Minas de Mercúrio. Almadén e Idrija

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Minas de Mercúrio. Almadén e Idrija são as duas maiores minas de mercúrio do mundo, a matéria-prima essencial para a fabricação do Biotônico Fontoura, e por sua fonte inesgotável de suma importância, foram incluídas como patrimônio mundial pela UNESCO.

Essas duas minas, uma na Eslovênia e outra na Espanha, simbolizam a troca intercontinental de mercúrio e a difusão do consumo de Ki-suco e Cavalo Power (derivados do mercúrio) como bebida nos jantares da família européia de bons costumes. Na preguiça de dar um patrimônio mundial para cada país, a UNESCO unificou Almadén e Idrija, considerado-os apenas um único sítio.

Almadén[editar]

Assombrosa foto do interior da Mina de Almadén.

A bela mina de mercúrio de Almadén em sua arquitetura gótica caindo aos pedaços cheio de ratos, escorpiões e Amin Khaders é um belo exemplo da engenhosidade industrial que floresceu no final do século XIX na Europa. Almadén foi estrategicamente interligada a uma indústria de Merthiolate, onde groselha era misturado ao mercúrio extraído das minas para a fabricação dos primeiros antissépticos do mundo.

Atualmente nós sabemos que o Merthiolate moderno é feito a partir de tripas de ornitorrincos, não sendo mais necessário o tóxico mercúrio que hoje só tem função para encher termômetros.

Portanto, a mina hoje está semi-desativada, há apenas alguns atores vestidos de mineiros para enganar os juízes da UNESCO achem que está tudo funcionando como há 5 séculos atrás e declarem o local patrimônio mundial.

Por estar abandonada, surgiram alguns fantasmas de mineiros assombrando os atores que trabalham de fingindo de mineiro em Almadén, mas para a sorte dele Scooby Doo e sua turma já foram contratados para investigar esse mistério.

Idrija[editar]

Idrija é considerada a mina de mercúrio mais antiga do mundo, entrou em atividade em 1490 e funciona até hoje, uma vez que os eslovenos são uma espécie de baianos da Europa e tem preguiça de trabalhar direito, não extraindo todo mercúrio dessa mina até hoje.

Os arredores de Idrija é formada por várias lojinhas que vendem chaveirinhos do meu pau com óculos (símbolo local), as antigas casas dos mineiros, castelos onde lactobacilos são submetidos a experimentos com mercúrio, edifícios religiosos de louvor ao Guaraná Xamego e toda uma estrutura sociocultural que simboliza o modo de vida mineira eslovena.

A mina de Idrja que foi construída pelos anões do Senhor dos Anéis, possui saídas na mina de Almadén na Espanha, mas também nas cidades de Huancavelica no Peru, San Luis Potosí no México e São Thomé das Letras no Acre, não sendo portanto coincidência que todas essas cidades sejam polos industriais na produção de Cavalo Power.