Perciformes

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Perciformes
Um perciforme famoso
Um perciforme famoso
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Acordados
Superclasse: Aquáticos
Classe: Peixes com espinha
Ordem: Forma de Peixe

Perciformes são a ordem de peixinhos de aquário, sobretudo parecidos com peixes, burros e pacatos, exceto o atum que vive nos mares, todos os outros peixes perciformes são peixes de aquário e caso sejam encontrados fora de um foi por seleção artificial, e aliás por viverem em aquário estes peixes não deve ser comidos, é algo totalmente nojento.

É uma das ordens mais variadas e numerosas do mundo animal, variando em formato cores e tamanho, como o peixe-espada que chega a 1,5 metros e precisa de aquários enormes, aos peixes-minhoca que tem 1,5 milímetros e quase não são percebidos nos menores aquários existentes. Sem dúvida os peixes-ventosa (os populares limpa-vidro) são os perciformes mais importantes, já que os peixes peciformes tem mania de sair cagando na água do aquário sem distinção,, os peixes-ventosa que são coprófagos são ideais para comer toda essa merda e manter o aquário limpo.

Anatomia[editar]

Os perciformes são antes de mais nada peixes em formato de peixe, não como os tubarões que tem formato de tubarão, não como as enguias que tem formato de pênis humano, não como o bacalhau que tem formato de vagina humana mal lavada e nem as sardinhas que tem formato de lata retangular, os perciformes são os peixes peixes, com cara de besta de peixe e modo de vida de peixe, ou seja, apenas nadam e nada, com aquela cara de peixe morto, mas vivos.

Anatomicamente os peixes perciformes são dotados de nadadeiras nos lados, nas costas, no rabo e no cu, afinal são peixes, e escamas escorregadias.

Estes peixes estão presentes distribuídos em todos ambientes aquáticos imagináveis apesar dos aquários serem os recomendados, e como 40% de todos peixes do mundo são perciformes, quer dizer que se você for a uma lagoa, pescar três peixes diferentes, um deles será peciforme com 100% de chance de certeza pela estatística.

Famílias[editar]

Considerada a maior ordem dos vertebrados, os perciformes englobam mais de 8000 (mais de 8000 mesmo, sem ser a piada do Vegeta) espécies de peixes catalogados, inclusive os peixinhos coloridos do Seu Madruga são perciformes, inclusive os figurantes do Bob Esponja. Abaixo a lista das famílias.