Olympique Lyonnais

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Olympique Lyonnais
Escudo do Lyon.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Olympica Fyofónais
Origem Bandeira da França França- Lyon
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Stade de Grelho
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Francês
Divisão Ligue 1
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Cquote1.png Sua intenção era pesquisar: Juninho Pernambucano Cquote2.png
Google dando uma de adivinho com a pesquisa de Olympique Lyonnais
Cquote1.png Dieu Juninho !!! Dieu Juninho !!! Cquote2.png
Torcedor do Lyon sobre Olympique Lyonnais
Cquote1.png Que isso rapaz?! Sou Pernambucano cabra-hômi!!! Dei é o caralho!! Cquote2.png
Juninho Pernambucano sobre Citação acima
Cquote1.png Passer le ballon à Juninho!!! Cquote2.png
Técnico do Lyon dizendo qual é a tática do time.
Cquote1.png Esse clube é uma bosta, Caralho!!! Cquote2.png
Vanderley Luxemburgo sobre Olympique Lyonnais ser o responsável pela sua demissão do Real Madrid

Olympique Lyonnais, mais conhecido como Juninho Pernambucano Futebol Clube (2001 a 2009), é um clube de futebol francês da cidade de Lyon que nunca foi grandes coisas e o motivo de ser mais ou menos conhecido é por dever tudo a um único jogador, que foi o responsável por todos os seus títulos, por um novo estádio, por fazer todos os gols de falta e por tonar o clube conhecido mundialmente (menos ganhar uma Champions League), o Juninho Pernambucano.

História[editar]

Fundação[editar]

O Olympique Lyonnais foi fundado em 1899, e nessa época remota era completamente desconhecido. Na verdade não passava de um time de curling que insatisfeito com a Federação Francesa de Curling que na época planejava banir as vassouras do esporte, a equipe passou a praticar o futebol. Como a França sempre teve um futebol patético, o Lyon não teve dificuldades para chegar na primeira divisão, mas sobre ganhar títulos ou expressão nacional aí já é outra coisa, o time jamais foi campeão de qualquer coisa em seu começo.

Século XX: Os 100 anos antes de Juninho Pernambucano[editar]

O Olympique Lyonnais antes de Juninho Pernambucano, tem uma história repleta de fracassos e derrotas milenares. O clube foi rebaixado centenas de milhares de vezes e em 100 anos de história jamais havia conquistado qualquer título (apenas uma Copa Intertoto de 1997, mas mesmo assim foi apenas em 98 anos de história e o que diabos é "intertoto"?). ALém disso a equipe devia mais que o Flamengo e o Corinthians juntos e tinha a torcida menor que a do Botafogo. Era constantemente humilhado pelos seu rivais na França e ainda assistia o Olympique de Marseille ser campeão da Champions League e até o Stade de Reims chegar numa final de Champions duas vezes. Para se ter uma ideia da vergonha que o clube era, podia-se dizer que o Lyon era o Íbis da Europa.

Chegada de Juninho Pernambucano[editar]

Cquote1.png Toca pro Juninho!!! Cquote2.png
Cquote1.png Pegou a bola? Passa pro Juninho!!! Cquote2.png
Cquote1.png Vai Juninho, marca o número 10!!! Cquote2.png
Cquote1.png Sai que é sua Juninho!!! Cquote2.png
Cquote1.png Bate a falta Juninho!!! Cquote2.png
Cquote1.png Bate o escanteio Juninho!!! Cquote2.png
Cquote1.png Vai pra área Juninho!!! Cquote2.png

Visão que a torcida do Lyon tem de Juninho.

Depois da chegada de Juninho Pernambucano ao clube, o Lyon virou outro clube. Afinal na França basta apenas um jogador bom para fazer a diferença. O lYon conseguiu ganhar 7 vezes SEGUIDAS o campeonato francês (um recorde mundial!), já pensou se fosse aqui no Brasil, vê um Santa Cruz da vida, vencer 7 vezes seguida o Brasileirão??? E não foi "apenas" isso, graças a Juninho o clube ainda faturou:

  • 4 Copas Da frança;
  • 1 Copa da Liga Francesa
  • 7 Supercopa da França
  • 7 fiascos da Liga dos Campeões da Europa

E por aí vai... Além de vários títulos inéditos, o Lyon com Juninho, ainda protagonizou diversas partidas históricas, humilhando clubes como Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Bayern München, Celtic e etc...

Enfim o clube ficou milionário com a venda de cotas de televisão e se reestruturou para se tornar um grande da Europa.

Decadência[editar]

A idade foi chegando e Juninho Pernambucano foi ficando de saco cheio do Lyon e pediu para ser negociado e foi embora com o bolso cheio de grana ir faturar mais ainda na Arábia. Assim sendo, não seria o cone atacante Fred que daria um jeito nesse time, e o Lyon foi esquecido junto com seus tempos de glória, e voltou a perder para tudo e todos franceses com nos seus primeiros 100 anos de história.

Atualmente[editar]

Nem vale a pena falar muito do time atualmente. Virou um reduto de jogadores franceses de origem humilde (leia-se favelados) esperando que algum clube grande europeu os compre, assim como a Sampdoria fez há alguns anos. Não ganham nada desde 2012 e sua maior glória nesses anos todos foi ter chegado a semi-final da Liga Europa em 2017 onde foi escorraçado pelo Ajax mesmo tendo ganho de 3x1 em casa (pra você ver como o time é ruim).

Jogadores importantes[editar]