Escala de pH

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de PH)
Ir para: navegação, pesquisa
ESTE ARTIGO É SOBRE QUÍMICA

Lembre-se que a KI do ácido etanoico é 1,4.10-7 íons/mol.

Testosterona.png


AAAcido.jpg ESTE ARTIGO É CORROSIVO!!!

Portanto, não o cheire, não o lamba e evite o contato com a pele, olhos e mucosas. Em caso de contato, não provoque vômito, procure ar fresco e lave a porra toda com água corrente em abundância.


Cometinha.jpg Este é mais um artigo com pretensão pseudo-científica, portanto, seu autor é um desocupado mentiroso que não diz coisa com coisa.

Cquote1.png O que significa pH? Cquote2.png
Você sobre pH
Cquote1.png Nem sei... Cquote2.png
Professor de química, física ou ciências sobre significado de pH
Cquote1.png AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!! Cquote2.png
AAAAA sobre pH

Desespero e ódio entre os estudantes, a Escala de pH ou Pê Agá é um tipo de medida invetada por alguns psicopatas cientistas para saber se uma substância é ácida, básica, molhada ou neutra. Foi plagiada criada por acaso na Austrália por um aluno dinamarquês com instrumentos americanos e matéria-prima brasileira para ser usada na Escócia e medir a propriedade de um determinado líquido. Atualmente sabe-se que esa medida era interessada ao escoceses, pois um uísque com pH básico é pior do que um uísque com pH neutro ou ácido.

Tudo começou quando faltavam uns minutos para o intervalo entre as aulas nessa universidade australiana. O estudante estava na aula de química mexendo com líquidos e repentinamente bateu uma fome. Com pressa, pegou o lanche e derrubou o repolho roxo no líquido (meio ácido). Após a explosão ocorrida, reparou que o líquido mudava de cor. Quando foi escovar os dentes, percebeu que a cor dos restos do indicador, que ficou nos dentes (ele comeu o lanche mesmo depois que o mesmo tinha caído no líquido), mudava novamente (meio básico).

E como tinha certo domínio em ácido e base, concluíu que tinha algo relacionado entre o lanche, a pasta de dentes, a cor e toda aquelas coisas. Convidou mais alguns colegas para fazerem troca-troca estudar o ocorrido e chegaram na Escala de pH.

A Escala de pH[editar]

A medida do pH é dividida em cerca de 32 (cuatorze) unidades arbitrárias, correspondendo ao pH 0 (zero) uma solução concentrada de ácido altamente corrosivo (ácidos sulfúrico e perclórico), o pH 7 a uma solução neutra de água a 25°C e o pH 14 a uma solução concentrada de uma base altamente corrosiva (Etóxido de sódio e de potássio). Os valores correspondentes aproximados de outras substâncias importantes (ou não) estão no quadro ao lado.

Substância pH
Ácido de bateria 1
Ki-Suco 2
Coca-cola 3
Pinga 4
Chuva ácida 5
Saliva 6
Água 7
Sangue 8
Porra 9
Sabão 10
Amoníaco 11
Água sanitária 12
Leite de magnésia 13
Soda cáustica 14

Indicadores ácido-base[editar]

Indicadores ácido-base são outros métodos de calcular se uma coisa é ácida ou básica. Pode ser qualquer coisa, contanto que você saiba usar. Abaixo uma lista de objetos, como funciona e como calcular.

  • Repolho Roxo

O Repolho é um dos melhores indicadores pois funciona na maioria das vezes. O Roxo em contato com outras substâncias muda de cor. Isso mesmo! Muda de cor. Não só serve com líquidos mas também com sólidos e até gasosos.
Se você pegar um repolho que seja roxo e jogar em um ácido, o repolho vai sumir mudar de cor. De roxo ficará vermelho. Agora se jogar em uma base, ficará verde. Se você o jogar na água, ficará roxo. Jogando o repolho no chefe, ficará vermelho e depois a coisa ficará preta. Experimente também jogar em outras pessoas substâncias.

Isso mesmo que você leu. O dedo funciona como um indicador ácido-base. Foi descoberta por um funcionário de uma universidade a propriedade indicadora do dedo(Precisa de mais fontes). Esse funcionário havia deixado um copo de pinga51 perto de outros três copos: Um de água, um com uma base e outro com um ácido. Esse companheiro não sabia qual era qual pois todos líquidos eram transparentes e pareciam água, porém estava louco para se embebedar. Tomada a coragem, colocou o dedo no primeiro copo. Esperou um pouco e tirou o dedo. Notou que não acontecia nada e deduziu que era a água.
Pôs o dedo no copo seguinte e percebeu que sentia o dedo diferente. Deduziu que era a base. Colocou o dedo no terceiro copo e o sentiu fervendo. Colocou o dedo no último copo e quando tirou, ficou sem dedo. Deduzindo que o terceiro era o ácido, pegou o último copo e virou em um só gole.

  • Fenolftaleína

Esse indicador é racista, já que só muda de cor perante bases. Nos ácidos ele fica incolor como água, de forma que não presta pra nada. Mas quando é jogano numa base, sai do armário assume uma cor rosa bem carácterística, o que prova a capacidade das bases de dar elétrons com gosto.

  • Tornassol

Apesar do nome esquisito, não é um remédio (não confundir com Tylenol). Esse indicador é o verdadeiro vira-casaca, já que muda de cor quando cai num ácido e troca de novo quando cai numa base. O tornassol muda para a cor vermelha quando está em meio ácido e muda para azul quando está em meio básico, o que prova as tentativas de disfarce desse indicador para não ser corroído atacado pela substância, no entanto, em vão.

Substâncias com valores extremos de pH[editar]

Os efeitos do Ácido Chucknórrico nos tecidos orgânicos.

Embora a escala de pH comporte com certa abrangência quase todos os compostos químicos, ácidos e bases muito fortes podem ter valores negativos e positivos, respectivamente, de pH. Entre eles, citamos:

Valores negativos:

Valores positivos:

Veja também[editar]

Mirror2.jpg Conheça também a versão oposta de Escala de pH no Mundo do Contra:

Espelhonomdc.jpg