Competições de todos contra todos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Pontos corridos)
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Prefiro mata-mata. Cquote2.png
Goleiro Bruno sobre competições de todos contra todos

As competições de todos contra todos, também chamadas de ligas ou pontos corridos é um sistema escroto de torneio, onde todos os times enfrentam todos os times, possuindo vários jogos (sendo vários deles sem importância ou apenas para encher linguiça) e até mais que um de sistema eliminatório.

O sistema[editar]

Estádio durante uma partida entre dois times já rebaixados no sistema de pontos corridos.

Com isso, os jogos das competições de todos contra todos começaram apenas com um turno único onde o sistema foi usado, até que começaram os inúmeros choros dos times que alegavam jogar menos jogos em casa que o time que possivelmente foi campeão, o que causou a mudança para as competições eliminatórias.

Depois de resolverem adotar o sistema de copas e ligas, várias das competições foram feitas no sistema de competições de todos contra todos, mas só que com jogos de ida e volta, com o único motivo de retirar dinheiro de torcedores para dar para canais de televisão e aos próprios clubes.

Rebaixamentos[editar]

Com os longos jogos, resolveram adotar o sistema de ascenso e rebaixamento, no qual os quatro piores clubes iriam para o inferno e outros quatro saco de pancadas clubes os substituíram, onde com medo dos clubes perderem dinheiro com torcedores cagando e andando para uma má campanha do time, tentaram evitar o rebaixamento nas ligas, mas todo mundo tacou um foda-se, exceto o Estados Unidos, que quis imitar os outros campeonatos milionários locais famosos do país e nenhum clube é rebaixado, por mais que seja ruim.

Apertura e Clausura[editar]

Além dos Estados Unidos criar um sistema confuso, os hermanos tentaram imitá-los, mas falharam e resolveram fazer uma bosta diferente, onde com isso, criaram o sistema de "apertura" e "clausura", onde os campeonatos são decididos por turnos em vez de um único vencedor (ou não), como um prêmio de consolação para um time que fez uma ótima campanha no primeiro turno, mas se fodeu bonito no segundo turno. (e vice-versa)

Com isso, vários dos países vizinhos espanhóis da America do Sul e da América Central gostaram dessa bosta e alguns resolveram usar em seus campeonatos locais. Os argentinos putassos pelo plágio de seu sistema por outros países, começou a criar regras mais confusas para sua liga local, como o nem famoso rebaixamento argentino.

Vantagens e desvantagens[editar]

Vantagens dos pontos corridos[editar]

  • Há uma chance de 0,000000000000000000000000000001% de um time fraco vencer o campeonato, onde o campeonato é geralmente vencido pelo o time que possui melhor dinheiro para pagar o juiz conjunto.
  • Há mais jogos em determinado campeonato, dando mais dinheiro para as televisões e aos clubes. (sendo que isso também pode ser uma desvantagem)
  • Todos os torneios internacionais já existem no sistema de mata-mata, onde seria uma mesmice.
  • Nem o time mais ruim do campeonato consegue perder todas as partidas e consegue pelo menos ganhar algum ponto.

Desvantagens dos pontos corridos[editar]

  • Não há vários jogos de retranca emoção, onde alguns dos times estão cagando e andando para perder 1, 2 ou 3 pontos em uma partida.
  • Jogos extremamente importantes, como um time já rebaixado jogando contra um time campeão, ou um jogo apenas para cumprir número.
  • Jogos que não costumam ser de importância, ou de times com péssimas campanhas geralmente possuem público comparável a torcidas de Santos e Botafogo juntas.
  • Há uma média ou grande chance de sair um campeão diferente, caso for uma liga com inúmeros vencedores, como os atuais Campeonato Alemão de Futebol e Campeonato Italiano de Futebol.
  • Todos os jogos devem ser mostrados em um liga de maior importância, até um jogo de grande importância, como Rio Branco FC x XV de Piracicaba, caso esses dois times joguem em uma fase qualquer de uma Copa do Brasil.
  • Em uma liga de bastante críticas, como o Brasileirão, pode possuir mais de 8000 trocas de técnicos, mesmo que um time vença 5 partidas seguidas e perca uma próxima por 4 a 0.
  • Poucos jogos do sistema de pontos corridos, com exceções de clássicos costumam ser lembrados pelos torcedores.
  • Mesmo com o sistema de pontos corridos ter maior média de público, em uma final ou semi-final de algum campeonato, geralmente vários torcedores costumam ir ao estádio. e se foder depois

Ver também[editar]