Parnahyba Sport Club

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Parnahyba Sport Club
Escudo do Parnahyba.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Paraíba Sport Club
Origem link={{{3}}} Piauí- Parnaíba sem hy
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Piauiense
Divisão Não tem série B naquele estado, senão...
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Parnahyba Sport Club é um time de futebol que se acha tradicional, mas que na realidade é só um clube totalmente desconhecido e que ninguém se importa advindo de uma cidade igualmente insignificante, nem mesmo os dois times de Teresina ligam para esse Parnahyba, imagine alguém de fora do estado do Piauí?

História[editar]

Fundação[editar]

Por incrível que pareça, este time foi fundado em 1913, mesmo antes de sequer o Piauí ter sido descoberto pela civilização, algo que aconteceu só em 1988. Existia, porém, pessoas naquela região que não sabiam se eram uma praia do Maranhão ou do Ceará, e que decidiram montar um time de futebol, mesmo que péssimo, seria pelo menos o melhor da região (por ser o único).

O time foi o precursor e fundador da Copa Parnaíba, o qual foi campeão só 7 vezes mesmo sendo o único time semi-profissional da Paraníba, sendo derrotado por equipes semi-amadores de curta existência (times peladeiros criados num fim de semana entre amigos e desfeito na semana seguinte após a conclusão da pelada, como os casos dos campeões parnaibenses Artístico de Parnaíba, International Athletic Club e Sport Club Fluminense).

O que aconteceu de 1941 até 2003[editar]

Após a unificação do campeonato piauiense em 1941, o Parnahyba tornou-se o saco de pancadas dos times da capital, e por 60 anos sua única utilidade foi perder para Ríver e Flamengo-PI. Apesar disso, a meia-dúzia de torcedores parnahybenses afirma categoricamente que seu time tem tradição no estado, só se for tradição de ser derrotado sempre. O Piauí que é um estado que sempre teve carência de infra-estrutura, renda, visibilidade, com o futebol não seria diferente e quase não existem times lá, e mesmo os poucos são como o Parnahyba, existentes apenas para fazer número

O Parnahyba jamais modificou seu nome para o mais correto, o Parnaíba, por preguiça, analfabetismo e por estilo, para demonstrar que o time parou no tempo assim como a forma gramatical de sua grafia.

Tri-campeonato[editar]

Algo surpreendente aconteceu nos anos de 2004, 2005 e 2006, quando o Parnahyba foi tri-campeão piauiense. Seria algo notório se não fosse o fato de ser a porcaria do estado do Piauí onde nem existem times.

Apesar de 3 títulos estadual, disputou apenas a Série C de 2005, cuja participação foi tão insignificante que ninguém sabe contra quem o Parnahyba jogou e de quanto foi goleado.

Bi-campeonato[editar]

Qualquer time peladeiro por aí seria facilmente deca-campeão piauiense, mas não é o caso da ruindade do Parnahyba, que sofreu para conquistar um bi-campeonato estadual, os títulos de 2012 e 2013. A prova de que o nível da equipe é algo entre irrisório para desprezível é que em sua participação nas Copas do Brasil de 2013 e 2014 apanhou respectivamente de 3x1 para um falido ABC e depois 5x1 para um falido Ceará que disputaria o ano inteiro não rebaixar para Série C.

O time era tão ruim que sequer foi escalado para jogar a Série D de 2012, e após reclamar deixaram ele jogar a Série D de 2013, tudo para perder a vaga para um time de pequizeiros, o Gurupi EC.

Títulos[editar]

  • Eliminações-relâmpagos na Copa do Brasil: 4 vezes