Neptúnio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Mantenha distância... ALLAHU AKBAR!!!!

Esta página contém elementos bélicos, químicos, atômicos ou bombásticos,
podendo causar um grande estrago no computador (e na mente) do leitor.
Bombanuclear4.gif


60px-Bouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Neptúnio.

Cquote1.png Você quis dizer: Netuno Cquote2.png
Google sobre Neptúnio

Não confunda com Netuno.

Cquote1.png Não, ele é apenas neptúnio, isto não tem nada haver com astrologias! Cquote2.png
Edwin McMillan e Philip Abelson sobre comentário do Google

O neptúnio (português europeu) ou netúnio (português brasileiro) (em homenagem ao planeta Neptuno) ou Afrânio (em homenagens ao papel higienicomuito macios) é um elemento químico sintético de símbolo Np , com número atômico 93 (93 e nada mais do que isto).

Um pouco sobre o Neptúnio[editar]

A sua massa atómica é 237.04826969 u. À temperatura ambiente, o neptúnio encontra-se no estado sólido, pois quase todos os elementos perioódicos daqui são de estados sólido óbvio. É o quarto elemento da família dos actinídios, sendo um dos mais radioativos também esse moleque.

É um elemento metálico, radioativo, prateado, pertencente à série dos elementos de transição interna, embora seja péssimo para ser usado como um vibrador devido a sua forte radiação que nela inibe, sendo o primeiro elemento transurânico sintético. Seu isótopo mais estável, Np-237, é um subproduto de reatores nucleares e produção de plutônio. Pode ser usado na composição de equipamentos para a detecção de nêutrons e como combustível nuclear, mas ela é péssima para que seja usado como parte da bomba atômica (ou não).

O primeiro isótopo de neptúnio foi sintetizado na Universidade da Califórnia, Berkeley por Edwin McMillan e Philip Abelson em 1940, dois químicos que não tinham mais nada na vida no que fazer. O neptúnio é encontrado em minérios de urânio, já que o urânio já é radioativo por natureza.

As suas aplicações[editar]

Por ser rarissimo de ser econtrado esta coisa, ela não possui muita aplicação na verdade, a não ser:

  • Detector de nêutrons: Pode ser usado na composição de equipamentos para a detecção de nêutrons e tesouros escondidos para gentes gananciosas.
  • Arma nuclear (ou não): Em setembro, 2002, pesquisadores da Universidade da Califórnia conduziram programas de pesquisa para o desenvolvimento de armas de destruição maciça utilizando o neptúnio. Criaram a primeira massa crítica nuclear usando o elemento, que se revelou superior ao plutônio ou urânio, mas depois disso foi jogado fora essa descoberta, pois eles não querem criar uma arma com capacidade de fazer a humanidade ser extinta por causa dessa bomba.