Paradoxo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Madrugavingança.jpg
Prince machiavelli.jpg

Este artigo é relacionado à filosofia.

Ele segue a teoria do bom selvagem.

Se vandalizar este artigo, o rei vai preferir ser temido!


LuisEspalhaLixo.gif
Este artigo é papo de doido!

Ele pode falar sobre alguma coisa doida, alguém doido, ou foi escrito por um doido. Se você mora num hospício, onde tudo que se tem pra comer é gelatina, é recomendável não ler o artigo. Mas se você é como os nerds da uiquipédia, sem nenhuma gota de doideira, fique à vontade!

Qloco.gif
Exemplo clássico de paradoxo.
Outro exemplo: O paradoxo do homem perfeito.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Contradição.Cquote2.png
Google sobre Paradoxo
Cquote1.pngExperimente também: Ortodoxo. Cquote2.png
Sugestão do Google para Paradoxo
Cquote1.pngExperimente também: Heterodoxo. Cquote2.png
Sugestão do Google para Paradoxo
Cquote1.png Eu, diferentemente de Oscar Wilde nunca fui famoso pelas minhas frases célebres. No entanto, aqui sou citado continuamente. ¿Paradoxal, não é? Cquote2.png
Miguel de Cervantes sobre o paradoxo das citações na Inciclopedia.
Cquote1.png Claro que isso ecziste! Cquote2.png
Padre Quevedo sobre Paradoxo
Cquote1.png A seguinte frase é falsa. Cquote2.png
O malvado paradoxo apontando uma mentira
Cquote1.png A frase anterior é verdadeira. Cquote2.png
O malvado paradoxo apontando uma verdade
Cquote1.png Tostines vende mais por que é fresquinho ou é fresquinho por que vende mais? Cquote2.png
Elma Chips sobre paradoxo
Cquote1.png Que tal se o senhor pensasse na possibilidade de desistir da sua participação no nosso curso aqui do BOPE? Cquote2.png
Capitão Nascimento sobre Paradoxo
Cquote1.png A Novidade é o máximo do paradoxo escondido na areia! Cquote2.png
Gilberto Gil sobre Paradoxo

Esse macaco está tentando resolver um paradoxo porque lhe disseram que lhe dariam uma banana se ele conseguisse. Se lhe dessem a banana descobriria que, na verdade, ele não gosta tanto de bananas. Paradoxal? Mesmo assim, coitado do macaco.

Um paradoxo é uma declaração que parece ser uma verdade, mas depois não é. Ou ao contrário, que parece que é falsa ou contraditória, mas na realidade é tão certa como a validez universal dos conhecimentos que você pode ler nessa enciclopédia. Digamos que um paradoxo é uma frase dessas que, quando você observa por um instante, você se pergunta; "Será verdade?", "Será que não?", "E então, para que que eu resolvo isso?", "E além do mais... Qual é o cheiro das nuvens?"

Também usa-se o termo paradoxo para se referir as contradições lógicas, que vão contra o sentido comum e causam confusão. Um paradoxo pode ser o contrário daquilo que "você considera certo", mas não é exatamente uma mentira. Entendeu? Não? Ótimo, é nisso que consiste um paradoxo. Apesar de que por outro lado, este artigo tentará explicar os paradoxos sem incluir nenhuma afirmação aparentemente contraditória. Queremos fazê-lo tão claro como seja possível, sem jogos de palavras nem paradoxos. Paradoxal, não?

Tabela de conteúdo

[editar] Para que servem os paradoxos?

Os paradoxos, assim como o Sudoku, o Campo Minado do Windows ou a Desciclopédia, são um produto do tédio do ser humano, e assim como esses três não serve para nada. Seu único objetivo é enjoar aquele que os lê, e a tentativa de resolvê-los é uma absoluta perda de tempo. Alguns pensadores, no entanto, acreditam que os paradoxos são uma invenção dos extraterrestres, para nos manter ocupados com besteiras enquanto eles se preparam para dominar o mundo. Isso explicaria a grande profusão de paradoxos que existiram ao longo da história, apesar de que o sucesso dos mesmos só consegue ser explicado pela estupidez dos humanos.

[editar] Paradoxos Famosos

Alguns paradoxos se tornaram mais famosos do que outros, basicamente porque existiram mais pessoas cujo cérebro explodiu tentando resolvê-los.

[editar] Paradoxo do barbeiro

Paradoxalmente, o primo do Tony Ramos tem uma fábrica de cera para depilação.

O paradoxo do barbeiro é um paradoxo que relaciona lógica matemática e teoria de conjuntos. Primo do Paradoxo de Russell, atribuído ao ator Russell Crowe, o paradoxo considera que o emir de um emirado (que é como o rei de um reino, mas em árabe) ordena que os barbeiros de todo o emirado façam somente a barba daquelas pessoas que não conseguem fazer por si mesmas. Então é visitado por um homem que é o único barbeiro da sua cidade e este lhe diz:

Cquote1.png Se eu faço a minha barba, então não preciso ir no barbeiro da cidade, que sou eu, mas se eu não consigo fazer minha barba, então tenho que ser barbeado pelo barbeiro da cidade, que também sou eu. Além disso, como os outros não vêm a barbearia porque fazem a barba sozinhos, estou perdendo clientes e morrendo de fome. Você pode me dar um sanduíche de presunto? Cquote2.png

Solução: O emir pensa durante duas horas sobre como solucionar o dilema, e no final ele resolve o paradoxo matando o barbeiro. SmileySmall.png

[editar] Paradoxo do estupro

O paradoxo do estupro é um paradoxo que se trata basicamente uma péssima ideia igual ao de cima, criado por René Descartes na época em que fumava maconha com Raul Seixas . O paradoxo considera que um presidente (digamos Lula), afim de acabar com os estupros, manda todo país, parar para fabricar apitos contra-estupros(a mulher esta sendo estuprada apita e aciona a policia que consequentemente salva a moça).(Se cria apitos contra-estrupos, logo não vai haver estupradores, consequentemente, você vai virar um Chaves da vida) Todo o país telefona pra ele e fala:

Cquote1.png Nós estamos falidos, além do mais, não tem polícia tá todo mundo apitando pôr aí. Cquote2.png
Toda a população do país

Solução: Se conformar que vão ser décadas para seu país sair do estado do Haiti, e que só um analfabeto para fazer uma merda tão grande dessas.

[editar] Paradoxo do Hotel Infinito

Uma Desciclopédia com infinitos artigos e infinitos usuários... Meu Deus, que pesadelo!

Segundo esse paradoxo, um hotel com infinitos quartos pode sempre receber mais gente, inclusive se estiver cheio. Por exemplo, se os infinitos quartos já estiverem cheios com infinitos hóspedes e chega outro, se é pedido aos hóspedes que se mudem para o quarto com um número mais alto do que o deles, que sempre existirá (já que existem infinitos quartos), o quarto número 1 ficará vazio para o novo inquilino. Até aqui é simples. Agora, se chega dois novos hóspedes, também pode se resolver: Se pede aos que estão que voltem a trocar de quarto, mas dessa vez multiplicando o número do quarto em que estão por dois, ficando suficientes quartos livres para os novos hóspedes.

No entanto, vale se questionar: Os hóspedes não se incomodariam se lhes pedíssemos continuamente que se mudassem de quarto? E se eles se amotinam e roubam todas as bebidas do frigobar? Além disso, de onde arrumamos suficientes trabalhadores para atender infinitos hóspedes? E se todos os hóspedes quiserem a suite presidencial? Existem infinitas suítes presidenciais? E todas tem hidromassagem? Essas dúvidas são as que ficam sem resposta nesse paradoxo.

[editar] Paradoxo do Jiló

É chamado assim porque é tão insuportável como engolir um quilo inteiro de jiló crú. Segundo esse paradoxo, temos a frase Se eu não estiver errado, o mundo vai acabar amanhã, e depois adicionamos que supomos dita frase: Se eu não estiver errado, se eu não estiver errado o mundo vai acabar amanhã. Então, imediatamente, e por arte de magia, a frase é verdadeira e o fim do mundo será amanhã.

Entendeu algo? Não? Nada? E daí!! Acabo de dizer que o mundo vai acabar amanhã, e plantei um pressuposto que implica que essa afirmação é verdadeira, e você tá aqui perdendo seu tempo com uma enciclopédia humorística. Vai fazer alguma coisa útil com o último dia da sua vida! Como praticar o sexo ou brincar de amarelinha.

[editar] Paradoxo da viagem no tempo

Tentar resolver esse paradoxo pode te deixar louco.

É aquele que todos nós pensamos depois de assistir De Volta Para o Futuro (Também aparece em Futurama). Se você viaja ao passado para matar seu avô, então você não nasce. Se você não nasce, não viaja no tempo e não mata seu avô, então você nasce sim, mas então você viaja no tempo e mata seu avô, mas então você não nasce e não viaja no tempo... Bom, acho que deu para entender.

A questão é, com todas as coisas que você podia fazer no passado, você tinha que decidir justamente matar seu avô? Não tinha absolutamente NADA melhor para fazer? Mas que forma de encher o saco, hein!.

Possível Solução: Antes de matar seu avô, tenha certeza de que seu pai já tenha sido concebido. Caso sua avó não tenha conhecido seu avô ainda, faça você mesmo o serviço.

[editar] Paradoxo da Pizza Hut

Esse paradoxo acontece por que não temos personalidade e nos custa ir contra a vontade da maioria. Suponhamos que um avô não tem nada para fazer, ele pensa que os outros estão entediados, e para lhes animar (apesar de que ele está muito bem e tranqüilo em casa), no lugar de lhes propor que façam um sudoku ou leiam um artigo da Desciclopedia, ele diz: Vamos na Pizza Hut. Sua esposa não quer ir, mas ela acha que o vovô tem muita vontade e ela aceita. Seu filho não quer ir, mas ele acha que vai desanimar seus pais, e para não fazê-lo, ele diz que sim. A mulher do seu filho acha que a Pizza Hut tem queijo de má qualidade, mas não quer briga com os três e diz que concorda.

No final das contas, todos vão comer na Pizza Hut apesar de que ninguém quer. Além disso, o queijo da pizza realmente era de má qualidade, e todos terminam mal-humorados e com diarréia. Moral da história: Se você está entediado, não vá comer na Pizza Hut, é melhor ficar em casa assistindo o Faustão. Ou pelo menos fala pro vovô para ir na pizzaria da esquina. Nunca falha.

Possível Solução: Mate o seu avô, vide o item anterior, tomando as devidas precauções.

[editar] Paradoxo dos gêmeos

Um desses gêmeos viajou ao espaço, por isso o da esquerda é mais jovem.

Se um gêmeo viaja pelo espaço e seu irmão fica em casa, aquele que viajou, quando voltar, vai ser mais jovem (segundo um tal de Einstein, que disse que tudo é relativo, incluindo esse paradoxo). O problema não é que um seja mais jovem do que o outro, mas por quê é mais jovem aquele que vai? No final das contas, segundo a teoria da relatividade, poderia ser aquele que ficou em casa quem se mova em relação ao outro. Então não somente um fica mais jovem que o outro, como também o outro fica mais jovem que o um (Não é paradoxal ?).

Solução: O gêmeo mais jovem será aquele que tiver bebido mais suco feito com o maravilhoso Juicer Philips Walita durante o tempo que durou a viagem, já que esse extrator de sucos é melhor do que qualquer teoria de Einstein.

[editar] Paradoxo do Nocaute

No caso de dois lutadores se nocautearem ao mesmo tempo a resposta parece simples: empate. Mas se pensarmos bem, os dois ganharam, pois conseguiram nocautear o outro, mas também os dois perderam por nocaute, e também empataram, sem deixar de ganhar, e nem de perder(?)

Solução: Será feito o teste com os dois lutadores, para ver quem fica mais tempo se equilibrando nas cordas do ringue, e quem conseguir ao menos subir nela será declarado o campeão. Não discuta, a solução é essa e pronto! Se não gostou ligue para (11) 4002-8922 e deixe sua reclamação com Maísa.

[editar] Paradoxo de Nietzsche

Lula sem barba, um exemplo de paradoxo. (Ou não)

Nos contínuos momentos de profunda meditação metafísica que Federico Nietzsche sofria enquanto ia ao banheiro, ele percebeu um grande paradoxo. Se Deus é todo-poderoso, poderia criar uma rocha tão pesada que Ele mesmo não conseguisse levantar? Se fosse todo-poderoso poderia criar a rocha, mas a presença da mesma rocha significaria que ele não é todo-poderoso. Deus ficou sabendo do paradoxo e o resolveu de uma forma exemplar: Ao grito de "ah, quer dizer que é assim?" pôs Federico para carregar rochas tão pesadas que o mesmo filósofo não consegue levantar.

[editar] Paradoxo do Pinóquio

Todos conhecem o Pinóquio, aquele boneco de madeira irritante. Quando ele mente, o nariz dele cresce, correto? E se o nariz dele cresce, é porque ele mentiu. É assim que as coisas são. Porém, imagine se o Pinóquio disser: "O meu nariz vai crescer agora.". O nariz vai crescer ou não?
Paradoxo do Pinóquio incrementado, entendeu?

Bom, pro nariz crescer, ele tem que falar uma mentira. E a declaração dele deveria ser uma mentira, assim o nariz cresceria, como ele disse que faria. Mas como o que ele disse é uma verdade, o nariz dele não vai crescer. Mas era uma verdade? Se ele disse que o nariz dele ia crescer, então ele estava mentindo, não estava falando a verdade, pois se não nariz não cresceria. Mas se ele estava mentindo, logo o nariz dele devia crescer. Porém, se o nariz dele cresceu, é porque ele falou mentira. E se ele falou mentira, então o nariz...

Cquote1.png AH, CALE-SE, CALE-SE, CALE-SE, VOCÊ ME DEIXA LOOOOU...CO!! Cquote2.png
Quico sobre Paradoxo do Pinóquio

Solução: Quebre o nariz do Pinóquio e enfie no cu, assim ele não terá nariz que cresça ou não.

[editar] Paradoxos da Desciclopédia

Outro clássico exemplo

Esses afetam especialmente um site humorístico que parodia uma enciclopédia livre.

[editar] Paradoxo do Homem-Deus

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Paradoxo do Stevie Wonder.


  • Deus é o amor.
  • O amor é cego.
  • Stevie Wonder é cego.
  • Logo, Stevie Wonder é Deus.
  • Disseram-me que Eu sou ninguém.
  • Ninguém é perfeito.
  • Logo, Eu sou perfeito.
  • Mas só Deus é perfeito.
  • Portanto, Eu sou Deus.
  • Mas se Stevie Wonder é Deus, Eu sou Stevie Wonder!!!!
  • E eu sou o amor!
  • Meu Deus, Eu sou cego!!!
  • Não, sou cego!!!!!!
  • Mas posso curar-me com os meus super poderes de Deus!
  • Sou Stevie wonder que não é cego!
  • Mas se não sou cego não sou o amor
  • E se não sou o amor não sou Deus
  • Assim sou só ninguem outra vez!
  • Mas se sou ninguem não sou Deus não me posso curar e assim o ciclo recomeça!
  • Isto vai-se repetir até ao infinito!

Cquote1.png Só sei que nada Sei Cquote2.png
Sócrates

Isto é um paradoxo, pois você sabe que não sabe de nada, mas saber que você não sabe nada, exclui o fato de você não saber nada.

[editar] Paradoxo do Mentiroso

Imaginemos que eu escrevo na Desciclopédia: "Essa afirmação é falsa, assim como todo o conteúdo da Desciclopédia". Se a afirmação é certa, então é correta, e pelo tanto falsa, mas se é falsa, então é certa. Conclusão: todo o conteúdo da desciclopédia é certo, incluindo essa frase.

[editar] Paradoxo dos Clichês

O resultado de um paradoxo.

Se os clichés Desciclopédicos sobre o Padre Quevedo e Chuck Norris invadem a desciclopédia, então são combatidos, apagando-os de muitos artigos para que seu número diminua. Mas se eles são apagados, então deixam de ser uma piada comum e repetitiva, e portanto deixam de ser clichês. Se eles deixam de ser clichês, já não devem ser combatidos e pelo tanto não devem ser apagados. Então, ao não ser clichês, deveriam ser apagados da lista sobre os clichês desciclopédicos, mas já dissemos antes que não devem ser apagados por que já não temos que combatê-los... AAAA

[editar] Paradoxo de Chuck Norris

Se hipoteticamente existissem dois Chuck Norris (isso só poderia acontecer se o próprio Chuck decidisse se clonar) e começassem a brigar, quem ganharia? Um não poderia ganhar por que o outro perderia, e Chuck Norris nunca perde, mas Chuck Norris sempre ganha, então o outro teria que perder, então Chuck ganha do outro, mas não poderia ganhar já que o outro perde, mas deve ganhar.....

[editar] Paradoxos breves

Sarney sem bigode: outro paradoxo: ou não
  • É proibido proibir.
  • Você tem uma missão: sua missão é não aceitar a missão. Você aceita?
  • Não leia essa frase.
  • Violência nunca é a resposta. Mas e se você perguntar: "O que nunca é a resposta?!"
  • É uma lei que todas as leis devem ser rompidas.
  • Se você só pudesse responder com "sím" ou "não" a essa pergunta, e você respondesse a verdade, a sua resposta a essa pergunta seria "não"?
  • Zero é nada, mas como pode ser nada, se é um número e um número é algo? Então, zero é algo, mas zero não era nada? Nada é algo?
  • Um muro que tem um cartaz que diz "É proibido colar cartazes neste muro"
  • Um filho mais velho que o pai
  • Professora: PARE DE FALAR NA MINHA AULA, GAROTO!

Aluno:...

Professora: Agora responda, quanto é 2+2?

Aluno: É quat...

Professora: EU DISSE PRA VOCÊ NÃO FALAR NA MINHA AULA!

Aluno:....

Professora: ME RESPONDA, SEU IDIOTA!

Aluno: MAS VOCÊ DISSE QUE....!

Professora: CALE A BOCA!!!

(E o ciclo se repete)

  • Quem perder o jogo, vence!

Mas se a pessoa perder, então ela vai vencer... Mas se ela venceu, isso significa que ela perdeu, pois quem vencer perde. Se a outra pessoa vencer, ela perde. Então ela venceu! Mas assim, ela acaba perdendo... Quer saber, foda-se essa merda. Quem vencer vence.

  • Um paradoxo semelhante ao paradoxo acima: Tem duas pessoas jogando, O Fulanilson e o Beltranilson. Se der empate, o Fulanilson vence, mas se não der empate, de qualquer jeito o Beltranilson vence, mesmo se o Fulanilson ganhar.

DEU EMPATE! Então o Fulanilson venceu. Então isso significa que ele perdeu, pois ele vence se der empate, então o Beltranilson perdeu, o que significa que não deu empate, então ele venceu e o Fulanilson perdeu. De qualquer jeito o Fulanilson perde.

  • As palavras tem poder. Mas e se eu disser que elas não tem poder? Logo, elas iriam deixar de ter poder, pois elas tem poder de virar realidade, mas aí elas iriam deixar de fazer isso a partir do ponto que eu falei que elas não tem poder, contrariando a frase, e criando um paradoxo.
  • Um muro tem escrito "É proibido escrever neste muro", mas a pergunta é: como eu posso fazer entender que não vou escrever nesse muro?
  • Por quê "tudo junto" se escreve separado, e "separado" se escreve tudo junto?
  • Por quê você bota a calça e calça a bota?
  • Por que a palavra pequeno é maior que a palavra grande?
  • Queijo suíço tem buracos. Quanto mais buracos, menos queijo. Quanto mais queijo, mais buracos. Logo: Quanto mais queijo, menos queijo.
  • Um cartaz: "Não pise na grama" - Aquele que não saiba ler, pergunte.
  • Água é um mineral, rocha é mineral, então água é rocha.
  • Um fumodromo onde é proibido fumar.
  • Porque os Flinstones comemoram Natal.

[editar] Paradoxos futebolísticos

Kimi Raikkonen gargalhando: Seria este um Paradoxo? Ou não?

O futebol é um esporte intimamente ligado aos paradoxos. O paradoxo acompanha o futebol desde a sua criação, na Inglaterra, que não foi, de fato, a criação, pois já existia o futebol desde a Mesopotâmia, mas não com o nome futebol....

Alguns exemplos:

  • Um grande cartaz com a frase Dê uma chance à paz em pleno jogo do Flamengo contra o Vasco.
  • Uma placa com a frase Leia um livro na torcida do Flamengo.
  • Uma placa com a frase Futebol, mulher e Rock 'n' Roll, meu Deus como isso é bom na torcida do São Paulo.
  • Uma placa com a frase Sou louco por ti, América na torcida do Corinthians.
  • Hino do Corinthians: Corinthians grande Sempre altaneiro És do Brasil O clube mais brasileiro

[editar] Artigos paradoxalmente relacionados

<center>

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas