Movimentos sociais

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nazifascist.jpg

Este artigo foi tomado por Fascistas.

Na Itália e na Alemanha, os Camisas Negras e Pardas amam o Fascismo e exterminam você,

seu comunista!
Eneas.jpg
AVISO IMPORTANTE:

Politicagem aqui não, cazzo!

A Desciclopédia é um site de humor, portanto NINGUÉM aqui se importa com sua opinião panfletária sobre o José Dirceu, o José Serra ou o Louro José. Seja engraçado e não apenas idiota.


Cquote1.png Na verdade, nós só queremos igualdade nos direitos. Nos deveres, não queremos. Cquote2.png
Feminista falando a verdade sobre o feminismo
Cquote1.png Ui, na verdade, biba, nós só queremos igualdade nos direitos ao acesso a mais saunas e ao joystick do Nintendo Wii. Nos deveres, não queremos. Cquote2.png
Ativista gay falando a verdade
Cquote1.png Ae, truta! Na verdade, nós só qué igualdade nos direitos de fazer um rap e rodopiar no chão. Nos devê, não queremos. Cquote2.png
Ativista do movimento hip-hop falando a verdade

Os movimentos sociais são organizações criminosas que se escondem atrás de bandeiras como a liberdade, a igualdade, e a fraternidade para grupos minoritários e/ou sem grande poder político como as mulheres, os negros, os gays, a Vovó Mafalda, os sem-terra, o capitalismo ou defendem causas esdrúxulas como o vegetarianismo ou a difusão do sistema operacional Windows XP. Geralmente são compostos por líderes intelectuais que manobram todos os outros militantes visando seus próprios interesses ideológicos.

Os movimentos sociais argumentam que defendem os ideais da sociedade quando, no fundo, defendem os ideais de seus próprios líderes, geralmente pessoas da classe média que nunca passaram por dificuldade alguma na vida, que pretendem fundar ONGs e mamar nas tetas do governo até não poder mais, ou seguirem a carreira política, elegendo-se com votos dos meliantes militantes que manobravam.

Tabela de conteúdo

[editar] Origens

Na parte ocidental desse planeta azul do sistema solar, os movimentos sociais tiveram origem na época da democracia grega. Platão, o pupilo número um de Sócrates, foi o criador do Movimento da Caverna de Platão: tratava-se de um movimento em que os militantes frequentavam cavernas escuras, estreitas e apertadas, muitas vezes sem vaselina, em diversos pontos da Grécia. Nelas, eram invadidos pela volumosa sabedoria dos filósofos que, muito gentis, sempre procuravam cobrir a retaguarda de seus discípulos naqueles tempos difíceis. Era um movimento cujos membros eram todos do sexo masculino – portanto, o primeiro movimento social que se tem noticia foi um movimento gay.

No Brasil, os movimentos sociais começaram a pipocar, junto de ONGs sanguessugas extremamente honestas, com o fim da ditadura militar, lá pela década de 80. É nesse cenário, também, que vemos nascer pragas políticas atuais como o PMDB e o PT, maior celeiro de militantes da política nacional, que quando aprendem o suficiente do discurso e querem virar messias fundam um partido inexpressivo, como o PSTU, o PCO ou o PSOL. Outros partidos, como o PSDB e o PFL DEM, não têm movimentos sociais, apenas movimento de capital.

[editar] O militante

É fácil reconhecer um militante social pelo seu discurso e pelo seu comportamento de veiaco. Ele tende a reproduzir sua ideologia, a pregar que todos devem ser como ele e a taxar os que discordam dele da pior maneira possível.

Assim, um militante dos sem-terra se veste de vermelho, é barbudo, carrega uma foice (dizendo que é para simbolizar a agricultura quando, na verdade, é uma arma para invasões), defende a reforma agrária como a salvação brasileira e única forma de resolução das desigualdades sociais existentes. Aqueles que se opõem ao que ele diz são carimbados de liberais, neoliberais, latifundiários, conservadores de extrema direita ou conservadores do sistema capitalista cruel e desumano.


Feminista após beber umas cervejas a mais na festa do curso de Ciências Sociais...

Já o (ou seria a?) militante feminista se veste como um homem, é barbuda, feia, defende a igualdade dos sexos como resolução das desigualdades sociais existentes. Aqueles que se opõem ao seu discurso são carimbados de machistas, neoliberais, liberais ou conservadores do sistema capitalista cruel e desumano.


No caso do militante do movimento negro, esse se veste com uma camiseta escrito 100% negro (entretanto reclama de preconceito racial na justiça quando alguém veste uma camiseta escrito 100% branco) ou então usa roupas com as cores da bandeira da Jamaica. Há ainda a possibilidade de se vestir como um rapper (como uma prova de mau gosto). O militante do movimento negro defende a igualdade das raças como a única forma de resolução das desigualdades sociais existentes no país. Aqueles que se opõem ao seu discurso são carimbados de racistas, liberais, neoliberais, ou conservadores do sistema capitalista cruel e desumano. Henrique Mecabô é um exemplo de pessoa que optou pelo feminismo.

[editar] Discurso Militante básico

Os militantes, apesar do grande número de ideologias que defendem, tendem a apresentar discursos que, estruturalmente e funcionalmente, são semelhantes. Eis um exemplo de discurso do Movimento Feminista:

Cquote1.png A sociedade brasileira viveu anos e anos de dominação do gênero masculino. Isso impossibilitou que as mulheres tivessem acesso a educação, saúde, emprego e moradia nas mesmas proporções que os homens. Por essa razão, faz-se necessária uma mudança na ordem das coisas que contemple os diversos gêneros existentes. É necessária uma revisão no modo como a sociedade trata as mulheres na mídia, na educação, no mercado de trabalho e nos ringues de boxe. Políticas especiais que facilitem o acesso da mulher a esses meios devem ser implantadas com urgência, a fim de atingirmos uma sociedade mais democrática e humana. Cquote2.png
'

A estrutura geral do discurso pode ser utilizada pelos militantes gays...

Cquote1.png A sociedade brasileira viveu anos e anos de dominação dos heterossexuais. Isso impossibilitou que os gays, lésbicas e transgêneros tivessem acesso a educação, saúde, emprego e moradia nas mesmas proporções que os não gays. Por essa razão, faz-se necessária uma mudança na ordem das coisas que contemple as diversas tendências sexuais duvidosas existentes. É necessária uma revisão no modo como a sociedade trata os gays na mídia, na educação, no mercado de trabalho e nas saunas. Políticas especiais que facilitem o acesso gay a esses meios devem ser implantadas com urgência, a fim de atingirmos uma sociedade mais democrática e humana. Cquote2.png
'

...pelos militantes negros...

Cquote1.png A sociedade brasileira viveu anos e anos de dominação dos brancos. Isso impossibilitou que os negros tivessem acesso a educação, saúde, emprego e moradia nas mesmas proporções que os branquelos. Por essa razão, faz-se necessária uma mudança na ordem das coisas que contemple os diversos tons de pele existentes. É necessária uma revisão no modo como a sociedade trata os negros na mídia, na educação, no mercado de trabalho e nos shopping centers. Políticas especiais que facilitem o acesso dos negros a esses meios devem ser implantadas com urgência, a fim de atingirmos uma sociedade mais democrática e humana. Cquote2.png
'

...e até pelos militantes pagodeiros:

Pagodeiros em mais uma manifestação de bom gosto musical e visual pelos seus direitos em nossa sociedade
Cquote1.png A sociedade brasileira viveu anos e anos de dominação de músicas de boa qualidade como o rock. Isso impossibilitou que os pagodeiros tivessem acesso a educação, saúde, emprego, moradia e drogas nas mesmas proporções que os roqueiros. Por essa razão, faz-se necessária uma mudança na ordem das coisas que contemple as diversas pragas musicais existentes. É necessária uma revisão no modo como a sociedade trata os pagodeiros na mídia, na educação, no mercado de trabalho e nos botecos. Políticas especiais que facilitem o acesso dos pagodeiros a esses meios devem ser implantadas com urgência, a fim de atingirmos uma sociedade mais democrática e humana. Cquote2.png
'



[editar] Principais movimentos sociais no Brasil

[editar] Veja também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas