Neodímio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
60px-Bouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Neodímio.

Cquote1.png Você quis dizer: Condomínio Cquote2.png
Google sobre Neodímio
Cquote1.png Tas errado! O Neodímio faz parte de um elemento periódico! Cquote2.png
Nerd chato sobre Neodímio

O neodímio (gr. neo, novo e virgem, dydimos, gêmeo chato) é um elemento químico de símbolo Nd e de número atômico igual a 60 (mais o 9 de eletronico para fazerem um 69) e massa atómica 144,2 u., sendo bem fortinha aquele elemento químico.

Características principais[editar]

Certamente, não é desse Neo que estamos falando.

O Neodímio representa cerca de 18% dos metais do grupo terra rara que ninguém se interessa em usar. O metal tem um brilho metálico, prateado, brilhante; entretanto, sendo um dos metais terra raras mais reativo, o neodímio escurece rapidamente no ar formando um óxido, que lascado expõe o metal a uma oxidação adicional, revelando ser nada mais do que terra velha e endurecida.

A sua história[editar]

O neodímio foi descoberto pelo barão Carl Auer von Welsbach, um químico austríaco que não tinha mais nada na vida no que fazer, a não ser se tornar um pesquisador, em Viena no ano de 1885. Ele separou o neodímio, assim como o elemento praseodímio, de um material conhecido como didímio por meio de análises espectroscópicas. Porém, este metal não foi isolado na forma relativamente antes de 1925, transformando aquilo em terra suja. O nome neodímio é derivado do grego "neos", novo , e "didymos", gêmeo, mas que nãotinha nada haver com aquiele elemento químico periódioco mesmo.

O neodímio, atualmente, é obtido por um processo de troca-troca iônica da areia monazita ( ( Ce,La,Th,Nd,Y ) PO4 ), um material rico em elementos terra-raras, e através da eletrólise dos seus sais haletos, fazendo então uma grande cagada neodímio puro para ser usado.