Minaçu

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Minaçu é uma dessas cidades podres do norte goiano que se acham alguma coisa só por ser apontado nas estatísticas como uma das cidades mais ricas de Goiás, o que não quer dizer absolutamente nada, desigualdade social e o fato do Goiás ser um estado pobre contribuem com isso.

Tabela de conteúdo

[editar] História

Panorama de Minaçu.

Lugar fundado em 1950 quando uns fazendeiros perdidos do norte do Brasil decidiram armar um acampamento. Naquele dia bateu uma fadiga e os caras decidiram ficar por ali mesmo, sobrevivendo na base de buchada de capivara.

O tempo passou, e em 1970 foram descobertas diversas minas antigas de índios anões, mineiros miseráveis do Brasil inteiro brotaram na região na falsa esperança de ficarem milionários. Encontraram apenas a opção de um trabalho semi-escravo naquelas minas, até 1976 quando o povoado foi elevado à município.

Atualmente é só mais uma cidade isolada que se acha alguma coisa graças às cidades vizinhas que são um lixo (especialmente as de Tocantins).

[editar] Geografia

Povoado localizado bem no meio do nada, naquela região ali nas redondezas da Chapada dos Viadinhos, a civilização mais próxima é Brasília 1000 quilômetros a sul. A geografia local é reconhecida por sua grande variedade de cavernas e minas.

O clima predominante é o quente pra cacilda.

[editar] Economia

Economia desenvolvida (em relação às cidades vizinhas miseráveis), graças as várias usinas hidrelétricas nas várias cachoeiras próximas. Minaçu vende (extorque) energia para os municípios vizinhos.

As ricas minas de amianto (matéria-prima de pênis de borracha), o mineral é largamente explorado pela empresa Sama, que visa sugar até a última gota de amianto até o dia que abandonará Minaçu na pobreza tal qual qualquer outra cidade mineira do mundo, portanto o status de uma das cidades mais ricas de Goiás não passa de uma ilusão passageira.

[editar] Esporte

A cidade tem lá seus times de futebol que peidam nas divisões de base do campeonato goiano. CRET e Minaçu EC, realmente não merecem menção.

[editar] Turismo

A cidade de destaca pelo seu ecoturismo, a Chapada dos Viadinhos está logo ali, gente do Brasil inteiro visita lá para acampar e procurar extraterrestres. Em Minaçu destaca-se a Lago de Serra da Mesa que fica escondida em algum lugar no mato, há lagoas mais populares e próximas, artificiais criadas graças a barragens e usinas que agrediram permanentemente o ecossistema local, mas criaram essas piscinas legais conhecidas pelo entulho de lixo, restos vegetais e esgoto, por isso o sistema de saúde local sofre com surtos de doenças de pele e digestivos.

v d e h
GOIÁS
BandeiraGoias.JPG
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas