Oxigênio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Trioxina e zumbi.jpg Ó O GÁS!!!

Este artigo é gasoso! Ele pode se tratar de algo relacionado a fumaça ou vapor. Antes de ler, use uma máscara protetora, e se você vandalizar, lhe mandaremos para Auschwitz!

Twister cópia.jpg Este artigo pertence à atmosfera!

Se você poluir este artigo, vai morrer sufocado pelo efeito estufa, então tome cuidado com vacas voadoras, fuja do Sharknado e não lute contra Temari!

Clique e venha fazer parte de nosso projeto!!
Projeto Desconhecimento

Este artigo de Ciências ganhou nota C, sendo considerado Razoável, podendo melhorar.

Visite a discussão do artigo ou o projeto e Conheça-nos


O oxigênio, do grego oxigenium, oxi de oxítona, genium de Einstein, descobridor do oxigênio, é um gás usado para a respiração. Somente respiração, mas não é pouca coisa. Se faltar oxigênio no mundo, vai faltar gente. E animais. Somente as plantas sobreviverão. Mas as plantas fazem oxigênio. Então se as plantas sobrevivem, a gente também sobrevive, a não ser que a quantidade de plantas seja bem pouca, aí a gente não vai sobreviver. Então, é melhor fazer uma economia de oxigênio, guardar oxigênio no colchão, colocar oxigênio no banco, colocar oxigênio no cofrinho ou fazer uma poupança de oxigênio.

Quando falta oxigênio acontece isso

Utilidade[editar]

E quando há excesso de oxigênio acontece isso

Cquote1.png A função do oxigênio é ser aceptor dos elétrons através do seu potencial de oxidação, que é maior que o do complexo 4 (citocromos a e a3) e evitar a acidose. Além disso, ele permite a formação de ATP. Cquote2.png
Nerd sobre sobre a utilidade do oxigênio

Hm... enfim. O oxigênio serve para a respiração. Eu já disse isso mas é sempre bom relembrar, porque se você esquecer de respirar o oxigênio, é capaz de morrer. Muitos trilhões de seres vivos dependem deste gás para sobreviver. Por sorte o oxigênio não é nobre como o hélio, senão os mais pobres morreriam. O oxigênio só é importante porque o coração precisa usar esse gás como combustível. Quando acaba a distribuição do oxigênio, ou seja, quando a pessoa prende a respiração, o coração dá com os burros na água e fica tonto. Depois de um tempo sem o combustível, o coração pede falência e o corpo todo vai junto. Então acontece a falência múltipla de orgãos.

Quimicamente[editar]

A fórmula química do gás oxigênio é O2O8O4, ou seja, o oxigênio é formado por 2 átomos de oxigênio,é sim. 8 átomos de oxigênio e 4 átomos de oxigênio. O fogo precisa de oxigênio para sobreviver. Agora voltando para a aulinha de biologia, a planta absorve o gás carbônico, chupa o C e cospe o O. Esse O será o oxigênio. Então, quase todos os compostos possuem oxigênio. Um desses compostos é a água. Então, além de respirar oxigênio, precisamos beber também esse oxigênio. Outro composto do oxigênio é ozônio. Precisamos do ozônio para garantir que nossa pele não se transforme em pururuca. Então, somos mais dependentes do oxigênio do que os EUA dependem do petróleo.

Asfixia[editar]

Asfixia é causada quando paramos de absorver oxigênio. Vou fazer um teste para vocês verem quando tempo podemos aguentar sem ar. Vou tapar meu nariz e a boca e esperar um pouco. Não façam isso em casa porque vocês podem morrer e ARRRGHHHH!!! UAAAHHHH.....!!!

SPDF.png
Química inorgânica
v d e h

Funções inorgânicas: Ácido - Base - Sal - Óxido - Hidreto

Grupos funcionais: Hidróxido (OH-) - Hidrogênio (H+ | H-) - Oxigênio (O2-)

Teoria desnecessária que você tem que aprender: Ligação química (Iônica - Covalente - Metálica) - Molécula - Geometria molecular - Simetria molecular - Forças intermoleculares - Agregado iônico

EstruturaAmida.png
Química orgânica
v d e h

Funções orgânicas :- Ácido carboxílico - Ácido sulfônico - Álcool - Aldeído - Amina - Amida - Cetona - Éster - Éter - Fenol - Haleto - Hidrocarboneto · Nitrila - Nitrocomposto - Tiol

Grupos funcionais :- Hidroxila (·OH) - Carbonila (:CO) - Carboxila (·COOH) - Nitrogênio (·N:) - Oxigênio (O:) - Grupo ciano (·CN) - Grupo nitro (·NO2)

Teoria desnecessária que você tem que aprender :- Tetravalência do carbono - Ligação covalente - Forças intermoleculares - Postulados de Kekulé - Isomeria - Ressonância - Ácido-Base de Lewis