Neônio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Trioxina e zumbi.jpg Ó O GÁS!!!

Este artigo é gasoso! Ele pode se tratar de algo relacionado a fumaça ou vapor. Antes de ler, use uma máscara protetora, e se você vandalizar, lhe mandaremos para Auschwitz!

Neõn
Néon.jpg
Gás neônio sendo bem utilizado
Símbolo, número Ne, 10
Série Peido nobre
Principal isótopo 20Ne
Propriedades atômicas
Massa atômica Irrelevante
Dureza É um gás
Nível de radioatividade Alta
Nível de toxicidade Nula
Propriedades físicas
Comestível? Não
Inalável? Sim
Posso passar na pele? Irrelevante
Onde encontrar Em motéis
ponto de fudição zero absoluto
ponto de rebuliço zero absoluto
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Médio (te transformar numa Super-Puta)



Neônio é o 10º elemento da tabela periódica, mas longe de ser o último, tratando-se de um gás nobre. Se pobre peida metano, rico peida neônio, porque é chique, é nobre. Este elemento químico é aquele primeirinho abaixo do hélio lá na direita da tabela, tanto faz quantos átomos ou prótons tem, isso não importa a ninguém mesmo.

Características[editar]

O neônio é um gás presente em pequenas quantidades na atmosfera da Terra, mas está aí, sendo respirado por você. Dizem que o neônio é incolor, mas isso claramente é uma mentira deslavada, basta ver o quão coloridas são as lâmpadas de néon. Outra suposição equivocada é a de que o neônio é abundante no universo e que graças a isso também se supõe que é possível criar um gás alucinógeno com base em neônio isolado.

A forma líquida ou sólida do neônio é quase impossível de se obter, o seu ponto de ebulição é de –246 °C e o ponto de fusão de –248,6 °C. Apenas o Hyoga de Cisne e o Kamus de Aquário detêm a técnica de execução aurora que alcança o zero absoluto e torna esse feito possível. Portanto neônio sólido só em teoria.

A obtenção de neônio é feita através da estocagem de vento. Os cientistas pegam o ar, congelam o ar usando os poderes do Sub-Zero, e o que não congelar até -246° C é neônio, então é só pegar o gás, trancar num tubo rarefeito, queimar a rosca, e o neônio sai do armário e assume a sua típica cor roxa.

Aplicações[editar]

O neônio é utilizado para tornar possível a maravilha da lâmpada fluorescente, por isso a lâmpada é cara pra cacete, afinal tem gás nobre ali dentro.

Todavia, o principal uso do neônio, sem sombra de dúvidas, é sua aplicação na fabricação de tubos de néon, que compõem letreiros e sinalizadores coloridos perfeitos para identificar motéis, sex shops, cabarés, prostíbulos, clubes noturnos de strip-tease, boates GSL e puteiros. Sem o neônio nada disso seria possível e esses estabelecimentos ficariam isolados e mal sinalizados.

Mas fora isso, o neônio também é utilizado como gás em receitas secretas de alguns refrigerantes, como Coca-Cola, Grapette e Guaraná Jesus, para aumentar na pessoa que ingerir tais bebidas o teor do número de flatulências e arrotos.