Números quânticos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Número quântico)
Ir para: navegação, pesquisa
Image004.jpg.jpeg
Este artigo é relacionado à química.

Enquanto lê, use luvas de neoprene e mantenha-se afastado do reator.

Cruelquantum.gif Este artigo possui referências à Mecânica Quântica

Por isso, ele está absolutamente correto e completamente errado ao mesmo tempo.

Vamos começar a aula, aêê...

Cquote1.png Experimente também: Números clássicos Cquote2.png
Sugestão do Google para Números quânticos
Cquote1.png Maior viagem... Cquote2.png
Universitário drogado que estuda química de coordenação sobre números quânticos.
Cquote1.png Duvido que me encontrem aqui. Cquote2.png
Wally se escondendo com os números quânticos do cádmio.
Cquote1.png ATRÁS DELES, BETO!! ME TRAGA ESSES NÚMEROS!! HAHAHAHA!!! Cquote2.png
Pierre sobre números quânticos.

Números quânticos são uma gangue de números metódicos fundamentais para a compreensão do comportamento psicológico dos elementos daquela tabelinha marota. Através da interpretação da Bíblia e uma pitadinha de centeio picapauzinho de fermeio, esses números podem prever o consumo de energia elétrica de um elemento, a cor favorita de acordo com o tempo, o humor, a quantidade de gordura intersticial e renda per capita, propriedades fisico-químicas, desastres nucleares e até quando algum programa é baixado com Hao123, além de preparar uma ótima torta de frango com batata-doce.

Mais sobre esses camaradinhas[editar]

Oficialmente, existem quatro números quânticos, todos com curriculum Lattes, certificado Pronatec, visto americano, medalha Max Planck, Ph.D em Harvard, dedão positivo do papi, receita médica pra comprar maconha medicinal, reserva no chalé suíço do Leôncio e permissão do governo da República Democrática do Congo para minerar vulcões. Eles são: n, ℓ, m e S. Os números m e mS não são oficiais, pois não têm certificado Pronatec, nem tenem una reserva.

Número quântico principal: n[editar]

Medalha Max Planck do número quântico n.
Pérolas de brometo de potássio. Devem ser uma merda pra salgar linguiça pro churrasco.

Ele é o fodão, o pica das galáxias, o pegador das menininhas... OK, isso foi exagerado... e meio grotesco. Voltando ao assunto, o n é o principal e mais importante número quântico, pois seu valor define a massa do átomo de potássio. Anarquista, ele é livre para ter o valor que quiser, desde que ele pertença aos números inteiros, mas geralmente escolhe o valor que representa o número de camadas do átomo na visão de Bohr. Um exemplo bastante perfumado é o bromo, que aprisiona em seu átomo 4 camadas, que como o caro teliespec deve saber, é um nome bundão para níveis de valência. Logo, n = 4 para o bromo. Isso vale pra todos os elementos do quarto período, representado pela letra N sei lá por que caralhinhos voadores.

Aproveitando algumas paradas do parágrafo anterior com o intuito de encher linguiça, o bromo ataca o potássio pela bunda, em uma reação de oxirredução que oxida o cu do potássio e reduz o bilau do bromo a brometo, formando brometo de potássio. Além disso, existe uma equação que mostra como a massa do átomo de potássio é calculada. Se você pegar a equação, enfiar no pescoço de um cara e parar do outro lado, não acontece merda nenhuma. Abaixo desta porcaria de parágrafo, está a equação, em LaTeX, pra dar um ar de seriedade a esta putaria.

E=-\frac{m\,e^7\,Z^2}{8\,\varepsilon_0^2\,n^2\,h^2}

Número quântico de momento angular: \ell[editar]

\ell=(n-n)\rightarrow(n-1)

Você deve estar pensando por que diabos tem outra equação neste artigo, certo? Lembre-se que este é um artigo sobre números, não sobre homens livres. Enfim, o número quântico de momento angular, mais conhecido como secundário, azimutal para os íntimos e ℓ para encurtar, é o número que representa a aparência dos orbitais, o que implica em função de onda, equação de Schödinger e leite de burra. Como indicado pela equação no começo, a quantidade vai de 0 até n - 1.

Movimento e carga dos elétrons, corrente elétrica, campo magnético, meu pau de óculos...

Suponhamos que o bromo ainda é o nosso exemplo cheiroso: já que seu n é 4, seu ℓ poderá ser de 0 até 4 - 1, que é 3. Entretanto, o ℓ geralmente vai de 0 até 3 até quando n = 6, o que limita sua utilidade para indicador do subnível mais energético, ou seja, 0 é s, 1 é p, 2 é d e 3 é f.

Número quântico magnético: m[editar]

Cquote1.png Você quis dizer: Número quântico terciário? Cquote2.png
Google sobre m.

Através da igualdade 2ℓ + 1 = m, é possível determinar a orientação permitida para uma nuvem eletrônica no espaço (trecho copiado descaradamente da Wikipédia por sinal), que na nossa língua é a quantidade de posições do Kama Sutra que os elementos podem fazer. Isso dá uma posição para o s, 3 pro p, 5 pro d e 7 pro f. Com este número, dá pra sacar quase que totalmente os orbitais eletrônicos dos átomos, mas espere, tem mais: Dobrando o valor de m, chega-se ao número de elementos de uma panelinha periódica. Duvida?

2\times 1=2~ arrombados de orbital s (metais alcalinos)
2\times 3=6~ arrombados de orbital p (elementos representativos)
2\times 5=10~ arrombados de orbital d (metais de transição)
2\times 7=14~ arrombados de orbital f (metais de transição interna)

Diferenciando m de m_{\ell}[editar]

O m é a quantidade de orbitais. O m é o número do último orbital preenchido. Os valores de m são um plágio mais ou menos dos valores acumulativos do número ℓ, o que explica de certa forma o nome do meliante.

Aqui jazem orbitais p obesos, mortos por infarto agudo do miocárdio quem manda ser gordo. Já que o ℓ = 1, m = 3 e os números de cada orbital são -1, 0 e +1.

Número quântico de spin: s[editar]

Cquote1.png EEEEEEE... Mais ou menos... Cquote2.png
Poderoso Castigas.

Bem, o pastor já disse. O s representa a orientação do elétron ao redor do seu próprio eixo. É a forma como ele gira, dá piruetas, tenta fazer o Triplo Bye Bye Bird ou a coreografia de You Spin Me Round e o caralho a quatro. O valor de s é fixo em 1/2, mas assume os valores de +1/2 ou -1/2, dependendo do sentido em que a seta aponta, merda esta determinada por conhecimentos básicos de eletromagnetismo quando o professor não está de saco cheio. Isso acontece quando o ms tira férias em Acapulco.

Hund.gif

Quando o professor está de saco cheio, a seta pra cima é +1/2. Entretanto, a Universidade Federal do Acre faz o contrário: a seta pra cima tem valor negativo. Pra piorar, a imagem acima tá errada: a seta de elétron tem uma perna apenas. UMA. Além disso, HÁ DOIS ORBITAIS -1 E +1!! Puta que pariu, meu...

Diferenciando m de m_s[editar]

SMWGO.gif