnel, pois a circunferência do túnel era pequena demais para os vagões comprados. O resultado disto foi a necessidade de recavar grande parte dos túneis. Ou seja, mais 15 anos de espera para os Baianos.

[editar] Pernambuco

Mapa da Estação Recife

O Metrô do Hellcife Recife é totalmente de superfície: isso quer dizer que ele pega um brozeado é quente pra caralho. Seu ar condicionado só funciona no final da noite ou no começo do dia, tendo também que estarmos no inverno e com chuvas intensas. Há teorias que nos trens sem ar condicionado, que são a maioria, há na verdade um ar condicionado virado ao contrário, jogando o ar frio para fora.

Tem uma das melhores vistas da cidade, sendo totalmente cercado por favelas. Também entrou para o [[livro dos recordes] como a mais demorada expansão de metrô da história da humanidade, porém, mesmo após a conclusão, devido às constantes greves dos metroviários, a população ainda não conseguiu pôr os pés nas novas estações.

A segurança nas redondezas das estações é garantida com o pagamento de pedágio aos assaltantes. Para aqueles que estão apenas com o dinheiro da passagem, há também a opção de pagar com celular ou similares.

Os motoristas maquinistas metroviários geralmente participam de festas noturnas, bares, farras etc, o que os fazem dormir quase sempre, ao estar dirigindo. Por isso, em 90% das viagens os trens são parados muito depois da plataforma das estações, tendo que dar ré para voltar. Em alguns casos, ao dar ré, o trem ultrapassa novamente a plataforma.

[editar] Comércio

O comércio nos trens é um costume muito difundido., mesmo sendo proibido. São comuns frases decoradas como:

  • "Bom dia, eu podia estar matando, eu podia estar matando ou me prostituindo mas estou aqui pedindo..."
  • "Pessoal, é o seguinte, pessoal, eu 'tô' vendendo esse produto, pessoal, que tem de cinqüenta centavos, pessoal, e de um real, pessoal..."
  • "Pipoca é vinte, pipocão é cinquenta! É o passatempo da viagem..."
  • "Água mineral, mineral, mineral, direto da fonte, é um real ou troco na sua integração A, mineral, mineral..."
  • "Veneno pra matar rato... Mata, seca e não fede..."
  • "Desculpem-me atrapalhar sua viagem, mas eu e meus filhos não almoçamos nada hoje (são 5:30 da manhã), e..."

[editar] Estações principais

Estação Joana Bezerra
  • Recife - Você tem que usar um mapa para ir da entrada até a plataforma. O IBGE ainda está calculando quantos Km² possui esta estação
  • Joana VacaBezerra - Nesta estação é São João todo dia. É recomendável deitar-se no chão ao chegar aqui
[editar] Linha centro
  • Arriando o Barro - É a estação em que fazemos merda respiramos, pois aqui desce a gentalha estudantil e aqueles que vão para a Macaxeira
  • Coqueiral - O ponto onde a linha se divide. É aqui que a gentalha se fode, percebendo que pegou o metrô errado e está indo para Camaragibe ao invés de Jaboatão, e vice-versa
  • Cavaleiro - A estação do aperto. O metrô já está lotado ao máximo, mas os cavaleirenses insitem que dois corpos podem oculpar o mesmo lugar...
  • Jaboatão e Camaragibe - Estação terminal e trem lotado (por dentro e por fora). Preferível poupar o leitor dos detalhes terríveis.
[editar] Linha sul

Demorou aproximadamente 700 anos para ficar quase pronta. Ninguem anda pela linha sul porque não existe nenhum tipo de integração ou algo parecido.

  • Prazeres - Única estação disponível, onde 99% das pessoas que pegam a linha sul vão.
[editar] Linha norte

Essa jamais irá existir.

[editar] Minas Gerais

Ver artigo metrô de Belo Horizonte

Em preto o mapa viário do Metro em Minas Geiras. Foto aérea a 5m de altitude

Quando você for andar no metrô, é melhor trazer um colchonete, pois o tanto que ele demora você pode até morrer esperando tirar uma sonequinha esperando. Os trens de Belo Horizonte são como os trens de São Paulo; isso mesmo, os trens e por isso é tão ruím.

O sistema metroviário mineiro tem sua extensão baseada na própria palavra "Metrô", só que sem a acentuação devida, justamente pelo dom dos mineiros com a palavra. Isto gerou a palavra "Metro" que por sua vez trouxe o tamanho máximo permitido aos trilhos em minas, 1 metro, ou 100 centímetros.

O sistema de trilhos de Minas Gerais é tão extenso quanto o dedo mindinho do Lula. São cerca de 2 cidades interligadas pelo confortável sistema de solavancos sobre trilhos. Depois de briguinhas, marido e mulher se deram bem, ou seja, o Governo Estadual e Federal entraram em acordo e a linha foi expandida quase ao infinito. Ou seja, mais 3 estações foram criadas. Agora os mineiros já podem se orgulhar do "Trem bão sô" que eles têm.

Em 2007, o Governo Federal, em parceria com o BDMG, liberou 3 trilhões de dólares quenianos para o metrô de BH, o equivalente a 8 reais. Com toda essa verba, foram adicionados 20 centímetros de trilhos, o que duplicou o tamanho da Linha 01, trazendo grande alegria e emoção aos belohorizontinos.

A inauguração da Linha 03 (Pampulha - Savassi) está prevista para julho de 3986. Será uma linha moderna, de traçado arrojado, que passará dentro do Mineirão, do aeroporto da Pampulha e do Mc Donalds da praça da Savassi.

Já a Linha 02 (Hospitais - Barreiro) está com as obras adiantadas e deve ser finalizada em Setembro de 2154.

A Dilma já tem ideias para colocar a linha 4, o projeto ligará o Shopping Del Rey até a fábrica da Coca Cola (situada á 5 metros do shopping). Ou seja, maior que a linha total de metrô na capital. Podemos concluir que é melhor ir a pé do que pagar fortuna para o bolso do Márcio Lacerda uma passagem bem barata para andar o equivalente a 17 passos.

[editar] Paraná

Desde a década de 90, a população de Curitiba cresceu mais que o meu pau o dinheiro do R. R. Soares, e o biarticulado virou uma lata sanfonada de sardinhas. O metrô seria a solução, mas os prefeitos vão enrolando a população com ônibus novos, modernos e limpinhos (isto no primeiro dia de atividade, claro). O prefeito Beto Bicha Richa prometeu a construção da Linha 1-Azul apenas para fazer propaganda pra Copa, mas a verdadeira previsão da conclusão das obras é em 2132, isso se o tempo ajudar.

[editar] São Paulo

Telão mostrando os próximos comboios do metrô de São Paulo

Ver o artigo Metrô de São Paulo.

[editar] Rio de Janeiro

Enquanto os acionistas do metrô bebem vinho importado na Riviera francesa, os otários comem porrada dentro do metrô.

Nos vagões do metrô do Rio de Janeiro existe uma quantidade extraordinária de assentos que podem variar de cinco a seis lugares, se você conseguir entrar em um vagão com seis lugares você logo perceberá que cinco são na cor laranja, ou seja, são reservados para mulheres com filhos, mulheres sem filhos, velhinos, deficientes, negros apoiados pelas leis antiracismo, brancos com autorização judicial, empresários cujos carros estão no mecânico, homossexuais, travestis, emos, doutores ou qualquer pessoa que na teoria seja considerada igual mas na prática têm um privilégio extraordinário nisso que chamamos de sociedade, etc. Aos passageiros que pagam passagem resta apenas um único assento que é liberado a todos (afinal a constituição diz que todos somos iguais perante a lei, dentre outras piadas).

Dentre as espécies citadas acima, existem duas espécies de "gente" que são predominantes dentro do metrô: As mães baladeiras e os Justiceiros Valentes. As mães baladeiras são mulheres que abandonam seus filhos de colo para irem para as baladas todos dias, porém fazem questão de serem acompanhadas pelos filhos no metrô. Pode-se pensar que é estratégia para sempre viajarem sentadas, mas não, são apenas mães que amam seus filhos e não podem abandona-los. Exceto no horário das baladas, claro.

Já os Justiceiros Valentes são geralmente suburbanos invejosos que quando não conseguem um lugar para sentar tornam-se verdadeiras feras na defesa das mães baladeiras e são apoiados pela imprensa que ao invés de "imprensar" os acionistas do metrô "imprensam" os infelizes que estão sentados, os Justiceiros Valentes fazem um enorme escândalo e ameaçam agredir e chamar os seguranças para expulsar de dentro dos vagões todos os que estão sentados. O entroncamento do Estácio é a parte mais perigosa do metrô pois você pode ser atropelado pelo estouro da boiada, quero dizer, pelo estouro da gentalha, tanto no sentido "Zona" (literalmente) Norte, quanto no sentido "Zona" (literalmente) Sul.No sentido baixada então, nem se fala...

Portanto se você for masoquista vá para o metrô que você se sentirá em casa, mas se não for assim como eu, dê a sua vida se for preciso, para fugir de andar de metrô.

[editar] Futuro

Graças a Deus, Alá e Jesus Negão, o metrô está fadado ao desuso, já que sua evolução natural, o Aerotrem, está pronto para ser construído. A única coisa que falta é Levy Fidelix vencer as eleições presidenciais, coisa que não deve demorar muito para acontecer, talvez apenas uns 346 anos, já que a população não aguenta mais ter que cheirar o suvaco dos baianos no aperto dos metrôs (que além de apertados, passam em buracos de tatu sem ventilação, que pioram ainda mais a catinga).

[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas