Parque Histórico Nacional de L'Anse aux Meadows

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.
Cquote1.png Cristóvão Colombo nada!! Quem descobriu a América foram os vikings Cquote2.png
Professor de história sobre L'Anse aux Meadows

O Parque Histórico Nacional de L'Anse aux Meadows é um conjunto habitacional bárbaro na Terra Nova, Canadá, mais conhecido como Vinland, ou Aonde o Leif foi.

Nomenclatura[editar]

A Saga viking na América.

O nome original da vila é Grotta av Vandmand (Caverna das Medusas), mas como hoje quem vivem no local são canadenses e não vikings, o sítio foi traduzido como L'Anse aux Meadows, sendo um bom exemplo na merda que dá misturar inglês e francês. Caverna das Medusas em francês é L'Anse aux Meduses, mas por causa do anglo-saxão trocaram Meduses por Meadpws que significa campinas. Então para qualquer um que não seja canadense, o nome do parque vai ser entendido como Parque Histórico Nacional Ânsia das Campinas.

Sítio[editar]

L'Anse aux Meadows foi descoberto por um casal norueguês de férias que entre os entretenimentos naturais de seu povo, estavam escavando no nordeste do Canadá.

A descoberta do sítio foi importante para confirmar o poder do Antigo Império da Groelândia que compreendia a Islândia e o Canadá sob a coroa da Escandinávia.

L'Anse aux Meadows é o local mais longe aonde os vikings chegaram. Essa linhagem porém, acostumada com ambientes inóspitos, não aguentou o tédio canadense e decidiram parar por ali seu avanço.

A aldeia era composta de, pelo menos, oito edifícios: três residências, uma ferraria, uma madeireira, um estaleiro e três armazéns para depositar o tesouro de saques.

Descobertas[editar]

L'Anse aux Meadows possui extrema importância para a história dos vikings, recentemente o filme Desbravadores retratou os ocorridos na aldeia. Aonde vikings e índios ficaram se matando por nenhum motivo especial, apenas para matar o tédio.

Duas grandes sagas vikings tiveram L'Anse aux Meadows como cidade protagonista:

  • Eiríks saga rauða uf Landsframleiðsla - Grandiosa Saga de Volta ao Mundo em 80 dias de Erik, o Vermelho - Erik, o Vermelho, ilustre islandês briguento, enquanto fugia de seus inimigos conseguiu dar a volta ao mundo em 80 dias (pelo Oceano Ártico), o primeiro a conseguir essa façanha. Parou em L'Anse aux Meadows para beber um pouco de vinho.
  • Grœnlendinga saga jinx Vísitala um þróun lífsgæða - Saga do Levante de Independência Furiosa dos Esquimós da Groenlândia e Cerco Viking - Uma das mais famosas guerras civis nórdicas, ocorreu quando Noruega, Suécia e Dinamarca decidiram entrar em guerra pela posse da Groelândia. Após muita guerra, a vitória ficou com os vikings dinamarqueses. A esquadra norueguesa em sua retirada assentou em L'Anse aux Meadows.



Viking.jpg
v d e h
Os bárbaros vêm aí... Olê olê olá!