Página principal

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindos à Desciclopédia

A enciclopédia livre de conteúdo que qualquer um pode editar.

54 927 artigos · 190 922 imagens

Ajuda

Embaixada

Perguntas

Políticas

Mídia

Contribuir

Artigo em destaque
Cquote1.png Será que estou seguindo o caminho certo ou vou naufragar na formatação? Cquote2.png

Todos já ouviram falar nessa palavra formatação, até os inclusos, mas o que é isso? No melhor sentido da palavra, formatação é o processo de colocar algo num formato apropriado, mas isso não ajudará muito a saber o que é uma formatação, então há a necessidade de formatar esta explicação.

Em enciclopédias wiki, formatar um artigo e deixá-lo menos canceroso, deixando o leiaute a ponto de não fazer os olhos sangrarem. Em informática, ou melhor, em usuarês, formatar um computador é limpar o "Uindos" porque tá muito lento. Porém, formatação é mais que deixar um artigo visualmente agradável ou um computador mais rápido.

Como dito na introdução, formatar é colocar algo num formato preestabelecido (ou não). Na Desciclopédia, por exemplo, formatação é o processo de deixar um artigo qualquer num formato menos porco, isto é, um formato que possa ser visto pelas pessoas sem que estas pensem que foi alguém com severas sequelas cerebrais quem fez o artigo. Este processo, conhecido como wikificação (leia-se uísque fica a ação), é o ato de adaptar um bloco de TL;DR criado por algum ruminante, em algo que os demais seres humanos possam ler quando estiver na aba Ler mostrada no topo desta página. Ou seja, a wikificação é uma formatação do tipo textual, apesar de ter sido feito por meio de um computador.

Formatação também ocorre na produção científica, quando o discente copia alguns textos de sites aleatórios pra fazer seu artigo ou projeto de conclusão de curso, e precisa usar o Word pra aumentar a distância entre as letras e as margens, pra fazer o texto parecer maior.

Senta o dedo no mouse e leia o artigo




Neste dia...


Sabia que...


Imagem do dia
 
Apresentação
Batata desciclo sem texto.gif
Bem-vindo(a) à Desciclopédia, uma (des)enciclopédia escrita com a colaboração de seus leitores. A Desciclopédia é um site de humor debochado e seu conteúdo não deve ser levado a sério. Todas as nossas regras e políticas convergem para um só princípio: ser engraçado e não apenas idiota. É um princípio amoral, mas que implica numa ética subjacente. Significa que, no âmbito da Desciclopédia, só podem ter procedência as críticas que se refiram à qualidade divertida de um artigo. Não tem, portanto, nenhum sentido tentar defender os méritos morais ou artísticos de algo que você gosta (banda, filme, personalidade, programa, game, etc.) e que tenha sido sacaneado num artigo da Desciclopédia. Essas coisas não interessam nem um honorável pouquinho aqui.


Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que não sejam vândalos ou desrespeitem as regras.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar e dar sua apnião.


Comunidade
A comunidade vem crescendo dia após dia. Porém precisamos de mais colaboradores para podermos ampliar o número de artigos em língua portuguesa e expandir, melhorar e consolidar os que já existem.


Projetos irmãos

A Desciclopédia existe graças à entidade sem fins lucrativos Fundação Desciclomídia. A Desciclomídia opera vários projetos em diversas línguas, sempre com conteúdo livre: