Oklahoma

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Governador do Oklahoma sorrindo para foto.

Cquote1.png Você quis dizer: Reserva indígena Cquote2.png
Google sobre Oklahoma
Cquote1.png Que lugar inútil, vamos dá-lo aos indígenas que eles param de encher o saco da gente, e de quebra dizemos que somos bondosos com os índios e ganhamos votos de grande parte do eleitorado Cquote2.png
Políticos norte-americanos sobre o que eles realmente acham do Oklahoma e dos índios
Cquote1.png Eu já sabia disso Cquote2.png
Você sobre citação acima
Cquote1.png Homem branco mau Cquote2.png
Touro Sentado sobre Oklahoma

Oklahoma é o nome de uma antiga reserva indígena ao norte do Texas que virou um estado dos Estados Unidos da América. É o lugar nos EUA com a maior concentração de povos nativos do país. Como o homem branco, o homem negro, o amarelo e o vermelho estão sempre brigando por lá, o Oklahoma é um dos estados mais violentos dos Estados Unidos. Geralmente eles descontam a raiva explodindo prédios.

História[editar]

Típicos moradores locais fazendo a dança da chuva durante a estação seca.

Apesar de parecer o contrário, não existiam índios no Oklahoma durante a Pré História. Nessa época, a Era do Gelo havia dizimado a população, tornando o estado um espaço vazio. Com a chegada dos europeus, as nações colonizadoras disputaram esse território não se sabe o porquê, até que o estado parou nas mãos dos Estados Desunidos da América do Norte.

A conquista do Oklahoma foi bastante proveitosa para os norte-americanos. Naquela época, os indígenas, comandados por Touro Sentado, exigiam do governo um lugar onde eles viver como queriam. Assim, os EUA precisavam de um território inútil para abrigar esses caras (Oklahoma). Então eles mandaram todos os índios para o território do Oklahoma, onde eles poderiam caçar, pescar e serem felizes com a natureza, que nem os hippies.

Naquela época, o Oklahoma fazia parte do Texas, portanto não era um estado. Mas em 1900 e guaraná com rolha, o governo decretou a criação do estado do Oklahoma, segundo ele para proteger os povos ameríndios. Na verdade, o que os políticos queriam era ganhar votos dos habitantes do estado, para assim ganharem futuras eleições. O plano revelou-se um fracasso, já que os índios descumpriram o "acordo", só para sacanear o homem branco.

Desde a criação do estado, as tensões entre índios e homens "civilizados" aumentaram. A guerra chegou a tal ponto que um carinha chamado Timothy McVeigh, revoltado com as injustiças, com a discriminação e influenciado depois de ver um filme violento, resolve explodir um caminhão-bomba num prédio na capital. Até hoje acreditam que o rapaz fora contratado por Bin Laden para detonar o tal prédio.

Geografia[editar]

A arquitetura do estado também é especializada em fazer prédios modernos, não apenas aldeias indígenas.

Oklahoma fica no meio do país, naquela região onde você não o que tem por lá. Ao norte do Texas (ou será do [[Novo México?), ele é facilmente reconhecido no mapa por ter um rabinho voltado para a esquerda o oeste. Aquele negócio não é bem um "rabinho", mas por falta de nome melhor para dar a essa parte do estado, vamos chamá-lo de rabinho, ou do que você quiser.

O clima é um dos piores do país, tanto que essa foi a região escolhida para a criação do território indígena[1]. Além de ser quente e deserta, o estado é muito atingido por raios, trovoadas e tempestades. Boa parte da população é formada por bisões, além dos índios. O relevo é composto por uma planície plana.

Economia[editar]

A principal fonte de renda é a venda de machadinhas e típicas armas dos índios. Podem não ser tão boas quanto as armas de fogo, mas é bem mais fácil contrabandeá-las. Além da venda de armas, há a fabricação de objetos indígenas de má qualidade, mas os turistas adoram. Outra fonte de renda mais moderna é a produção de gás natural, extraído do peido das vacas.

Esporte[editar]

Na NBA seu time é o segundo mais freguês do Blazers. O resto são times de ligas menores e minúsculas.

Oklahoma Sooners[editar]

Seu time é formado por um bando de gays, começando pelo Bust do Sam Bradford, ele foi Heisman, mas claro que foi roubado. Este time ganha dos fortes, mas perde pra Tulsa. Daqui a pouco vai perder pra Portland State.

Notas[editar]

  1. Você achava que o presidente daria as melhores áreas para os índios?