Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Novacap)
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Apesar do nome, este artigo não trata de um título de Capitalização
Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil
Velhacap
Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil S.A.
Logo companhia urbanizadora da nova capital do Brasil - Novacap.png
Gênero Empreiteira estatal
Ramo Em Obras...
Fundado em 1 de abril de 1956
Fundador Juscelino Kubica
Sede Brasília, Bandeira do Brasil Brasil
Proprietário Herdeiros do Israel Pinheiro
Valor Abaixou e se não fosse o governo...
Sítio
http://www.velhacap.df.gov.br/
® Desciclopédia


A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil que por algum motivo não esclarecido ainda é chamada de NOVACAP, mesmo tendo se passado 245 anos da inauguração de Nova Capital, é uma empresa pública brasileira criada por meio de uma canetada presidencial em 1956 e para nossa infelicidade, existente até os dias de hoje. É a empresa oficial do Governo do Distrito Federal quando se trata daquelas obras recorrentes que todo governo tem de refazer a cada 2 meses, como Operação Tapa-Buracos, assim como tarefas diárias e essenciais para o dia a dia da cidade, como regar plantinhas molhadas em pleno racionamento de água, a poda de arvores dos canteiros centrais das vias e da casa pessoal do governador, etc.

Antecedentes[editar]

Em 1946, o presidente BR-116 outorgou uma das centenas de constituições que o Brasil tinha até então — hoje esse número está na casa dos milhares. Nela, tinha um asterisco miúdo, explicado em letras menores ainda lá nas últimas páginas daquela papelada, que dizia que o Brasil teria de se endividar até o talo, pegar todo o empréstimo que puder no Bird, para construir um oásis no meio daquela boiada, na época a população de Goyaz propriamente dita.

Assim que nosso famigerado JK assumiu (a presidência), ele caiu na pegadinha constitucional que dizia: Desconta no próximo. Sendo assim, o mineiro foi obrigado a obedecer a constituição — sendo o único que fez isso até hoje — e foi lá pegar dinheiro lá fora e imprimir mais dinheiro aqui dentro, para viabilizar aquela idéia esquizofrênica de criar do zero uma cópia da capital americana.

História[editar]

Na imagem, o engenheiro acompanhado do mestre de obras e do pedreiro. Antes do Plano de Cargos e Carreiras, Criado em 2006 todos os funcionários da companhia eram tudo uma coisa só.

Para a criação da capital, Juscelino baixou os decretos, criando uma cidade e seu ecossistema inteiro apenas por meio da boa e velha canetada. Numa de suas rubricas, estava uma lei que autorizava a criação da Novacap, uma empresa que faria de tudo naquela cidade, de viadutos de isopor até grilagem e venda de terras.

Até 1972, a empresa era a responsável por tudo quanto era tipo de coisa em Brasília, desde trocar a lâmpada de um burocrata incapaz até a construção de mega-favelas, esta última que resultou na criação de Ceilândia.

Depois, o democrata Méde cu deu, dentre outras coisas, outra canetada, dessa vez para criar a Terracap, empresa criada das costelas de barro vermelho da Novacap e que faria o processo de grilagem e venda lotes invadidos e parcelados ilegalmente. Com isso, restou a Novacap aquela empolgante função de cortar grama e regar flores nos canteiros pela cidade.

Atualmente[editar]

Funcionários da Novacap fazendo motivante tarefa de capinar pra plantar flozinhas. Muito bonito, se esta não fosse a única coisa feita por essa empresa.

Tendo em vista que a empresa já cumpriu sua função social há muito tempo, não teria motivo nenhum pra ela existir. Como os governos no Brasil são iguais a colecionadores de cartão de orelhão, então já viu. Agora a empresa tem a mesma utilidade pública da Telebrás .

A nível de mercado, a Novacap hoje concorre com desempregados em busca de um pé de meia, biqueiros e com soldados do exército, todos em busca de um descampado com mato alto. O principal diferencial da Novacap é que ela realiza esse serviço de graça, mesmo que de tempos em tempos, além de que em Brasília, os militares ficam reclusos no BGP, não saindo de lá nem num eventual estado de guerra.

Com a crise hídrica do Distrito Federal (2017-2018), a Novacap não pôde mais prestar o único serviço que justifica sua existência: 'molhar plantinhas (que dó). Então sobrou a mesma ceder funcionários para outras empresas e órgãos estatais do DF e, como qualquer órgão público, criar toda semana algum concurso público. Por ser uma empresa medíocre, essas atuações acabam ficando em segundo plano, ficando para sempre lembrada como a empresa dos garis que ao invés de catarem o lixo e carpir matagais, passam o dia todo trocando plantas de canteiros pela cidade.