Paul Tergat

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

cidadeCquote1.pngVocê quis dizer: PoltergeistCquote2.png
Google sobre Paul Tergat

Paul Tergat, o ligeirinho
Paul Tergat é um fundista queniano que corre pra caramba, recordista mundial da maratona e duas vezes medalha de prata nos 10.000m dos Jogos Olímpicos, quando perdeu para o mesmo vencedor, o bi-campeão olímpico e nanico etíope Haile Gebrsellassie, vulgo Imperador de Rodapé, que também corre pra caramba, mais pra caramba ainda que o sublime negão do Quênia. Herói nacional de seu famélico país, Tergat tem um irmão gêmeo univitelino branco, Poltergeist, que anda muito sumido e ninguém tem visto.

[editar] Biografia

Tergat nasceu em algum lugar do Quênia, porque é queniano, mas quando criança veio com os pais para o Brasil tentar melhor sorte na vida devido à pobreza de sua terra. Não se sabe que loucura acometeu o velho Tergat para tentar ficar rico no Brasil em vez de ir para Beverly Hills, mas de qualquer maneira conseguiu seu sustento no Rio de Janeiro trabalhando como camelô de long play (LP) pirata (na época não existia CD) na esquina de Avenida Presidente Vargas com Avenida Rio Branco, no centro nervoso da ex-Cidade Maravilhosa.

Tergat, que a partir dos cinco anos começou a acompanhar seu pai ao trabalho, iniciou seu treinamento com as fugas diárias do rapa em carreiras desabaladas pelo centro da cidade na hora do rush, mostrando rapidamente seu talento para a corrida. Após anos de treino forçado e queda de vendas de LP com a entrada em cena do CD (seu pai, o velho Tergat, só tinha licença do contrabandista pra vender LPs), Tergat e família voltaram para o Quênia, onde o campeão passou a treinar fugindo de leão e cheeta, o que considerou mais fácil que fugir do rapa carioca.

Surgiu na cena internacional de alto nível do atletismo (aquele esporte em que você corre pra caramba) no inicio dos anos 90, conquistando por tantas vezes o Campeonato Mundial de Cross-Country (conhecido em Portugal como Corta-Mato e em Angola e Cabo Verde como Aparador de Grama) e se destacando nas corridas de pista e de rua em todo mundo, conquistando as medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96 e Sidney 2000.

Em 2001, ano da Odisseia no Espaço, Tergat começou a competir em maratonas, (a prova do Atletismo inventada por um soldado grego meio apressado chamado Feidípedes, onde além de você ter que correr pra caramba, você corre uma distância longa pra caramba, exatos 42.195 km) e em 2003 estabeleceu o recorde mundial da prova, 2h04m55s, na Maratona de Berlim, marca que se mantém até hoje.

Ele também é muito conhecido no Brasil, onde por cinco vezes ganhou a Corrida de São Silvestre, disputada no último dia de cada ano na cidade de São Paulo, aquela cidade em que a vida é tão apressada que seus habitantes passam o ano novo correndo pra caramba.

Sonic Maneiro.jpg
Paul Tergat

é tão rápido que corre pra caralho!

Por isso, tome cuidado para ele(a) não te atropelar!

Road Runner.jpg
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas