Platoon

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Queda de Saigon.jpg
Ra khỏi, các nhà tư bản! Live Việt Nam!!

O autor deve ter um chapéu de palha na cabeça, adora um Bánh mì, adora socialismo soviético, odeia capitalismo e ianques, não é Chinês, odeia Guerra e é Budista.

MulekeAK47.jpg Atenção, cadete:

Este artigo é militar e possui muita garra para passar pelas adversidades do inimigo! Melhore-o capinando seu mato, mas se vandalizar, você vai pagar 50 flexões!

Platoon, em grego Platão, em PT-PT Platoon - Os Bravos do Pelotão, e em PT-NE Pra Tu, é mais um dos filmes de guerra produzidos pelos staites, com sua habitual fascinação em gastar milhões para representar cenas de destruição e massacre nas telas do cinema. Porém, esse filme traz algo diferente: aos invés de mostrar os emaricanos como os mocinhos que lutam contra os bandidos, dão uns tirinhos e voltam são-e-salvos para casa com suas esposas troféus e seus filhos brilhantes, ele retrata a real face dos ianques: um bando de filhos-da-puta, psicopatas, egoístas, arrogantes, pretensiosos e capazes de sacrificar tudo e todos em prol do próprio toba.

Sinopse[editar]

Gtk-paste.svg.png Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo, como o fato de que tem cenas de guerra num filme de guerra
Poster não-oficial do filme

Chris Taylor era um simples rapaz comum como eu, você ou qualquer outro, só que ele tinha como diferencial o fato de que não dava uma foda pra sua faculdade e passava o tempo todo saindo com garotas e indo a festas e bares. Por isso, suas notas ficaram vermelhas, seus pais ficaram putos e o chamaram de irresponsável e ele acabou sendo expulso da instituição. Como ele não era nenhum doente mental ou físico e não tinha nada melhor para fazer acabou sendo chamado para lutar na Guerra do Vietnã. Por isso amiguinhos, se seu país estiver em tempos de guerra, não seja um vadio, estude. Fica a dica.

Ao chegar lá, Taylor se junta a um batalhão bem misto, com gente de todo tipo, sendo que a maioria é um bando de arrombados que são capazes de matar a própria mãe para salvar sua pele e justificar suas ações, algo que nosso amigo aprende logo na sua primeira missão. O pobre coitado é obrigado então a conviver ao lado desses desgraçados que querem foder tudo e todos, em especial o sargento Robert "Bob" Barnes, um típico militar esquizofrênico e obcecado por ordem pra Adolf Hitler nenhum botar defeito. Mas como nem tudo são espinhos, Taylor acaba fazendo alguns amigos e conhecendo pessoas legais, principalmente o sargento Elias, que dizem as más línguas ser pai ou ter algum parentesco com Norman Osborn

Gtk-paste.svg.png Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar]

  • Charlie Sheen como Chris Taylor, em um de seus pouquíssimos papéis sérios decentes
  • Tom Berenger como Robert Barnes, o sargento filho da puta
  • Willem Dafoe como Gordon Elias, o sargento gente fina
  • John C. McGinley como Red O'Neill, outro cuzão
  • Kevin Dillon como Bunny, amiguinho do Taylor
  • Keith David como King
  • Mark Moses como Tenente Wolfe, o inexperiente líder do batalhão
  • Johnny Depp como Lerner, na época ele ainda era um moçoilo bem longe da loucura que se tornou anos depois

Trilha Sonora[editar]

A trilha sonora do filme é composta principalmente por rajadas de metralhadoras, barulhos de explosões e tiros avessa. Os artilheiros vietcongues e emaricanos são responsáveis pelo arranjo enquanto que os soldados mortos fazem um dueto vocálico bílingue com seus gritos de dor e desespero. Em meio a isso tudo quase sempre toca Adagio for Strings do Samuel Barber, aquele tipo de música clássica que quando você ouve para tudo que está fazendo e fica uns 5 minutos refletindo sobre a vida, igual quando você abre a geladeira pra pegar alguma coisa e fica um bom tempo por lá pensando em como tudo ao seu redor é uma merda.

Curiosidades[editar]

Broom icon.svg
Tua mãe desencoraja seções de curiosidades, mas nós não ligamos a mínima! Sob as políticas da Desciclopédia
Mas bem que esta seção pode ser aproveitada integrando-se piadas decentes às seções mais adequadas.
Cada curiosidade pode render uns bons parágrafos, então faça direito!
  • O filme foi gravado em pleno Vietnã, e muitos elementos do local como a vegetação, bases militares abandonadas e corpos de soldados mortos encontrados foram utilizados como cenário
  • Muitos atores famosos quase fizeram parte do filme: James Woods, Denzel Washington, etc.
  • A medida que os atores morriam, eles viajavam de volta para casa, felizes com a certeza de que iriam ser bem pagos e nunca mais fariam outro filme de guerra na vida (ou não)
  • O diretor e produtor do filme, Olívio Pedra, faz uma participação especial em uma cena que eu nem me lembro mas sei que existe porque eu vi o nome dele nos créditos

Ver Também[editar]


Disponível em "http://desciclopedia.org/index.php?title=Platoon&oldid=3466832"