Bartolomeu (apóstolo)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Natanael)
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Para outros significados consulte São Bartolomeu (desambiguação).
Matisyahu20.jpg Cadê o moedinha?

Este artigo é judeu! Ele odeia alemães, foi escolhido por Javé e não come camarão porque é caro e anti-kosher. O autor deste artigo provavelmente é contador e deve estar cuidando da lujinha.

Santaceia.jpg E nomine patris et filii et spiritus sancti!

Este artigo foi criado por um cristão devoto. Ele vai à igreja todos os domingos com o intuito maior de tomar vinho louvar o SENHOR. Se você vandalizar, Jeová Deus te mandará sem hesitar para o inferno!

São Bartolomeu, nome artístico de Natanael, é o mais desconhecido e inútil dos apóstolos. Sempre que você perguntar a alguém o nome de algum apóstolo de Jesus, todo mundo vai falar "João", "Pedro", "Tomé", "Judas", "Tiago", mas ninguém vai lembra do pobre Bartolomeu.

Apóstolo de Jesus[editar]

João vendo Bartolomeu fazer porra nenhuma, e por isso não se deu ao trabalho de narrar esse fato em seu Evangelho.

Na falta de algum Bartolomeu na Bíblia, alguém teve a ideia de inventar que um tal de Natanael era o Bartolomeu. Bem, não que tenha ajudado muito, Natanael também não é essa coisa fantástica de participação, que aliás, aparece uma única vez na Bíblia.

Natanael foi apresentado a Jesus por Filipe, tudo bem ao estilo Poderoso Chefão. Filipe falou à Natanael: "mano! achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, a quem se referiram os profetas. Jesus, o Nazareno, ele anda na água, multiplica peixes, sabe altos truques maneiros!" e Natanael respondeu: "De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Deve ser mais um charlatão" e Filipe: "Vem e vê.". Chegando a Jesus, que era esperto, já falou: "Eis um verdadeiro israelita, circuncisado." e Natanael: "porra, andastes me espionando?" e Jesus: "Sim, te espiono a muito tempo, antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas se masturbando debaixo da figueira." Então exclamou Natanael: "Messias, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel, tu és o supremo voyeur!" (João 1:43-51)

E então Jesus disse: "Natanael, que nome mais feio, seu pai tinha mau gosto heim, a partir de hoje te chamarei de Bartolomeu, teu nome artístico como ajudante de palco, que é o que serás de mim", e assim Bartolomeu tornou-se apóstolo de Cristo.

Bartolomeu no Juízo Final, parecendo um vilão da Marvel, pega sua pele que foi esfolada durante seu martírio.

Bartolomeu era meio discreto, até demais, ele não ficava fazendo coisas para aparecer, como cortar a orelha dos outros, trair Jesus, deitar no colinho de Jesus, ser apedrejado por ser uma prostituta, nada disso, e exatamente por isso é o apóstolo menos citado no Novo Testamento.

A função de Bartolomeu entre os 12 apóstolos era basicamente o de fazer número, sabe aqueles figurantes nos episódios da escolinha do Chaves? Então, representam bem o que Bartolomeu era entre os 12 apóstolos.

Evangelização[editar]

Após a morte de Jesus e aquela choradeira toda, Bartolomeu foi para a Índia evangelizar. Todavia, esqueceu-se que não sabia falar indiano e por isso sua longa viagem foi completamente inútil, tanto que ninguém se preocupou muito em registrar o que Bartolomeu fez na Índia. Pelo menos ele não voltou de mãos vazias, comprou algumas sacas de cravo, canela, açúcar, e pimenta-do-reino.

Martírio[editar]

Ao (tentar) retornar para a Terra Santa, Bartolomeu foi capturado por alguns militantes chechenos na cidade de Derbent, e por insistir nos ideais comunistas de Jesus, então decidiram martirizar Bartolomeu que foi esfolado por uma foice.

O grande ensinamento que a vida de Bartolomeu traz é que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada sem cumprir obras sensacionais, pois não dá para todo mundo ser protagonista. Por isso São Bartolomeu é o santo padroeiro dos figurantes e coadjuvantes.