Panthessaloníkeios Athli̱tikós Ómilos Ko̱nstantinoupolitó̱n

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Panthessaloníkeios Athli̱tikós Ómilos Ko̱nstantinoupolitó̱n
Escudo do PAOK.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Panthessaloníkeios Athli̱tikós Ómilos Ko̱nstantinoupolitó̱n
Origem Bandeira da Grécia Grécia- Salonica
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Grego
Divisão Σούπερ Λιγκ
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Panthessaloníkeios Athli̱tikós Ómilos Ko̱nstantinoupolitó̱n (agora você sabe porque o chamam só de PAOK), também conhecido como RAOK PAOK Solun Thessaloniki (ou PAOK de Salônica para os brasileiros) é um dos maiores clubes esportivos da Bulgária. Isso se deve ao fato de ser pior do que os Gavros, vazelos e turcos, então tem que se contentar com a Bulgária mesmo.

História[editar]

Fundação[editar]

O PAOK foi fundado em 1926 por turcos expulsos de Constantinopla depois de deverem 14 meses de aluguel para o governo local. Começa assim a cultura de dever salários para jogadores e dever valores de contratos para parceiros. O escudo adotado traz uma galinha de duas cabeças, símbolo turco, e repare que no alfabeto cirílico grego, está a sigla está RAOK.

Ao longo do século XX[editar]

Por causa dos atrasos de salários constantes e da crise eterna, muitos jogadores atualmente detestam o time. Até o mascote pediu a conta, após ter que vender uma de suas cabeças

Logrou ser um dos times mais inúteis possíveis de todos os tempos. Se Olympiakos e Panathinaikos possui qualidade totalmente duvidosa, o PAOK perde sempre para estes dois, e se ficar em terceiro num campeonato grego já era motivo de comemoração para eles, e assim, nessa coadjuvância toda, que a equipe passou seus primeiros 75 anos de existência. O site do clube diz que o PAOK foi campeão grego de 1976 e 1985, mas na verdade foram apenas duas vezes que ficou em terceiro lugar atrás de Olympiakos e Panathinaikos, posição a que é considerada como título pela diretoria do clube.

Anos 2000[editar]

Continuou sua trajetória de fracassos. Impedido de conseguir títulos, a torcida feita de turcos na Grécia que não torcem pro AEK (ou seja, pouquíssimos) se contenta com vitórias magras sobre o próprio AEK ou a esperança de alguma milagrosa classificação para a Copá da UEFA.

Como ser um PAOKtzi[editar]

De acordo com Jacy Borreaux, autor da Bíblia Galática do Futebol Grego, há vários mandamentos a serem seguidos pela torcida do PAOK. A lista deles está a seguir:

  • Faça uma cirurgia para enxergar somente em preto e branco
  • Tenha uma águia de duas cabeças como bicho de estimação
  • Nomeie o bicho como Koudas, Anastasiadis ou Zagorakis
  • Entrarás sempre pela portaria 4 em qualquer lugar
  • Só há 4 mandamentos porque 4 é um número sagrado para os PAOKtzis.