Nova Trento

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Ponte-HLuz.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

NewBouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Nova Trento.

Cquote1.png De bom aqui só tem essas capelas católicas, pois no resto... Cquote2.png
Um morador sobre a Nova Trento

Nova trento... Lar de mais igrejas

Nova Trento é mais uma das 8 mil cidades brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a 600km no bairro da Puta que Pariu. Sua população estimada em 2006 era mais de 8 mil habitantes.

A sua história

No ano de 1875, período da grande imgração européia para o Brasil para ver se encontravam uma boa terra para se viver sem impostos ou burocracia nenhuma, muitos imigrantes, entre eles italianos, alemães, austríacos e poloneses, desembarcaram no Brasil, onde para as suas decepções não tinham nada o que eles desejavam, a não ser terra infértil.

Os imigrantes tiroleses entraram no Vale do Itajaí juntamente com os colonos alemães e também foram incentivados por Dr. Blumenau que queria se livrar deles. Eram todos trentinos, isto é, de língua italiana e não sabiam porra nenhuma sobre a linguagem brasileira. Em 1892, batizaram a nova colônia como Nova Trento em homenagem à sua região de origem. Ali se formou uma comunidade agrícola e profundamente católica, com o objetivo de se explorar os fiéis para poder ter o lucro por dia, que por sorte deles eram bem ricos aquela terra.

Na atualidade

Atualmente, Nova Trento é o segundo maior polo de Turismo Sexual Religioso do Brasil em virtude das peregrinações de fiéis que vão visitar a cidade onde morou Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, cujo nome verdadeiro era Amabile Wisenteiner (nome italianíssimo!), que é a primeira santa do Brasil, embora nascida na Áustria, que hoje é Itália.

A bandeira de Nova Trento traz as cores da bandeira italiana, embora, como se sabe, a colônia tenha sido fundada quase 30 anos antes do território trentino pertencer à Itália. A grande pergunta é: como imigrantes austríacos acharam melhor adotar a bandeira italiana, apesar de viverem aqui no Brasil?