Neftçi Peşəkar Futbol Klubu

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Neftçi Peşəkar Futbol Klubu
Escudo do Neftchi.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Nefetiçi Peşəkar Futbol Klubu
Origem Bandeira do Azerbaijão Azerbaijão- Baku
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Baka Cell Arena
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Azeri
Divisão Premyer Liqası
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Neftçi Peşəkar Futbol Klubu é o principal (acho que por ser o único) time de futebol profissional do Azerbaijão, tão bom que sofre todo ano pra ganhar suado um mísero campeonato azeri, e ainda não ter vergonha na cara de fazer festas de títulos.

História[editar]

Fundação[editar]

O time foi fundado em 1937 na então aldeia de Dáoku, ainda com o nome de Neftyanik FK em homenagem aos primeiros atletas formados do time que eram operários produtores de naftalina ilegal, um produto que fora usado para dopar pugilistas soviéticos de alta performance, especialmente o multi-campeão Dolph Lundgren que injetava o produto azeri direto nas veias. É óbvio que Stalin não toleraria uma indústria junkie desses em Moskow, então ela funcionava na Casa da Mãe Joana, que se localiza em Baku.

Desempenho no campeonato soviético[editar]

A equipe teve apenas três sequências de participações no campeonato soviético. Primeiro jogou dois anos, as temporadas de 1949 e 1950 quando foi um belo de um coadjuvante, exatamente o que os péssimos times russos estavam precisando pra vencer alguém, o problema é que ficando em último aí o time azeri rebaixou. Depois voltou só em 1960, quando ficou na primeira divisão até 1972. No meio desse caminho surgiu aquele que é considerado o melhor time do Neftçi de todos os tempos do campeonato de 1966, quando a terceira colocação naquele torneio de merda fez eles se acharem grandes coisas por terem ganho medalhas de latão pintadas de verniz pra simular bronze. Por último disputou os campeonatos soviéticos de 1977 até 1988 quando ganhou só o troféu de honra ao mérito pelo importante ser competir.

Começo e domínio no campeonato azeri[editar]

Com a criação do campeonato azeri em 1991, o Neftçi passou a se iludir ainda mais que é algum tipo de bom time, pois ele foi logo octa-campeão, vencendo os adversários amadores de seu país (se é que podemos chamar aquilo de país).

A partir de 2010 o Neftçi começou a surgir nos torneios europeus secundários depois que UEFA começou a aceitar times de uma cota de equipes da roça. Óbvio que nessa semi-elite passou a se tornar um time totalmente secundário.

Liga Europa de 2012–13[editar]

Conseguiu eliminar o APOEL na fase preliminar e pela primeira vez na história o clube foi disputar algo realmente interessante e de nível profissional que foi a fase de grupos da Liga Europa. Só não ficou em último porque estava lá também o Partizan, mas o time azeri foi embora sem ganhar nem um joguinho.

Títulos[editar]

  • Campeonato azeri: 8 vezes (1992, 1995–96, 1996–97, 2003–04, 2004–05, 2010–11, 2011–12, 2012–13)
  • CSI Cup: 1 vez (2006)