Phyllostomidae

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Caovampiro.jpg
Este artigo é vampiresco!

Phyllostomidae tá de olho na sua jugular!
Nota: Se você tem HIV, não leia este artigo!

Nariz-de-bundinha
Um morcego com uma folha esturricada preta no lugar do nariz
Um morcego com uma folha esturricada preta no lugar do nariz
Classificação científica
Reino: Animal
Filo: Acordados
Classe: Mamadores Ave
Ordem: Xurupita
Família: Nariz-de-bundinha

Phyllostomidae (filostomídeos) é uma família de morcegos comumente chamados de morcegos-nariz-de-bundinha ou morcegos-nariz-de-folha devido ao seu nariz em formato de bundinha. Existem 90 espécies de morcegos deste tipo, então tem nariz-bundinhas bem diversificados, das mais arredondadas e bem conservadas às mais murchas e arrombadas. É nesta família que está a espécie do drácula e todos demais morcegos-vampiros, agora você sabe porque o nariz do Bela Lugosi era tão parecido com uma bundinha... ou uma folha... ou não...

Anatomia[editar]

Os filostomídeos são iguais a qualquer outro morcego convencional, são pequenos, peludos, feios, voam desengonçadamente e dão o maior cagaço em todo mundo se invadir sua sala durante a noite e começarem a se debater atrás de um móvel, são especialmente numerosos no Brasil por serem obviamente a evolução biológica do animal sul-americano chupa-cabra que ao contrário deles é terrestre e lento, o que custou sua extinção. Os morcegos filostomídeos, o legado dos chupa-cabra, se destacam dos demais morcegos graças a seu nariz mesmo, cujo formato de bundinha parabólica é ideal para uma mais eficiente ecolocalização.

Hábitos alimentares[editar]

A alimentação destes morcegos é muito variada de espécie para espécie, alguns sobrevivem apenas sugando o sangue de bois e humanos, outros comem só frutinhas, outros comem só figos, e tem até os morcegos que se nutrem exclusivamente de água da Jamaica.

Gêneros[editar]