Olhar oblíquo e dissimulado de Capitu

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Epitáfio.jpg
Tuberculose2.jpg

Este artigo é relacionado à literatura.

Sua mente atrasada pode não ver sentido algum no que fora escrito aqui.

Cquote1.png Volta o Cão Arrependido... Cquote2.png
Chaves sobre Literatura

Cquote1.png O que isso quer dizer? Cquote2.png
Bentinho com sua carinha de corno mané sobre Olhar oblíquo e dissimulado de Capitu.

Cquote1.png Já decifrei o que a safada quer. Cquote2.png
Escobar sobre Olhar oblíquo e dissimulado de Capitu.


Encara, aí.

Olhar oblíquo e dissimulado de Capitu é a forma como o subconciente de Dom Casmurro descobriu que iria ser corno ao notar a expressão de sua amada Capitu. Mas claro que o consciente do Bentinho não quis dar ouvidos ao seu subconsciente, foi então que anos depois, ele descobriu que esse olharzinho era traiçoeiro mesmo e tinha a capacidade de esconder algo.

[editar] E daí?

Calma bichona! Você mesmo. Isso significa que o olhar das pessoas podem ser reveladores ou não. E nem me refiro aqueles gestos em que as intenções ficam evidentes no meio da cara e não se consegue esconder mas, sim, aqueles que são difíceis de decifrar, tipo o da Capitu, misteriosa mas sem vergonha; aquele olharzinho imprestável podia querer dizer muitas coisas. Uma delas é que, sempre quis dar tanto para Bentinho (o Dom Casmurro), como dar (comer ou dar?) para o Escobar. Também podia querer dizer que queria dar para o Escobar mas não queria dispensar o Bentinho só porque era "tão bonzinho"; podia significar ainda que queria dar para todo mundo mas, também poderia querer dizer: Porra! Por que esses dois não me dividem? Bom, nesse caso os dois seriam cornos mansos mas felizes e o Bentinho ainda poderia comer a mulé do Escobar.

[editar] Mais significados

Esse olhar é mesmo um enigma, porém com um pouco mais de malícia é possível saber o significado dele, questão de observação. Ora, mulher não tem maiores mistérios a não ser na cabecinha do Machado de Assis, pode acreditar, desde as mais velhas até as gurias mais novas, elas são tudo meio parecidas e, Capitu, com o tal do olhar que Bentinho garantiu que ela o fazia desde criança, queria era dar amarrá-lo. Ou seja, ele sim foi um grande mané e deveria não ter se apaixonado tanto, só o suficiente para pegar a Capitu algumas vezes e não se casar, o que teria evitado dividir a esposa sem saber com seu amigão Escobar. Diga-se de passagem que nem podemos culpar o Escobar tanto assim. Ele captou a mensagem do Olhar oblíquo e dissimulado de Capitu, coisa que Bentinho era burrinho ingênuo demais para decifrar.

[editar] Tentativas de imitar

Como esse olhar Capitu atraiu muitos admiradores. Sempre existe a tentativa de reproduzir e assim cheagr um pouco perto dos famosos olhos de ressaca de Capitu. Abaixo segue a galeria dos olhos de ressaca:


Pode ser que essa homenagem da galeria não seja tão digna do olhar oblíquo e dissimulado de capitu mas pode ser que seja do de ressaca.

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas