Oligarquia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Aviso importante: Politicagem aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa com sua opinião sobre o Veganismo, a causa animal ou o PETA. Seja engraçado e não apenas idiota.
A Oligarquia brasileira, até hoje em atividade, em nome dos cubanos brasileiros.

Cquote1.png Sua intenção era pesquisar: Panelinha Cquote2.png
Google dando uma de adivinho com a pesquisa de Oligarquia

Oligarquia é uma forma de governo que resumidamente seria o mesmo que realizar um jantar de pão com queijo do reino para 100 pessoas e dizer "o queijo é só para 5 pessoas". Pois é meio isso: a oligarquia seria quando o governo é exercido por poucas pessoas, e essas mesmas pessoas se alternam no poder por conta própria, seja porque o resto do povo não tem poder nenhum para votar ou por viverem manipulados de alguma forma pela oligarquia para votar apenas dentro do que a oligarquia quer. Filósofos gregos (quase tudo que tem "Quia" ou "Cracia" no meio a culpa é deles) que cunharam esse nome como uma resposta à versões malignas e diabólicas da aristocracia (enquanto a Aristocracia seria o governo dos mais fodas, a Oligarquia seria o governo dos mais filhos da puta pilantras que conseguem por pura esperteza continuar no poder fodendo o resto do povão). Aristóteles usou essa palavra para designar o governo dos fudidos de grana, mas mudou de ideia e decidiu homenagear seu cachorrinho Pluto, mudando o nome para Plutocracia, já que Aristóteles percebeu também que muitas oligarquias não eram necessariamente formadas por caras ricos, apenas por caras espertinhos.

As oligarquias existem à séculos, sempre se disfarçando bem em cada país em que ela se encontra. Exemplo maior são os Estados Unidos, onde existe uma sólida Oligarquia disfarçada sacanamente de democracia, onde apenas DOIS partidos assumem a presidência ou quaisquer outros cargos que existam por lá, até o de cozinheiro da barraquinha do lado do Senado: Democratas ou Republicanos. No Brasil existiu SEMPRE oligarquias, desde que proclamaram a velha república como Musa do Verão 1889. Desse ano até 1930 existiu a Oligarquia cafeicultora, que dominou o país tupiniquim na base de café-com-leite e aí de quem inventasse de querer tomar outro tipo de líquido, pois o voto de cabresto ia puxar o arreio e você ia ficar sem comer seu feno. De 1930 à 1945... bem, aí foi uma autocracia do Entulho Vargas, então nem conta... de 1945 à 1964 houve uma pseudodemocracia, mas era até bem representativa, provavelmente uma das poucas épocas que não houve uma oligarquia organizada. Depois de 1964 foi uma ditadura, ok, mas uma ditadura meio oligárquica, ou não, já que só tinham dois partidos: ARENA e MDB, se bem que só o ARENA dava as ordens no Brasil até 1985. Depois de 1994 o Brasil passou a viver numa nova Oligarquia: Tucanos e Estrelinhas, ambos alternando o poder por pura procrastinação e os outros partidos sempre tentando colar do lado deles pra sugar o que puderem.

Mirror2.jpg Conheça também a versão oposta de Oligarquia no Mundo do Contra:

Espelhonomdc.jpg