Oxigênio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Twister cópia.jpg Este artigo pertence à atmosfera!

Se você poluir este artigo, vai morrer sufocado pelo efeito estufa, então tome cuidado com vacas voadoras, fuja do Sharknado e não lute contra Temari!

Oxigênio
Frascos com oxigênio dentro.jpg
Dois frascos de oxigênio, cada um com 20,946% de oxigênio dentro
Símbolo, número O, 8
Série Pagodeiro
Principal isótopo H2O
Propriedades atômicas
Massa atômica 15,9994(3) u
Dureza nula
Nível de radioatividade Não possui
Nível de toxicidade Altíssima. Causa morte a longo prazo
Propriedades físicas
Comestível? Apenas respirável
Inalável? Só por seres aeróbicos
Posso passar na pele? É inevitável
Onde encontrar ar
ponto de fudição zero aboluto
ponto de rebuliço zero mais absoluto ainda
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói tem que respirar para ser qualquer tipo de super-herói



Oxigênio, do grego ὀξύς (oxys - oxítona) e γόνος (-gonos - genium de Einstein, descobridor do oxigênio) é um gás usado para a respiração de alguns seres, não todos, apenas os mais primitivos. Mas embora sirva somente para a respiração aeróbica, isso não é pouca coisa, pois se faltar oxigênio no mundo, vai faltar gente e animais e somente as plantas sobreviverão. Mas como plantas fazem oxigênio, e se as plantas sobrevivem, a gente também sobrevive, a não ser que a quantidade de plantas seja bem pouca, aí a gente não vai sobreviver mesmo. Então, é melhor fazer uma economia de oxigênio, guardar oxigênio no colchão, colocar oxigênio no banco, colocar oxigênio no cofrinho ou fazer uma poupança de oxigênio.

Segundo algumas pesquisas, todas as pessoas que consumiram oxigênio diariamente acabaram morrendo em algum momento de suas vidas, portanto, não respire.

Alguns consideram o oxigênio uma dádiva, mas outros uma maldição, visto que é inegável que 100% da humanidade é absolutamente quimicamente viciada em oxigênio. As pessoas simplesmente não conseguem ficar meros 5 minutos sem oxigênio que já começam a literalmente morrer e desejar desesperadamente por mais e mais oxigênio. Há registros de pessoas que ficaram mais de 100 anos de suas vidas só respirando oxigênio, por mais que seja este elemento o responsável pela produção de radicais livres no organismo humano, responsável pelo envelhecimento, de movo que sem oxigênio todos seríamos imortais.

Características[editar]

A fórmula química do gás oxigênio é O2O8O4, ou seja, o oxigênio é formado por 2 átomos de oxigênio, 8 átomos de oxigênio e 4 átomos de oxigênio. O oxigênio, portanto, é um gás e recusa-se a escutar metal, nem no zero absoluto ele vira metal, está sempre só no samba e outros estilos musicais mais promíscuos.

O seu alto grau de importância para a natureza vem da sua alta solubilidade em água, afinal é ele próprio que forma a água, então ao ser dissolvido em água cria a água oxigenada, mesmo que a água comum já seja oxigenada, mas a água oxigenada é mais oxigenada ainda que a água comum, por isso tem capacidade de deixar as pessoas com os cabelos com cor de viado.

Já um mito que foi desmentido por todos filmes de Star Wars é que o fogo necessita de oxigênio para sobreviver. Já ficou mais do que provado que é possível acender uma chama no vácuo do espaço sideral. O motivo do fogo atmosférico consumir oxigênio ao queimar é meramente decorativo.

Compostos[editar]

O oxigênio é o elemento químico que mais forma compostos na natureza, sejam inorgânicos ou orgânicos, ele é tipo uma puta rodada dos átomos, todo átomo que se preze já passou a mão, deu uma sarrada ou uma encoxadinha de leve no oxigênio, isso quando não o estupram de vez num gang bang atômico.

Na química inorgânica o oxigênio forma os óxidos, meio pelo qual o oxigênio apodrece as coisas e dificulta a vida de todos os metais que encontrar pela frente. Como o oxigênio é um átomo do mal que só deseja ver a destruição e o decaimento, não aguenta ver uma liga de aço bonitinha e já vai tentar formar o óxido de ferro a todo custo. Isso porque já apodreceu a Terra como um todo, criando dióxido de silício em toda crosta terrestre, um metal absolutamente sem valor.

Na química orgânica o oxigênio também faz suas surubas, sendo a mais vadia dentre todos elementos químicos, topando praticamente qualquer parada. No álcool (R-OH, threesome dando cu pra um e chupando outro), no éter (R-O-R, threesome com dupla penetração), na cetona (R-CO-R, suruba de quatro com dupla penetração e oral), no aldeído (R-CO-H foursome com duplo boquete), no ácido carboxílico (R-COOH, suruba com duas oxigênios em 69-), no éster (R-COO-R, surubas com duas oxigênias em 69 com duplo anal) e em tantos outros compostos. Tudo para criar a vida e sua conseguinte reprodução sexuada.

Utilidade biológica[editar]

Ser humano sofrendo de excesso de oxigênio em seu organismo.

A principal função do oxigênio é ser aceptor dos elétrons através do seu potencial de oxidação, que é maior que o do complexo 4 (citocromos a e a3) e evitar a acidose. Além disso, ele permite a formação de ATP... enfim, o oxigênio serve para respirar. Eu já disse isso mas é sempre bom relembrar, porque se você esquecer de respirar o oxigênio, é capaz de morrer. Muitos trilhões de seres vivos dependem deste gás para sobreviver. Por sorte o oxigênio não é nobre como o hélio, senão os mais pobres morreriam. O oxigênio só é importante porque o coração precisa usar esse gás como combustível. Quando acaba a distribuição do oxigênio, ou seja, quando a pessoa prende a respiração, o coração dá com os burros na água e fica tonto. Depois de um tempo sem o combustível, o coração pede falência e o corpo todo vai junto. Então acontece a falência múltipla de órgãos.

E voltando à aulinha de biologia, a planta absorve o gás carbônico, chupa o cu C e cospe o O. Esse O é o oxigênio, só pr alembrar. Então, quase todos os compostos possuem oxigênio. Um desses compostos é a água. Então, além de respirar oxigênio, precisamos beber também esse oxigênio.

Outro composto nada essencial do oxigênio é ozônio (O3), é graças a ele que a Terra não consegue ser invadida por alienígenas para trazer mais evolução para esse planeta. Por sorte Estados Unidos e China tem trabalhado em conjunto para destruir com a camada de ozônio da Terra. Já fizeram o favor de eliminá-la da Antártica. Agora só resta fazer o mesmo pelos demais continentes.

Asfixia[editar]

A asfixia é uma doença causada quando paramos de absorver oxigênio. Vou fazer um teste para vocês verem quando tempo podemos aguentar sem ar. Vou tapar meu nariz e a boca e esperar um pouco. Não façam isso em casa porque vocês podem morrer e ARRRGHHHH!!! UAAAHHHH.....!!!

Aplicações[editar]

A principal função do oxigênio é auxiliar morte assistida, a denominada eutanásia. Toda vez que alguém se machuca, é atropelado, toma um tiro, sofre um infarto, ou qualquer coisa do gênero, as famílias do enfermo correm para internar seu indesejado parente na melhor UTI da região. É nesses ambientes que máscaras de oxigênio são acopladas às faces dos pobres cidadãos, ventilando-os com todo um excesso de oxigênio que os matarão em questão de dias, depois dirão que foi infecção pulmonar.

Mas para os mais bem humorados, o oxigênio ainda é útil como componente do gás hilariante (N2O), algo que vai precisar respirar para achar graça de artigos de química na Desciclopédia.