Produto Interno Bruto

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de PIB)
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Pobreza Interna Bruta Cquote2.png
Google sobre Produto Interno Bruto

É graças ao crescimento do PIB que as pessoas podem usufruir dos produtos que correspondam à suas necessidades.

PIB, ou Produto Interno Bruto, é um termo de economia que serve pra saber quanto cada país produz de brutalidade, e nesse quesito podemos nos orgulhar o quão alto é o PIB que o Brasil possui. Mas há também quem defenda que o termo se refira à produção de bens e serviços feitos pela população escrava do país. Tudo que o país produz conta para o PIB, pode ser a pamonha que o vovô da esquina vende, pode ser o próprio corpo, e quaisquer outros serviços que imaginar.

Pra que serve esse troço[editar]

A lógica é bem simples: quanto maior o PIB, maior o PIB será, e vice-versa. Se mais do produto X for produzido, mais acesso a população terá ao produto X (ou não), e por isso que sempre se deseja que o PIB cresça (até porque tá todo mundo se lixando pro impacto ambiental causada pela produção). O que importa se o PIB crescer é que as pessoas terão mais acesso aos bens e serviços, pois terão mais produtos à sua disposição, e em teoria isso é bom pois as faz mais felizes e consumistas.

PIB nominal vs. PIB real[editar]

Mas tem um porém, existe a nossa querida inflação, que nos deixa muito alegres toda vez que ela se torna forte e imponente. Portanto, não adianta nada a produção ter subido 8000% se a inflação subir mais de 8000. O PIB nominal nos engana nessa conversa de que cresceu uma caralhada, e aí quando você vê a realidade bruta do PIB real acaba percebendo que você está na merda.

Ver também[editar]