Neo Cortex

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Este artigo é sobre um(a) chefão!

Não importa quantos loads e continues você usar e o quão viciado você esteja, ele continua acabando com sua raça!

Gaimeouver.jpg


Cortex se achando o maioral com suas bugigangas.

Cquote1.svg Sou melhor que ele! Cquote2.svg
Inlidável Dr. Robotnik sobre Neo Cortex

Dr. Neo Periwinkle Cortex, mais conhecido por Doutor Neo Cortex ou simplesmente Cortex (não o cara do Matrix) é o principal vilão de Crash Bandicoot e também a pessoa que mais se ferra nos jogos do marsupial com problemas mentais, pois mesmo com um robô de 20 metros, o maldito do Crash Bandicoot sempre acha um jeito de foder com as suas invenções que levaram anos para serem construídas, deixando Cortex puto.

História[editar]

Cquote1.svg Esse homem tem hidrocefalia filho? Cquote2.svg
Sua mãe sobre Neo Cortex

Em uma noite numa casa mal assombrada, nasceu Neo Cortex. Sua mãe deu esse nome a ele, pois parecia ser um bebê muito inteligente, já que possuia uma cabeça enorme quando era pequeno e como a mesma não entendia como Cortex falava, então sua mãe pensou que ele teria microcefalia, e para se livrar dele, o jogou na escola mais perto de sua casa e disse que iria voltar para ele, o que nunca aconteceu. Enfim, Cortex veio parar na famosa Academy of Evil em algum lugar pacato das Ilhas Wumpa e nos primeiros dias, Cortex ganhou uma "tatuagem" permanente de sua inicial na cabeça, um singelo N, um resultado de um trote que ficou em sua cabeça até hoje.

Cortex com seus amiguinhos na Academy of Evil, N. Gin, o demente e N. Brio, o furry enrustido.

Logo, Cortex pela sua aparência achava que seria um dos alunos mais populares, mas por sua cabeçona enorme que era maior que seu corpo, Cortex era ridicularizado com comentários irônicos, o que fazia o mesmo achar que era um dos alunos mais populares daquela instituição. Ninguém naquele inferno queria ser amigo de Cortex, sendo que o mesmo achava que todos teriam inveja dele, até que o próprio faz amizade com dois nerdões que também eram inpopulares na Academy of Evil, N. Gin e N. Brio e formam um trio daqueles que passavam facilmente pelas matérias daquela escola.

Isso durou até se separarem com três matérias diferentes, com N. Gin fazendo máquinas robóticas, N. Brio fazendo experiências com poções e Neo Cortex experiências com animais. Em um dia na própria Academy of Evil, Cortex conseguiu fazer sua primeira máquina, o Evolvo-Ray, que poderia transformar qualquer animal em um guarda-costas fortíssimo. O problema é que suas máquinas já davam defeito e acabou mandando seus pássaros Victor e Moritz para um literal inferno, a 10ª Dimensão.

Cortex até tentou usar algumas poções de Brio para tentar esse mesmo efeito, mas uma delas escorregou de sua mão e o líquido foi parar em sua cara, o que fez sua cara virar amarelada, o que fez que Cortex virasse cada vez mais vítima de bullying na escola. O resultado é que mesmo com vários erros, Cortex acabou passando na Academia do Mal junto com Brio e N. Gin. Cortex após sair da tal academia, fica rico vendendo suas invenções e extorquindo dinheiros de ricaços na área e usa sua grana para comprar um castelo em Wumpa Island.

Crash Bandicoot 1[editar]

Cortex antes e depois de cheirar gatinhos.

Como o seu castelo era muito grande, Cortex por amizade convida Brio para morar em sua nova casa, o que o mesmo aceita. Os dois então, usam seus conhecimentos de engenharia para construir uma nova versão do Evolvo-Ray que prestasse. Enfim, Brio tem a ideia de mandar Cortex capturar vários animais para serem experimentos de sua nova máquina e o primeiro sortudo acabou sendo um marsupial, mas a máquina novamente deu defeito e fez que seu futuro general se tornasse doidão de vez.

Cortex e Brio treinam o marsupial para fazer vários testes para fazê-lo tornar atento e passar por vários obstáculos, logo os dois cientistas tem uma ideia de fazer uma máquina de lavagem cerebral para que não ocorresse nada errado, mas é o que realmente acontece e Crash tem a ideia inteligente de pular de um prédio alto para fugir de Cortex e Brio, mas como é um jogo para crianças está tudo bem. Cortex insiste que sua máquina não estava com defeito e tenta usar um canguru como vítima, mas sua máquina deixa o bicho tão chapado que os dois resolvem o chutar para uma cachoeira e passar tempo lá observando as florestas de Wumpa Island.

Para atrair sua primeira invenção, Cortex e seus capangas capturam uma marsupial fêmea, só que novamente dá em merda, mas Cortex consegue impedir a mesma de fugir, o que faz Crash do nada voltar em seu castelo para a resgatar. Chateado com os vários fracassos, Neo Cortex resolve chamar N. Gin para morar em seu castelo enorme para consertar o seu Evolvo-Ray e enfim cria dois mutantes com ajuda de Brio, Koala Kong e Pinstripe Potoroo, que foram os únicos soldados de Neo Cortex que deram certo naquela época. O que não se esperava é que os dois soldados mutantes fossem derrotados por um marsupial com demência, o que irritou ainda mais Cortex.

Cortex tenta dar um fim nisso, mas é derrotado pela sua própria invenção e cai de uma altura alta, mas consegue sobreviver são e salvo pela sua sorte.

Crash 2: Cortex Strikes Back[editar]

Cquote1.svg Agora sim eu vou dominar o mundo! MWAHAHAHAHAHAHAHAHA Cquote2.svg
Doutor Neo Cortex se gabando poucos segundos antes de ser derrotado por Crash

Brio ao ver suas invenções acaba virando um furry doentio e captura outra marsupial fêmea para usar em seus planos e usar o Evolvo-Ray nela para fazer bem inteligente quanto os três doutores, e inclusive fazer a mesma percorrer caminhos ainda mais difíceis compostos por caixas de Wumpa Fruits e de Nitro, mas por esquecer de ligar o modo de controle mental, mais uma vez um bicho acaba saindo do castelo de Cortex.

Cortex volta a pensar em seus fracassos e fica tão putasso por não conseguir derrotar um marsupial com problemas mentais que fica colocando a culpa no N. Brio pelo seu fracasso e resolve abandonar seu castelo para criar uma base espacial e enfim explodir o planeta Terra. Cortex no meio do caminho consegue achar uma nova fonte de energia para isso, os Cristais e expulsa Brio de seu plano, o que causa o mesmo a ficar muito bravo e inclusive contar o plano de Cortex para Crash.

Cortex, como era muito preguiçoso para isso, resolve usar o próprio Crash para coletar os cristais do mapa dizendo que era para parar a poluição, tanto que Crash por ser burro é óbvio que acredita e faz seu trabalho sujo enquanto o mesmo fica relaxando em sua base espacial. Crash, Coco e N. Brio descobrem isso e Crash vai atrás de Cortex no espaço na luta de jogo final mais sem-graça da série, com Cortex voando em pleno espaço sideral e mais uma falha.

Crash 3: Warped[editar]

Cquote1.svg Como eu odeio bandicoots! Cquote2.svg
Doutor Neo Cortex, após tomar na tarraqueta mais uma vez
N. Brio usa seu laser gigantesco para destruir a base espacial de Neo Cortex, que vai parar como um meteorito gigante na Terra e por pura coincidência acaba caíndo na tumba onde Uka-Uka estava preso, o que faz a máscara do mal ser solta de sua cadeia. Cortex naquele momento estava tão longe da terra, porém foi salvo por Uka-Uka, que por gratidão acabou não matando o cientista cabeça de martelo. Cortex acaba trabalhando com Uka-Uka para destruir Crash e seus amigos e Neo Cortex acaba virando "amigo" de outro doutor famoso da série, Nefarious Tropy, embora Tropy ache Cortex um verdadeiro tapado.

Neo Cortex começa primeiramente roubando os mutantes que Brio havia criado para parar o Crash no segundo jogo e diz que são suas invenções e os usa para novamente tentar derrotar o marsupial laranja. Tropy acaba colocando suas baboseiras temporais no meio e tanto Cortex, quanto Tropy e Gin acabam construindo a Time Twister Machine para fazer merdas no tempo. Crash acaba chegando na base de Cortex e o derrota em uma batalha envolvendo os mesmos e suas respectivas máscaras.

No primeiro final, Cortex acaba chorando por ser derrotado mais uma vez, mas Uka-Uka fica confiante por não ser o final verdadeiro do jogo. No outro final, a base de Cortex e Uka-Uka explodem, o que faz misteriosamente Cortex e Tropy virarem crianças por um tempo indeterminado. Como toda maquinaria de Neo Cortex falha, os dois voltam ao normal.

Crash 4: It's About Time[editar]

Cquote1.svg Quando esse cara vai aprender? Eu sempre ganho dele fácil! Cquote2.svg
Crash Bandicoot sobre Doutor Neo Cortex
Após virar criança por vários anos e ficar brigando com Tropy para quem ficava com o Uka-Uka, os dois finalmente viram adultos novamente e ficam presos no meio de nada, até que Uka-Uka resolve usar todo o seu poder para sair daquilo, mas quase morre no processo. Cortex resolve fazer mais um plano envolvendo o tempo e espaço, o que faz chamar a atenção das Quantum Masks. Cortex acaba reatando sua amizade com Nitrus Brio e Cortex acaba se gabando tanto de seu novíssimo plano com parceria do Tropy, enquanto não sabe que doutor de cabeça azul quer tirar o mesmo de seu plano, já que Cortex era um verdadeiro tapado.

Cortex resolve tentar atrasar Crash e Coco no Polo Norte com mais uma de suas máquinas gigantescas, uma máquina que lança trocentos projéteis em Crash/Coco com a adição de um robô lutador que foi feito por enfeite, já que esse não faz nada a não ser ser rebatido em Cortex. Depois de uma longa batalha dependendo do nível do jogador, Cortex é derrotado pela quarta vez e fica chorando no chão pateticamente enquanto Tropy fica rindo de sua desgraça.

Para adicionar esfregar sal em suas feridas, Tropy finalmente têm as bolas de expulsar Cortex de seus planos, o que deixa o doutor cabeção amarelo ainda mais bravo, a ponto de quase falar palavrão em frente de crianças e jovens barbados. Por causa disso, Cortex acaba "ajudando" Crash e sua turma a derrotar Tropy e enfim, impedir seu plano de foder com o espaço-tempo e criando uma nova dimensão onde é considerado um Deus. (onde já vimos isso?)

Depois de estragar os planos de Tropy, Cortex tenta comemorar com Crash, mas tem um novo plano e acaba fugindo com as máscaras quânticas para o cenário do primeiro jogo, mas se descobre que nem o próprio Cortex do passado o suporta e resolve capturar sua versão do passado, mesmo ignorando um possível paradoxo temporal e tenta destruir a invenção de Crash Bandicoot, o que acaba dando muito, mas muito errado. Cortex é pego pelas Quantum Masks e é banido para o meio do nada...onde mais uma vez acha Uka-Uka.

Crash: The Wrath of Cortex[editar]

Cortex, após misteriosamente conseguir sair daquele meio de nada, vai parar em sua outra base espacial e faz se lembrar que Uka-Uka tinha uns amigos chamados The Elementals e os dois acabam soltando as outras máscaras para causar um caos em Wumpa Island, o que deixa Aku-Aku tremendo de medo. Cortex logo teve interesse para usar os elementais em um de seus planos infalíveis e resolve novamente criar um mutante baseado em um marsupial, só que dessa vez um baseado em músculos, chamado de Crunch Bandicoot, que incrivelmente deu certo.

Cortex usa Crunch como energia para as máscaras elementais, mas nem isso dava certo e pela tamanha burrice de Cortex em ficar pistola e destruir tudo em um rage quit, a base espacial de Cortex novamente explode, seu animal de estimação resolve fugir com Crash e seus amigos e Cortex assim como Uka-Uka acabam caindo nas águas geladas do Polo Norte.

Crash Twinsanity[editar]

Cquote1.svg AAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Cquote2.svg
Cortex sobre qualquer coisa em Crash Twinsanity

Neo Cortex lutando contra um dos mais cruéis vilões do jogo. Um exército de abelhas.

Cortex por algum motivo consegue de livrar do gelo e vai parar novamente em Wumpa Island, onde constroi mais uma pistola e resolve espionar a Coco Bandicoot como um verdadeiro tarado e resolve se divertir com ela após acertar um raio paralisador nela e depois rouba as roupas dela para vê-la totalmente nua. Crash, como um verdadeiro burro acredita novamente na "Coco" com uma voz estranha (embora tenha o Aku-Aku do seu lado, que não ajuda nada) e Cortex tenta levar Crash para uma armadilha com vários dos vilões que ele convidou para ver Cortex falhando miseravelmente em mais um plano.

Depois de novamente falhar em derrotar Crash, Cortex possui mais um rage quit e propositalmente tenta se derrubar junto com Crash em uma caverna, onde os dois começam a brigar e ficar rolando nela, o que acontece em toda a fase até se depararem com algumas formigas espaciais com espada que estavam escavando naquele lugar por alguma causa, motivo, razão ou circunstância e resolvem formar uma mini-trégua até sair daquela espelunca cheia de pedras e areia.

Os dois conseguem sair da caverna, até que Cortex se depara com seus dois passarinhos que foram vítimas de seu primeiro experimento, que se tornaram animais inteligentes com poderes comparados ao Thanos. Cortex começa a rir dos passarinhos, até os próprios literalmente tirarem o cérebro de Cortex como se ele tivesse e fazê-lo correr gritando como uma verdadeira menininha chorando. Cortex, não se sabe como (assim como as coisas que acontecem nesse jogo) consegue colocá-lo de volta e resolve se unir a Crash novamente por algum tempo.

Cortex indignado ao ver Crash segurando o vento.

Como se isso já não fosse ruim para Cortex, tende a piorar de vez, Cortex vai para as florestas de Wumpa Island e acaba com uma colmeia em sua cabeça e sendo picado trocentas vezes por abelhas enquanto corre para qualquer direção. Cortex possui sorte de não morrer no caminho e novamente possui a sorte, onde dessa vez aparece o próprio Zé Colmeia para perseguir o Cortex e o mesmo tem que correr de um urso gordo e após conseguir se livrar de várias ferroadas, acaba se deparando com um Papu Papu furioso, já que achava que Cortex iria tentar escravizá-lo e vira oferenda da tribo dele.

Cortex é salvo por Crash e acaba caindo em uma cachoeira, mas como não se sabe como assim como tudo, Cortex foi salvo pela sua habilidade de se teleportar e se encontra com Crash. A dupla enfim para uma estátua que foi rejeitada pelo Digimon que foi reanimada pelos dois pássaros de Cortex, os Evil Twins e mais uma vez Crash salva sua pele de acontecer algo pior. Cortex tem a ideia de ir a mais uma de suas bases, a base que fica no Polo Norte, a Iceberg Lab.

O controle de Cortex não funciona pelo fato do próprio esquecer das pilhas e os dois terão que ir por outro caminho...na verdade apenas Crash, já que Cortex ignora todos os obstáculos até o alto da montanha para evitar a fadiga. O caminho alternativo até sua base gelada usa um desvio onde os dois salvam Uka-Uka, que fica muito bravo por ficar preso novamente e ver Cortex junto com Crash. Aku-Aku convence Uka-Uka a se juntar com os dois pelo fato dos Evil Twins tentarem dominar o mundo antes dele.

Cortex tem o plano de pedir ajuda para o seu maior puxa-saco naquele momento, o N. Gin, que estava em um navio planejando fazer alguma bosta e como o caminho era impossível de chegar rapidamente, Cortex passa por um de seus piores momentos tanto no jogo quanto em sua vida, virar uma prancha de skate para Crash e ficar comendo tanto gelo quanto pedras no caminho, passando por uma de suas piores humihações já vistas. Cortex resolve ficar chorando no caminho enquanto Crash pede a ajuda de N. Gin, o que obviamente não dá certo.

Cortex sendo usado como skate, uma de suas maiores humilhações como um vilão.

Crash e Cortex conseguem os seis cristais para ir para a outra dimensão, mas Coco chega para estragar tudo e Cortex diz que apenas Nina poderia consertar aquilo e Cortex tem novamente a função de passar em sua querida escola novamente para tirar Nina de lá, mas obviamente não possui a permissão de Madame Amberley. Cortex resolve invadir a escola pelos dutos e Cortex novamente passa por outra humilhação constante, ser usado para virar uma lata para abrir passagens, o que não parecia tão ruim até Cortex começar a soltar gases e ficar cheirando mal.

Depois de escapar do Dingodile, que não se sabe como chegou lá, Cortex usa várias passagens para achar sua filha sobrinha Nina Cortex e tenta escapar com ela daquela espelunca, até que Cortex se depara com a própria Madame Amberley, que estava com cara de poucos amigos e tenta mandar o cabeça de martelo para a detenção, mas isso causa a diretora obesa a cair em um chão de ácido. Os três fogem novamente para sua base de gelo e conseguem ir finalmente a décima dimensão.

Cortex mais uma vez é humilhado, só que dessa vez vira skate em um chão de terra e várias rochas, o que é algo muito pior do que aquele monte de gelo e rochas congeladas, só que dessa vez Cortex está tão acostumado de ser humilhado nesse jogo que não se importou tanto. Cortex, por ter uma gameplay ao estilo Cuphead de ficar atirando e fugindo das coisas ao mesmo tempo, é a parte mais difícil (sem bugs) do chefão do jogo. Cortex tenta trair Crash no final e acaba preso no cérebro dele sendo torturado por um tempo indeterminado.

Crash of the Titans[editar]

Com a escassez de Wumpa Fruits e cristais para operar suas máquinas robóticas, Cortex resolve ficar andando por aí em Wumpa Island, onde dessa vez acha mais uma fonte de energia que viria a superar suas antigas, o Miojo Mojo e resolve recriar mais uma vez o seu Evolvo-Ray, onde usa o Mojo para criar criaturas horrendas, mais conhecidas como Titans e também o usa para criar um robozão gigante, o Doominator para destruir o mundo e em seu zepelim, consegue causar um caos perto da casa de Crash, capturando Coco e quase Aku-Aku graças a superforça de Crash que surgiu do nada e tenta distrair o mesmo com um polvo gigante.

Como óbvio, Cortex apanha mais uma vez de Crash e consegue fugir por um milagre. Uka-Uka fica cansado das palhaçadas de Cortex em sempre bolar planos ridículos e executá-los pior ainda e resolve chamar a sua sobrinha, Nina Cortex para acabar de vez com a Wumpa Island e o doutor cabeça de martelo começa a fazer bullying com seu escravo favorito, N. Gin até ser capturado de vez pela própria Nina. Cortex ao restante do jogo faz mais nada a não ser ficar refém de Nina, que toma seu robozão assim como seu mais novo mutante apelão e fica sendo torturado por Nina até o final do jogo, onde a mesma acaba perdendo para Crash e tanto Cortex quanto Nina conseguem fugir de lá. Cortex não aguenta mais ser chacota dos outros vilões do jogo e resolve ser mais malvado no futuro.

Crash Mind over Mutant[editar]

Cortex, enfim volta a Academy of Evil, que estava sem diretor naquela época e resolve tomar aquele puteiro para ele mesmo, virando o novo chefe de lá e ordena todos alunos de lá fazer bullying com a nova aluna que iria chegar lá, volta para sua base e resolve dar uma volta com a Nina Cortex em sua nova máquina aérea, mas tudo isso era uma cilada para própria Nina e resolve chutar-a para a nova Academy of Evil dominada pelo Cortex enquanto o mesmo pensa em usar o Mojo para mais funções (hmm). Depois de um longo tempo, Cortex tem finalmente as bolas de pedir desculpas para o Brio (embora eles tavam juntos em Crash 4) e os dois trabalham em uma nova máquina de lavagem cerebral, o NV.

Seu plano começa a dar certo quando Coco e Crunch colocam o próprio NV, mas o problema da máquina de Cortex e Brio era que requeria um cérebro para funcionar, algo que Crash não tinha e enquanto Crash estava ocupado em meios de trazer seus dois supostos irmãos de volta, Cortex resolve novamente abrir uma base espacial com planos de novamente destuir Wumpa Island e rouba uma das poções de Brio como emergência. Crash finalmente consegue chegar a base espacial de Cortex, que tenta lutar mano a mano contra o Crash, mas como sabia que era um verdadeiro inútil sem suas máquinas ou pistolas, resolve usar a poção de Brio que estava guardada em algum lugar e assim como o mesmo, se transforma em uma criatura bombada que mais se parece um sorvete de casquinha, assim como todos personagens bombados da série. Cortex mesmo assim é derrotado por Crash e novamente foge de lá, onde nunca mais foi visto.

Ver também[editar]

v d e h
Cientistas loucos
Albert WeskerBeakmanCérebroDaniel FaradayDr. BriefsDr. DestinoDr. EvilDr. FrankensteinDr. FrinkDr. JekyllDr. MyuuDr. OctopusDr. RaichiDr. Raio XDr. RobotnikDr. WheeloDr. WhoDr. WilyDra. JúliaDra. Ruína BalísticaEdward NigmaFranjinhaHector HammondHerbert WestHōōin KyōmaHubert J. FarnsworthJames MarcusLex LuthorMaki GeroNeo CortexNikola TeslaNorman OsbornOrochimaruProfessor AmbrósioProfessor DingledongProfessor Elvin GaddProfessor GroßenfibberProfessor GaviãoProfessor HamiltonProfessor KillgraveProfessor PardalWilliam BirkinYumemi Okazaki
v d e h
Doutor, eu não me engano! Neo Cortex é um doutor! sem doutorado... mas é dotô pro povão
Wilyship.gif Abdelmassih - Abobrinha - Afrânio - Albieri - Alan Feinstone - Angela Ziegler - Animal - Baldhead - Bayard - Bias - Birkin - Briefs - Brinquedos - Brundle - Black Jack - Blaine - Blight - Boskonovitch - Brennan - Cain - Caligari - Caramujo - Carla - Dráuzio Varella - Channard - Chapatin - Chipkevitch - Cossack - Destino - Dolittle - Doppler - Drake Remoray - Drakken - Dre - Eirin Yagokoro - Enéas - Estranho - Evil - Farnsworth - Finitevus - Frankenstein - Frank-N-Furter - Giggles - Gordon - Gori - Griffin - Grossenfiber - Grossman - Hakase - Hannibal - Hans Chucrutes - Havanir - Hax - Heinz Doofenshmirtz - Heiter - Hellsing - Herbert West - Hibbert - Hodgins - Hogback - Hollywood - House - Ivan Kintobor - J - Jekyll - Jajáh - Júlia - Kahl - Keflen - Kinsey - Kurosaki - K'Retão - Lelé - Light - Lightman - Loomis - Lorca - Maki Gero - Myuu - Manhattan - Mario - Meia-Noite - Medic - Mengele - Moreau - Mundo - Neo Cortex - No - Norstein - Octopus - Oetker - Olimpo - Osmar de Oliveira - Pepper - Pet - Phibes - Pimpolho - Piroca - Pitanguy - Princesa - Raio X - Raichi - Regal - Robert - Roberto - Roberto Rey - Robotnik - Sensato - Seuss - Shephard - Shepherd - Silvana - Sin - Slump - Sócrates - Steinman - Stone - Chopper - Van Helsing - Victor - Watson - Wheelo - Weil - Wily - Who - Whooves - Witch Doctor - X - Zoidberg