Nogometni Klub Olimpija Ljubljana

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Nogometni Klub Olimpija Ljubljana
Escudo do Olimpija Ljubljana.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Nogometni Klub Olimpija Ljubljana
Origem Bandeira da Eslováquia Eslováquia - Ljubljana
Apelidos Zmaji (Os abutres)
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote abutre (por ter pegado os restos do antigo Olimpija
Torcedor Ilustre
Estádio Stroke Stadium
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Esloveno
Divisão PrvaLiga
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Nogometni Klub Olimpija Ljubljana é apenas um time qualquer e sem originalidade da capital eslovena Liubliana. A sua única função é servir de saco de pancadas do tradicional NK Maribor, o único time realmente tradicional da Eslovênia e que precisava de alguém fraco e da capital para ficar vencendo sempre que assim desejasse.

O time tem o nome, cores, jogadores, estádio, torcida e ruindade copiada na cara dura do tradicional NK Olimpija Ljubljana que jogou por 50 anos o campeonato iugoslavo. Estranhamente, o time só não copiou a dívida de 400 milhões de euros do Olimpija anterior, fato relembrado por rivais e comentaristas esportivos. Mas como a Iugoslávia foi comunista até 1991, eles nunca foram acostumados a lidar com termos como "falência" e "dívida", então para eles, se um time de futebol falir, basta fechá-lo, não pagar as dívidas, e começar outro do zero exatamente igual que use o mesmo nome, mesmo uniforme, mesmos jogadores e mesmo estádio.

História[editar]

Fundação[editar]

O NK Olimpija Ljubljana surgiu de maneira bizarra em 2005, após a falência do antigo e verdadeiro Nogometni Klub Olimpija Ljubljana, pegando os restos mortais deste e escondendo num bairro desconhecido de nome impronunciável, o Bežigrad onde havia um campinho de várzea para jogar. Nessa época, como a ideia da cópia ainda não parecia concreta, o nome do clube era apenas NK Bežigrad e começou disputando a última divisão eslovena.

O time seria 4 vezes campeão consecutivas, o que não significaria muita coisa, pois primeiro ganhou a quinta divisão da Eslovênia (sim, isso existe), depois ganhou a quarta divisão eslovena (sim, isso existe), depois ganhou a terceira divisão eslovena (sim, isso existe), e por último ganhou a segunda divisão eslovena (sim, isso existe), pelo visto jogando apenas contra sigo mesmo, pois não é possível haver tantos times naquele paiseco.

A segunda divisão, aliás, o time disputaria já com o nome de NK Olimpija Bežigrad, preparando-se para a cópia definitiva que ainda viria em sua estreia na primeira divisão.

Estreia na primeira divisão e novo nome[editar]

Em 2008, para a estreia na primeira divisão, o time modificaria seu nome para o atual Nogometni Klub Olimpija Ljubljana, imitando o tradicional time de mesmo nome que havia falido em 2004. 99% das pessoas, como são ignorantes, mal sabiam que não era o mesmo clube de antigamente, mas apenas um novato que roubou nome, uniforme e estádio. Os torcedores da capital Ljubljana, carentes de times, acabaram tendo que torcer para essa cópia como se estivessem torcendo pelo original.

Para piorar ainda mais a situação, em 2010, para tentar enganar a todos, foi colocado em seu escudo a data de 1911, mesmo que o time tivesse sido fundado apenas em 2005. Como na Eslovênia não tem leis que proíbam isso, a data foi mantida, e até hoje ninguém pagou a dívida de 400 milhões de euros do antigo Olimpija.

Estreia em competições internacionais[editar]

Graças à ausência de times na Eslovênia, o Olimpija foi convidado a disputar a Liga Europa de 2010-11, quando perdeu logo os dois jogos para o Široki Brijeg da Bósnia, que achou que o time era o velho e tradicional Olimpija e por isso jogaram mais seriamente. Tanto que na Liga Europa de 2011-12 foi sorteado para jogar outra vez com o Široki Brijeg e dessa vez foi bem melhor superando-o. Depois ainda eliminou o Bohemians FC da Irlanda, porque o adversário estava bêbado demais e por fim foi eliminado pelo Austria Wien.

Título esloveno[editar]

Como na Eslovênia só tem um time bom, que é o NK Maribor, bastou o Olimpija Ljubljana ganhar dois jogos deles, que foi assim declarado campeão esloveno de 2015-16, classificado a disputar pela primeira vez uma Champions League.

Títulos[editar]